Logo Folha de Pernambuco

Mundo

Binyamin Netanyahu, premiê de Israel, parabeniza Biden e Kamala

Primeiro-ministro israelense Benjamin NetanyahuPrimeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu - Foto: Abir Sultan / POOL / AFP

O primeiro-ministro de Israel, Biyamin Netanyahu, parabenizou o presidente e a vice-presidente eleitos dos EUA, Joe Biden e Kamala Harris, por meio de uma mensagem no Twitter na madrugada deste domingo (8).

Aliado de Donald Trump, Bibi, como o premiê israelense é conhecido, lembrou que tem uma "longa, calorosa e pessoal relação de quase 40 anos" com o democrata, a quem camou de "grande amigo de Israel".

"Estou ansioso para trabalhar com vocês para fortalecer a aliança especial entre EUA e Israel."

Na sequência, o primeiro-ministro postou uma outra mensagem, de agradecimento a Trump, responsável por mediar acordos de estabelecimento de relações diplomáticas entre Israel, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sudão.

Durante seu governo, o republicano também propôs um plano de paz para o Oriente Médio visto como favorável apenas aos israelenses, já que ignorava diversas demandas históricas dos palestinos.

"Obrigado, Trump, pela amizade que você mostrou ao Estado de Israel e a mim pessoalmente", escreveu Bibi. "Por reconhecer Jerusalém e [as Colinas de] Golã, por se opor ao Irã, pelos históricos acordos de paz e por levar a aliança americana-israelense para níveis sem precedentes."

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter