Logo Folha de Pernambuco

Minas Gerais

Belo Horizonte: presidente da Câmara confirmado, prefeito com União Brasil e indefinição tucana

Gabriel Azevedo (MDB) e Fuad Noman (PSD) já tiveram suas candidaturas apresentadas; outros sete pré-candidatos devem ser avalizados por suas siglas até cinco de agosto

O presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, e o prefeito Fuad NomanO presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, e o prefeito Fuad Noman - Foto: Divulgação

Em meio à proximidade do início do período eleitoral, o final de semana em Belo Horizonte foi marcado por convenções partidárias, ocasiões em que as siglas definem suas chapas de vereadores e se irão lançar candidato próprio à prefeitura da capital mineira.

No último sábado, o prefeito Fuad Noman (PSD) marcou presença no evento do União Brasil para anunciar seu vice, o vereador Álvaro Damião.

Neste mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), participou de evento similar ao lado do seu vice, o ex-vice-governador e ex-aliado do governador Romeu Zema (Novo), Paulo Brant (PSB).

O momento foi usado para que Azevedo pudesse explanar algumas de suas propostas, baseadas no lema de sua pré-campanha "teto, trabalho e emprego".

As convenções do PSDB, PCdoB e Avante também movimentaram a política mineira.

No caso dos tucanos, o encontro não decidiu qual será o rumo do partido em relação à prefeitura de Belo Horizonte — não ocorreu a formalização do ex-deputado João Leite ou o anúncio de um possível apoiado.

Segundo a última Quaest divulgada na capital mineira, Leite tem 11% das intenções de voto. Articuladores, contudo, apontam que não há intenção de concorrer.

Enquanto isso, os tucanos vêm sendo cobiçados por Gabriel Azevedo, que já integrou o quadro do partido no passado.

Na mesma toada que o PSDB, o Avante ainda não definiu quem irá apoiar nas eleições para o Executivo.

Já o PRD declarou estar junto com o prefeito Fuad Noman.

Também neste sábado, o PCdoB anunciou apoio ao deputado federal Rogério Correia (PT), que, por sua vez, esteve presente na convenção.

Nos bastidores, Correia vem tratando sobre a necessidade de unir à esquerda na capital.

Até o momento, ele conta com o endosso expresso de outros partidos como PSOL e Rede Sustentabilidade, mas ainda divide o campo com a parlamentar Duda Salabert, do PDT.

Os dois tem suas convenções marcadas para o próximo domingo (4).

Além de Duda, outros pré-candidatos devem ser confirmados até o dia cinco de agosto, quando termina o prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de convenções.

Na próxima sexta-feira, será a vez do deputado estadual e nome do bolsonarismo na cidade, Bruno Engler (PL).

No domingo, o Republicanos deve formalizar o apoio à candidatura do PL.

Já no sábado, Republicanos e Novo terão suas convenções: os partidos tem como pré-candidatos, respectivamente, o deputado estadual e apresentador licenciado da Record TV, Mauro Tramonte, e a ex-secretária estadual de Planejamento Luísa Barreto.

Veja também

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Newsletter