Foram encontrados 236 resultados para "Novembro 2019":

Associação Municipalista de Pernambuco
Associação Municipalista de PernambucoFoto: Divulgação

A Associação Municipalista de Pernambuco-Amupe, promove amanhã (19), das 9h às 17h na sua sede Av.Recife, 6205, o 3º Encontro de Assessorias de Comunicação das Prefeituras Pernambucanas. O encontro acontece dentro do Projeto Amupe Gestão Cidadã, uma parceria com a União Europeia que tem como foco a Transparência Pública. 

O evento tem o propósito de discutir e aprofundar conhecimentos para a assessorias de comunicação das prefeituras no intuito de contribuir para uma comunicação mais ágil e eficiente sobre temas que as preocupam diariamente. São convidados o jornalista Aldo Vilela, âncora da Rádio Transamérica FM, o diretor-presidente da EPC/TVPE, Gustavo Almeida, a pesquisadora doutora em comunicação, Nataly Queiroz, o presidente da Asserpe, radialista e blogueiro Nil Junior. A palestra é por conta do cientista político, professor da UFPE e sócio da Cenário Inteligência e a tarde haverá uma oficina comandada pelo assessor de comunicação da Confederação Nacional dos Municípios-CNM, Marco Rodrigo de Melo.

Será um dia muito movimentado por tratar-se de temas bem atuais como: Discutir a relação do poder público com a imprensa; o Papel da assessoria em tempos de Fake News; Redes Sociais; o Controle Social e as Mídias, além da Comunicação para Democratização da Gestão Pública.

A palestra do cientista político Adriano Oliveira é sobre o Relacionamento do Poder Público com a Imprensa. O também professor da UFPE, diz que para o poder público manter relação saudável com a imprensa é necessário que ela esteja pautada, acima de tudo, no quesito da transparência e no respeito à liberdade de imprensa e expressão.
Para ele é necessário e importante para a gestão pública divulgar as ações municipais pela imprensa. Isso ajuda a formar opinião positiva para a gestão. “O respeito a imprensa é vital numa democracia, como também não existe transparência sem imprensa livre”, reafirma

A palestra de Adriano Oliveira também vai focar no ambiente virtual das redes sociais, que para ele o “ assessor deve entender que as redes sociais e a imprensa não são concorrentes, mas sim complementares.

Fiepe
FiepeFoto: Divulgação

Preservar o meio ambiente, criar espaços de debates sobre soluções ambientais inovadoras para as indústrias e pensar no desenvolvimento sustentável visando o crescimento econômico são vertentes do FIEPE Ambiental, criado há 10 anos pelo Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) para estreitar o diálogo entre empresas, sociedade e academia. Para comemorar a década de existência do projeto, será realizado um evento sobre economia circular na indústria pernambucana no próximo dia 21, na Casa da Indústria em Santo Amaro.

“Estamos muito felizes em comemorar este ciclo, com debates que enriquecem a cadeia produtiva e os estudiosos. Desde a sua criação, o Contema vem colocando luz sobre assuntos como fontes renováveis, licenças ambientais, reuso da água e importância da conscientização do segmento industrial a respeito dos aspectos ambientais”, relembrou o presidente do Contema, Anísio Coelho.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais os encontros e traçar os planos para o futuro, o evento comemorativo reunirá nomes como o da gerente do Centro SEBRAE de Sustentabilidade do Mato Grosso, Suênia Souza, do CEO da Refazenda, Marcos Queiroz, do gerente de Meio Ambiente e Coprocessamento da Brennand Cimentos, Murilo Laurindo, e do diretor administrativo do Sindicato de Material Plástico do Estado de Pernambuco (SIMPEPE), André Zarzar. A mediação do debate será do ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier.

De acordo Xavier, estimular e criar espaços de debates é fundamental para o amadurecimento de políticas e estudos sobre soluções que atendam à economia e ao meio ambiente. “Quanto mais debate tivermos, mais fácil será para desenharmos alternativas. O lixo, por exemplo, deve deixar de ser um problema ambiental e virar solução socioeconômica, com destinação correta e estruturação de cadeias produtivas de reciclagem”, analisou Sérgio Xavier. Os 10 anos do FIEPE Ambiental é realização FIEPE e SEBRAE.

Serviço:

FIEPE Ambiental 10 ANOS
Data: 21/11
Horário: 17h às 20h15
Inscrição: https://bit.ly/2QjfUax

Programação:

17h às 17:30 – Coffee e credenciamento
17:30 às 17:40 – Abertura Anísio Coelho
17:40 às 17:50 – Abertura do Painel: Economia Circular na Industria Pernambucana, com o moderador Sérgio Xavier
17:50 às 18:10 – Suênia Souza (SEBRAE)
18:10 às 18:30 – André Zarzar (SIMPEPE)
18:30 às 18:50 – Marcos Queiroz (REFAZENDA)
18:50 às 19:10 – Murilo Laurindo (BRENNAND CIMENTOS)
19:10 às 20h - Debate
20:00 às 20:15 – Encerramento

O prefeito explicou que, com essa antecipação, os servidores municipais poderão se planejar e antecipar as compras de final de ano
O prefeito explicou que, com essa antecipação, os servidores municipais poderão se planejar e antecipar as compras de final de anoFoto: Matheus Britto/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes divulgou, nesta segunda-feira (18), a decisão de antecipar o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais. De acordo com o prefeito, a liberação da remuneração, que estava programada para acontecer em 13 de dezembro, vai ser realizada na próxima segunda-feira, 25 de novembro. Ao todo, somando com a folha do mês, serão injetados cerca de R$ 85,5 milhões na economia do município.

O prefeito explicou que, com essa antecipação, os servidores municipais poderão se planejar e antecipar as compras de final de ano. Ainda segundo o gestor, o ato se deve ao planejamento financeiro realizado pela administração municipal, política de redução de custos e aplicação de recursos de forma inteligente e responsável.

“Estamos conseguindo antecipar o pagamento porque chegamos ao final de 2019 com nossas finanças perfeitamente equilibradas. Assim, todos os nossos funcionários, da ativa e aposentados, poderão ter mais tranquilidade para programar viagens e confraternizações com suas famílias”, afirmou Anderson Ferreira.

Evento discute a participação feminina nos fenômenos políticos do Brasil República
Evento discute a participação feminina nos fenômenos políticos do Brasil RepúblicaFoto: Hélia Scheppa/SEI

A governadora em exercício Luciana Santos comandou, na manhã desta segunda-feira (18), a solenidade de abertura do 4º Seminário Internacional Mulheres e Repúblicas: Um Olhar das Mulheres sobre a Democracia Hoje, no Palácio do Campo das Princesas. Realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, o evento busca discutir a participação das mulheres nos fenômenos políticos da sociedade ao longo dos 130 anos de República brasileira. A cerimônia contou ainda com a presença da primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara.

Luciana Santos substitui o governador Paulo Câmara, que está em viagem oficial ao exterior. Ela defendeu que, para além de garantir políticas públicas que contemplem os direitos das mulheres, o debate de ideias é sempre necessário para seguir alcançando novas conquistas. “Precisamos elevar a consciência política e, para elevar a consciência política, esses seminários são fundamentais, porque resgatam muito do que foi o papel da mulher na luta pela democracia, na luta pela república”, afirmou Luciana.

A presidente e sócia da The Connections Group, Catherine Allen, foi a palestrante da primeira mesa, com o tema “A Contribuição Feminista à Democracia”. Em um segundo momento, a secretária executiva da Secretaria da Mulher, Ana Callou, coordenou a mesa que abordou a temática “Mulheres de Partidos e suas Instâncias de Empoderamento”.

“É uma grande satisfação estar no centro do poder de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas, com o dia dedicado às mulheres. Isso é um indicador de que as mulheres do nosso Estado, do nosso Nordeste, querem sim fortalecer a democracia”, pontuou a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, que coordenou a terceira e última mesa do seminário, na qual traçou um panorama da representatividade das mulheres à luz das eleições de 2018.

Também estiveram presentes a secretária da Controladoria Geral do Estado, Érika Lacet; o cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett; a promotora de Justiça do Ministério Público Federal, Andrea Nunes; a gerente de Formação e Gênero da Secretaria da Mulher, Juliana Gouveia; e a representante das Juntas Codeputadas, Jô Cavalcanti.

Deputado Federal João Campos, PSB-PE
Deputado Federal João Campos, PSB-PEFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o vazamento de óleo que atinge as praias nordestinas, proposta pelo deputado federal João Campos (PSB), foi criada. O ato, assinado presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RH) foi publicado no Diário Oficial de Casa nesta segunda-feira. A CPI contou com o apoio de 267 deputados, superando o número mínimo de assinaturas exigido, que é de 171 parlamentares.
  
Para o autor do requerimento, o Parlamento "não pode se furtar" desta discussão e este "instrumento regimental" vai ajudar a investigar o crime ambiental. "Este é um passo importante que o Parlamento deu. Já são mais de 75 dias (desde o aparecimento das manchas) e as perguntas permanecem as mesmas", disse João. De acordo ele, a expectativa é de que até a próxima semana a CPI seja instalada. "Existe um prazo de cinco sessões para os líderes indicarem os membros. No máximo próxima semana vai ser feita a instalação". explicou o socialista.
  
A CPI será composta de 34 membros titulares e igual número de suplentes. O despacho que determina a criação da CPI ainda deve ser lido em Plenário. Cumprida esta etapa, abre-se prazo para que líderes façam a indicação de nomes para integrar o colegiado.

Chefes de Estado nordestinos se reuniram também com representantes da Unesco para discutir desenvolvimento sustentável
Chefes de Estado nordestinos se reuniram também com representantes da Unesco para discutir desenvolvimento sustentávelFoto: Divulgação

O uso de energias limpas foi destaque na missão internacional do Consórcio Nordeste, que continua em Paris, nesta segunda-feira (18). Com interesse na criação de 'blue corridors', uma rota de transporte de gás natural entre os nove estados nordestinos, os governadores estiveram com representantes da Golar Power, joint venture entre a norueguesa Golar e o fundo norte-americano Stonepeak.

Denominado 'Rota Azul', o projeto de integração no Nordeste inclui a instalação de postos de combustíveis capazes de fornecer gás natural liquefeito (GNL) para veículos de carga. Em outros países, a exemplo da China, Espanha e Alemanha, os caminhões e ônibus movidos a gás natural já são realidade.

O vice-presidente da Golar no Brasil, Marcelo Sacramento, disse que o plano de trabalho da empresa prevê inúmeras oportunidades de investimentos. “A disponibilidade do gás para carros e caminhões nas rodovias do Nordeste irá gerar uma nova dinâmica no transporte da região. Novas empresas irão se instalar e as já existentes vão ganhar competitividade”.

O gás natural é considerado combustível de transição da economia de carbono, em razão das vantagens econômicas, geopolíticas e ambientais.

Quando condensado, ele pode ser transportado em carretas ou navios gaseiros, permitindo atender localidades que não possuem gasodutos. Um dos benefícios do uso de GNL é a redução da emissão de poluentes.

"Muito importante esse conjunto de investimentos estruturadores na região Nordeste, sobretudo por se tratar de um combustível menos poluente", comentou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara

O Nordeste possui uma extensa malha de gasodutos cobrindo o litoral e a maior malha de rodovias do Brasil, além de complexos portuários com infraestrutura para atender a demanda interna e externa.

Ainda em Paris, nesta segunda (18), os governadores se reuniram com a Voltalia, grupo francês que investe em energias renováveis em 20 países, incluindo o Brasil. No Nordeste, a empresa possui atividades no Rio Grande Norte.

Os estados nordestinos se destacam pela presença expressiva de fontes renováveis de energia. A fonte eólica já é responsável por 29% da matriz elétrica da região, enquanto a solar responde por 3%.

UNESCO
Encerrando os compromissos nesta segunda-feira (18), os governadores foram até a sede da Unesco onde entregaram uma proposta de memorando de entendimento. O documento assegura a cooperação dos estados nordestinos com a Unesco para o desenvolvimento de projetos na região, alinhados aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A proposta dos governadores é de cooperação com a Unesco e tem os seguintes objetivos: promover uma educação de qualidade; alcançar a igualdade de gênero; garantir disponibilidade de água limpa e saneamento; viabilizar infraestrutura robusta, industrialização inclusiva e sustentável e estímulo à inovação; conservar a vida subaquática; e promover a paz, com acesso à justiça para todos e estruturação de instituições fortes.

“Fomos muito bem recebidos pelo diretor adjunto da Unesco. Ele recebeu muito bem a comitiva e a proposta que apresentamos para o estreitamento de uma parceria com a instituição em temas de importância ímpar e que seguem as diretrizes de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) nas áreas de educação, saneamento, justiça, segurança e meio ambiente”, ressalta o governador do Piauí, Wellington Dias.

Além do chefe do poder executivo piauiense, participam da missão na Europa os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, está representado pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior.

Depois de Paris, o grupo estará em Roma, na quarta-feira (20), e em Berlim, na quinta (21) e sexta-feira (22). O objetivo da viagem é atrair investimentos para áreas de interesse dos nove estados do Nordeste, que reúnem 27,2% da população.

Programação é realizada durante o mês de novembro, em que se vivencia o debate sobre a Consciência Negra
Programação é realizada durante o mês de novembro, em que se vivencia o debate sobre a Consciência NegraFoto: Divulgação

Durante o mês em que se discute sobre Consciência Negra, a Secretaria da Mulher (Secmul) de Garanhuns promove diversas ações de debate da temática nas mais diversas esferas da sociedade com o projeto ‘Interfaces - Racismo e Violência Contra a Mulher’. Rodas de conversa em instituições privadas e públicas serão realizadas pela equipe da pasta, com o intuito de promover a inserção da prevenção à violência contra a mulher negra na sociedade. A Secmul também adere à campanha internacional ‘16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero’, iniciada no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

De acordo com a secretária, Walkíria Alves, é preciso discutir sobre a realidade da mulher negra dentro do âmbito social. “A violência contra a mulher é muito mais forte e negligenciada quando o ato é cometido com uma mulher negra. É preciso observar esses vieses para que possamos garantir o maior objetivo do nosso trabalho, que é garantir a justiça e equidade para todas, sem distinções”, comenta a gestora.

Na programação mensal, a secretária irá ministrar amanhã (19), uma palestra no município de Correntes (PE), a convite da Coordenadoria Municipal da Mulher. A Autarquia do Ensino Superior (Aesga) também deve receber uma palestra sobre o mesmo tema, também na terça-feira. Na sexta-feira (22), a gestora da pasta participa do Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres da Região Metropolitana do Recife, na cidade de Camaragibe (PE).

16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero — A campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero é realizada em diversos países do mundo, com o intuito de mobilizar a sociedade civil para a prevenção da violência contra mulheres e meninas. A ação recebe o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e este ano, acontece de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, até 10 de dezembro, em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, durando 21 dias no total.

 De acordo com a secretária, Walkíria Alves, é preciso discutir sobre a realidade da mulher negra dentro do âmbito social.

De acordo com a secretária, Walkíria Alves, é preciso discutir sobre a realidade da mulher negra dentro do âmbito social.

Seminário abordará as questões sob a ótica jurídica, regulatória e econômica
Seminário abordará as questões sob a ótica jurídica, regulatória e econômicaFoto: Divulgação

Quais os riscos e oportunidades na distribuição e revenda de combustíveis no País? Para discutir o tema, nas áreas jurídica, regulatória e econômica, o Limongi Sial & Reynaldo Alves Advocacia reúne, no Recife, advogados especialistas nos variados segmentos do mercado de combustíveis, nesta terça (19) e quarta-feira (20) para discussão de interesse dos que fazem o segmento.

O evento ocorre das 14h30 às 18h, na sede do escritório Limongi Advocacia, no bairro das Graças, nº 127. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo fone: 3423-8805.

Entre os convidados para esse encontro, a advogada carioca Vanuza Sampaio (OAB/RJ), especialista em Direito do Petróleo; o economista João Rogério Alves, fundador da PPK Consultoria; Newton Augusto Cardoso, ex-coordenador de Relação Institucionais da ANP e Paulina Downing, da Comissão de Falências e Recuperação Judicial da OAB Nacional.

Pedro Henrique Reynaldo Alves, ex-presidente da OAB-PE, sócio–fundador do Limongi Sial & Reynaldo Alves Advogados e procurador do Estado, abordará os aspectos jurídicos relevantes do segmento. Vanuza Vidal Sampaio tratará da Distribuidora X Postos Revendedor – O Fornecimento de Combustíveis e suas Diretrizes; Exclusividade na Revenda e “Quebra de Bandeira”. Newton Augusto Cardoso analisará a atuação da ANP em seus processos de fiscalização em face dos agentes de mercado. Paulina Downing falará sobre a Substituição Tributária do ICMS e Recuperação de Créditos e João Rogério Reynaldo Alves Filho traçará as perspectivas à vista para o setor de combustíveis para o ano de 2020.

O debate dá sequência a outros encontros realizados na sede do escritório de advocacia pernambucano regularmente sobre questões pertinentes e de interesse da classe e é uma realização conjunta do escritório Limongi Sial & Reynaldo Alves Advogados com o igualmente reconhecido escritório carioca Vanuza Sampaio Advogados Associados, especializado no segmento em pauta.


SERVIÇO:

Seminário sobre Distribuição e Revenda de Combustíveis no País
Quando: nesta terça (19) e quarta-feira (20), das 14h30 às 18h
Local: Limongi Advocacia
(Rua Cardeal Arcoverde, 127 – Graças. Recife/PE
Acesso: gratuito
Informações e inscrições: 81 | 3423.8805 | 9 9922.0001

Vereador do Recife, João da Costa encontrou o ex-presidente Lula no Congresso Nacional do PT
Vereador do Recife, João da Costa encontrou o ex-presidente Lula no Congresso Nacional do PTFoto: Divulgação

Durante o Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), o vereador João da Costa vai combinar agenda com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entregar a medalha do Mérito José Mariano, a maior honraria da Câmara do Recife. Em encontro com o líder petista, ontem, durante o Festival Lula Livre, João da Costa informou a Lula da homenagem já aprovada pelo Legislativo municipal, desde 2007. O Congresso do PT vai ocorrer entre os dias 22 a 24 deste mês, em São Paulo.

"Vamos participar do Congresso Nacional do PT, momento importante para fortalecer o nosso partido e reafirmar as diretrizes pelos próximos anos. Também vamos conversar novamente com o presidente Lula e sua equipe para acertar os detalhes e a data para que ele possa vir ao Recife receber a medalha do mérito José Mariano", afirmou João da Costa. O vereador do PT é secretário-geral do PT de Pernambuco.

O vereador João da Costa, que esteve presente ao Festival Lula Livre, ressaltou a importância da vinda do ex-presidente Lula ao evento. Segundo a organização, mais de 250 mil pessoas participaram do ato artístico-político, no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no coração do Recife.

“A vinda de Lula foi muito importante por vários fatores. Primeiro, a celebração de sua liberdade com os setores da Cultura, que se mobilizaram nacionalmente em favor da democracia e da liberdade. Segundo, o seu reencontro com o povo do Nordeste, onde a identidade do Lula fala mais alto. E terceiro, o ânimo renovado da militância, dos movimentos sociais e das forças políticas que opõem ao governo Bolsonaro e suas políticas de destruição de direitos”, disse João da Costa.

Processo de impeachment do ex-prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira
Processo de impeachment do ex-prefeito de Camaragibe, Demóstenes MeiraFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

O processo de impeachment do ex-prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), que havia sido adiado devido a renúncia do relator, Toninho Oliveira, aconteceu nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal. A votação foi favorável à cassação do mandato de Meira, com 11 votos sim e duas abstenções.

Leia também:
Polícia prende Demóstenes Meira, prefeito de Camaragibe
Ministro do STF revoga inelegibilidade de Demóstenes Torres


O advogado de defesa de Meira, Robério Costa, teve o prazo de duas horas para fazer a defesa do ex-prefeito. Ele defendeu o decreto de lei 201/67, inciso 7, artigo 5, que o processo é nulo e deve ser arquivado. Porque, segundo ele, já passou do prazo de 90 dias. “O prazo máximo seria ontem e poderia ter sido aberta uma sessão extraordinária. É necessário respeitar a constituição. Ele deveria ter sido arquivado. Se ele passar, os senhores estão contribuindo pela ilegalidade”, ressaltou.

assuntos

comece o dia bem informado: