Logo Folha de Pernambuco

Impeachment

Autor do impeachment de Dilma apresenta novo pedido de afastamento contra Bolsonaro

'A dificuldade é a posição do Arthur Lira' afirma o jurista Miguel Reale Junior

Presidente Jair Bolsonaro (PL)Presidente Jair Bolsonaro (PL) - Foto: EVARISTO SA / AFP

O advogado Miguel Reale Junior, autor do impeachment contra Dilma Rousseff, vai apresentar na tarde desta quarta-feira um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao GLOBO, ele informou que o documento, assinado também por outros juristas, foi feito com base nos resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid e no pedido de senadores.

Reale irá entregar o pedido de impeachment ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), a quem cabe pautar o tema. O documento, ao qual o GLOBO teve acesso, aponta que Bolsonaro, “na condição de mandatário maior do país, deu causa à proliferação dos males que levaram milhares de brasileiros à morte e a perigo de morte em vista de terem contraído o vírus Covid-19”.

Além disso, também são atribuídos ao presidente crimes de responsabilidade, assim como atos contrários à precaução da pandemia e a pregação em favor do uso de medicamentos sem eficácia comprovada para tratamento da Covid-19.

— (O documento) é com base na CPI e a pedido dos senadores. Nós demos o parecer com base nos crimes de responsabilidade também. Essa é uma consequência para dar efetividade a uma situação que nós tivemos com base na análise das provas — esclareceu Reale.

Para ter continuidade, a proposta precisa ser pautada pelo presidente da Câmara. Lira já recebeu cerca de 130 pedidos da mesma natureza e não deu andamento a nenhum até agora.

— A dificuldade (para abertura do processo de impeachment) dos anteriores é a dificuldade desse, que é a posição do Lira. Mas aplica-se o princípio do tempo razoável. Se não houver cumprimento do tempo razoável, nós iremos ao Supremo — declarou Reali, que deu assistência jurídica à CPI na reta final dos trabalhos.

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter