Logo Folha de Pernambuco

Ação no TSE

Autor da ação contra Bolsonaro diz que é a favor da quebra de sigilo

O pedido foi feito pelos advogados do ex-presidente. Antes, o sigilo foi decretado a pedido do próprio Bolsonaro

Walber AgraWalber Agra - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O advogado Walber Agra, que assina a ação do PDT contra Jair Bolsonaro por abuso do poder político, disse que no início da noite de hoje (13) que aceita totalmente a quebra do sigilo do processo conforme solicitado hoje pelos advogados do ex-presidente ao Tribunal Superior Eleitoral. O pedido foi feito pela defesa no mesmo dia em que o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à inelegibilidade de Bolsonaro.

A ação havia sido colocada temporariamente em sigilo pelo corregedor-geral do TSE e relator da ação, ministro Benedito Gonçalves, atendendo a um pedido da defesa do ex-presidente feito no momento da entrega das alegações finais, justificando a presença de depoimentos sigilosos no escopo dos documentos entregues à Corte.

Na nova solicitação feita à Corte, a equipe jurídica que atende o ex-mandatário aponta a necessidade de divulgação das alegações finais para "conhecimento e escrutínio públicos". Os advogados de Bolsonaro dizem que o acesso ao conteúdo da ação deve ser dado devido aos "inúmeros pedidos da imprensa". “Não fomos nós que pedimos o sigilo. Queremos que a ação seja pública para que toda a sociedade veja o grande acinte que foi cometido”, ressaltou Walber Agra.

A ação em questão, proposta pelo PDT, trata da reunião realizada no palácio da Alvorada em julho do ano passado, quando o ex-mandatário fez uma série de ataques ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas. Nesta quarta-feira, o Ministério Público Eleitoral se manifestou a favor do pedido da legenda e pela inelegibilidade do ex-presidente.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter