Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2020

Barroso explica motivos para TSE cancelar identificação biométrica neste ano

A explicação, no entanto, dividiu opiniões entre os internautas

Ministro do STF, Luís Roberto BarrosoMinistro do STF, Luís Roberto Barroso - Foto: Divulgação

 

Alvo de muitas críticas de eleitores nas redes sociais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso explicou os motivos que o levaram a decidir pelo cancelamento da identificação biométrica nas eleições deste ano.
"Esclarecimento importante: A biometria foi suprimida porque identificar pela digital leva 70% mais tempo e pode gerar aglomeração. Além disso, o leitor biométrico estraga com álcool-gel. Tudo o que for possível fazer pela segurança do eleitor e do mesário será feito", postou o ministro no Twitter.

A explicação, no entanto, dividiu opiniões entre os internautas. "E pela segurança do Brasil vcs terão que observar o disposto no art. 222 do Código Eleitoral no próximo pleito, por favor, né?", respondeu um eleitor. "Ué, mas me lembro das campanhas na Tv, dizendo que ela viria justamente porque reduz tempo, pela praticidade. Então era mentira? E o povo q não assina, dedão na tinta? Não são poucos meu senhor,sem contar que pra por o dedo não abaixo, mas pra assinar sim, aproximo meu rosto a mesária", indagou uma eleitora. "Ótimo. Ate pq nas mais de 10 vezes que tentei marcar horário para fazer a biometria antes da Pandemia, não foi possível agendar", elogiou um outro eletor.

 

Veja também

Newsletter