Logo Folha de Pernambuco

DEMISSÃO

Bastidores da humilhação que Jean Paul Prates sofreu do presidente Lula. Entenda

Lula, segundo as informações vazadas, ficou constrangido com a situação. Não explicou a Prates por que Rui Costa e Alexandre Silveira, que tentavam desde o ano passado tirá-lo da Petrobras, estavam na reunião.

Prates foi demitido da Petrobras por LulaPrates foi demitido da Petrobras por Lula - Foto: Agência Brasil/EBC/Divulgação

O que mais circula nos bastidores de Brasília são histórias da humilhação que o ex-presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, sofreu do presidente Lula no episódio da sua demissão da estatal. A conversa foi bastante dura, tanto para o presidente quanto para o ex-senador petista pelo Rio Grande do Norte. O encontro no gabinete de Lula no Planalto durou cerca de 20 minutos.

Teve como testemunhas os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Silveira, das Minas e Energia. Nas palavras de um interlocutor de Lula, foi “uma das mais difíceis que o petista teve neste governo”. Para Prates, não foi muito diferente. Conforme ele comentou após o afastamento com diferentes interlocutores, a sensação foi de que foi “humilhado” por Lula.

Lula, segundo as informações vazadas, ficou constrangido com a situação. Não explicou a Prates por que Rui Costa e Alexandre Silveira, que tentavam desde o ano passado tirá-lo da Petrobras, estavam na reunião. O presidente havia convocado Costa e Silveira poucas horas antes, cedendo a uma pressão que ambos exerciam há meses pela demissão de Prates, sob a alegação de que ele não entregava os resultados de que o País precisa na Petrobras.

E de onde surgiu a indicação da substituta de Prates? Ministros e assessores do Palácio do Planalto atribuem ao economista baiano José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras nos dois primeiros governos Lula, a sugestão do nome de Magda Chambriard para ser a nova comandante da estatal. Lula e Gabrielli conversaram sobre o assunto no início da semana passada em Brasília. A conversa não foi registrada na agenda oficial do presidente. Após receber a indicação, Lula consultou outros poucos aliados sobre o nome. O presidente da República evitou tocar no assunto com muitos auxiliares, temendo vazamentos. O petista estava decidido a demitir Jean Paul Prates da Petrobras, mas queria aguardar um momento em que a estatal não estivesse em crise.

O timing escolhido por Lula para concretizar a troca pegou vários ministros de surpresa. Entre eles Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e até Fernando Haddad (Fazenda). Engenheira civil de formação, Magda tem 67 anos e é funcionária de carreira da Petrobras desde 1980. No governo Dilma Rousseff, ela foi diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter