Justiça

Barroso destaca no STF campanha contra fake news sobre a tragédia do Rio Grande do Sul

Presidente da Corte recebeu cartilha elaborada pela Aner

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, durante sessão no plenárioO presidente do STF, Luís Roberto Barroso, durante sessão no plenário - Foto: Reprodução

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, divulgou no início da sessão desta quarta-feira a campanha contra a desinformação da Associação Nacional de Editores de Revista (Aner). A iniciativa tem o apoio da Corte.

A campanha criou cards com frases como “Cheque antes de repassar. Fake News pode matar”, “Seja responsável, não acuse sem checar” e “Não se engane, jornalismo profissional não espalha ódio” e “Opinião é diferente de informação, não repasse fake news”.

Barroso divulgou a campanha após receber a cartilha voltada a jornalistas lançada pela Aner. O documento traz explicações detalhadas sobre o funcionamento do STF, com perguntas e respostas.

— Acabo de receber uma cartilha elaborada pela Associação Nacional de Editores de Revista, com participação do Supremo Tribunal Federal, sobre como funciona o STF. E uma campanha, que faço questão de divulgar, também em parceria com o Supremo, que envolve cards.

Outra frase da campanha é “Não amplie o sofrimento de quem perdeu tudo. Não repasse fake news”, pensada após a divulgação de notícias falsas sobre a tragédia climática no Rio Grande do Sul.

— Inacreditável que haja pessoas manipulando com maldade informações sobre essa tragédia — disse Barroso.

Veja também

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena
direitos humanos

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos
DEMISSÃO

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos

Newsletter