Foram encontrados 619 resultados para "Outubro 2016":

Manoel Neco
Manoel NecoFoto: Marília Neves/FolhaPE

Candidato à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Manoel Neco (PDT) já foi às urnas neste domingo (30), no segundo turno das eleições municipais. O postulante voou na Escola Estadual Alto dos Guararapes, localizada na Avenida Barreto de Menezes.

Após a votação, Neco afirmou que vai aguardar a apuração das urnas na sua residência, com amigos. "Eu sempre recebo meus amigos em minha casa. E agora não vai ser diferente", afirmou.

Com informações de Marília Neves, do Portal FolhaPE.

Cristina Mello presta primeiros socorros
Cristina Mello presta primeiros socorrosFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Pouco antes da chegada do governador ao local de votação, no Cecosne, na Madalena, Zona Oeste do Recife, uma senhora passou mal e desmaiou.

A primeira-dama do Recife, Cristina Mello, que compõe a caravana de socialistas, neste domingo de segundo turno (30), parou a caminhada para atender a mulher e ver se ela estava bem.

Nesse instante, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), seguiu para acompanhar o governador Paulo Câmara (PSB), em seu local de votação.

Cristina Mello, que é médica, prestou os primeiros socorros. Em seguida, a mulher, que teve uma queda de pressão, foi levada ao hospital.

Com informações de Amanda Figueiroa, do Site RJ.

Paulo Câmara vota acompanhado da família
Paulo Câmara vota acompanhado da famíliaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), votou, na manhã deste domingo (30), acompanhado da mulher, Ana Luiza Câmara, e das filhas, no Cecosne, na Madalena, Zona Oeste do Recife. Mais cedo, ele acompanhou o prefeito Geraldo Julio, na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, que fica no mesmo bairro.

O socialista ressaltou o clima de tranquilidade. "É um dia importante, finalização do processo eleitoral. Quatro cidades grande de Pernambuco disputando o segundo turno e a gente vê um clima de muita tranquilidade nas ruas e a gente tem um sentimento que vai ser ao longo do dia assim. Isso é bom para a democracia, é bom para as eleições. E vamos aguardar, vamos aguardar os resultados e esperar que a população escolha de acordo com a sua consciência", disse.

Com informações de Amanda Figueiroa, do Site RJ.

Antes de seguirem para os colégios eleitorais, os candidatos à Prefeitura de Olinda neste segundo turno, Antônio Campos (PSB) e Professor Lupércio (SD), se reúnem com familiares e aliados preparam para votar.

Campos toma café da manhã no escritório político do Muda Olinda, no Largo do Amparo. Lupércio, por sua vez, toma café da manhã acompanhado da família, em sua casa, em Rio Doce.

Mais cedo, o postulante do Solidariedade foi para a praia com os filhos Leandro e Luan e a esposa Cláudia. Em seguida, deve caminhar pelas ruas e acompanhar a votação na casa de festas Deise Nogueira.

“Meu dia foi tranquilo como sempre. Estamos preparados para essa jornada”, afirmou. “Fomos subestimados de alguma forma por alguns concorrentes nossos, mas a gente foi ganhando musculatura e sentimos do povo uma identificação conosco, uma receptividade muito boa”, avaliou.

Antônio Campos vota às 10h no Clube Vassourinhas. Já Professor Lupércio vota às 10h30 na escola Dom Pedro Bandeira de Melo, em Rio Doce.

“A expectativa de vitória em Olinda hoje é dar 40. Nós vamos ganhar de 5% a 10% à frente de Lupércio. Essa vitória nossa é que o povo de Olinda acordou que ele é o candidato que mentiu muitas vezes aqui e o povo de Olinda não gosta de mentira. Identificou que a nossa proposta é a melhor proposta de governo para Olinda. Olinda quer saber quem pode melhor governar essa cidade, trazer recursos e ser um gestor cuidadoso para a cidade de Olinda que anda tão maltratada e que merece melhores dias”, afirmou Antônio Campos.

O postulante deve acompanhar a apuração dos votos em residência que possui em Olinda e, em seguida, deve conceder entrevista coletiva.

Com informações de Júlia Montenegro, do Portal FolhaPE, e Junior Aguiar, da Rádio Folha.

Prefeito do Recife e família
Prefeito do Recife e famíliaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), acabou de votar na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, Zona Oeste do Recife. O gestor chegou ao local acompanhado da família - mãe, mulher e três filhos.

O socialista vai fazer o mesmo percurso do primeiro turno: acompanha a comitiva - Paulo Câmara, Renata Campos, Cristina Mello e Ana Luiza Câmara - e depois acompanha os resultados no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem.

Prefeito do Recife está acompanhado da família e de aliados políticos
Prefeito do Recife está acompanhado da família e de aliados políticosFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), chegou pouco depois das 8h deste domingo (30) à casa do governador Paulo Câmara (PSB), que oferece um café da manhã para o candidato. Em conversa com a imprensa, o postulante disse estar confiante.

“Expectativa muito positiva. Hoje é o dia da população escolher sobre o futuro da Cidade. São dois caminhos muito diferentes. A gente tem o compromisso com o trabalho, com o futuro do Recife. Fizemos uma campanha limpa, uma campanha propositiva, falamos dos problemas da Cidade sem esconder nada, e das propostas que a gente tem para resolver. Eu estou muito feliz, muito satisfeito, muito animado com o dia de hoje, muito confiante”, afirmou o prefeito.

De acordo como gestor, “a população é soberana”. “A gente está com humildade, com sinceridade se colocando à disposição do Recife para governar pelos próximos quatro anos. Estou muito confiante, muito animado com o dia de hoje. É dia de votar, é importante você votar. É importante a sua participação para a escolha sobre o futuro do Recife. E eu conto com você”, disse.

Geraldo Julio vai fazer o mesmo percurso do primeiro turno: vota, acompanha a comitiva - Paulo Câmara, Renata Campos, Cristina Mello e Ana Luiza Câmara - e depois acompanha os resultados no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem.

Bênção
O padre Luciano Brito, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi abençoar a votação de Geraldo Julio, na casa do governador Paulo Câmara.

Com informações de Amanda Figueiroa, do Site RJ.

Paulo Câmara conversa durante o café da manhã para o prefeito do Recife
Paulo Câmara conversa durante o café da manhã para o prefeito do RecifeFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Aliados do prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) estão reunidos, na manhã deste domingo (30), em café da manhã oferecido pelo governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), no salão de festas de sua residência, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. O postulante chegou por volta das 8h15, acompanhado da primeira-dama da Capital, Cristina Mello, e dos filhos. 

Entre os primeiros a chegar, o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT).

A ex-primeira-dama de Pernambuco Renata Campos também se faz presente, ao lado do filho Pedro Campos.

Com informações de Amanda Figueiroa, do Site RJ.

Olinda

Professor Lupércio
10h - Votação na escola Dom Pedro Bandeira de Melo, em Rio Doce.

Antônio Campos
10h - Votação no Clube Vassourinhas

Jaboatão dos Guararapes

Manoel Neco
9h - Votação na Escola Estadual Alto dos Guararapes, que fica na Avenida Barreto de Menezes

Anderson Ferreira
9:30 - Votação na Faculdade Guararapes, em Piedade

Urna eletrônica
Urna eletrônicaFoto: Elza Fiúza/ABr

Neste domingo (30), os eleitores escolherão novos prefeitos em segundo turno. Este ano, as eleições têm novas regras, como previsto pela minirreforma eleitoral de 2015. Confira abaixo as principais dúvidas sobre o pleito.

1 - Qual a data e o horário de votação e de justificativa em caso de falta?

O primeiro turno da votação ocorre sempre no primeiro domingo do mês de outubro e, caso haja segundo turno, ocorrerá no último domingo do mesmo mês, no horário das 8 às 17h. Em 2016, o 1º turno foi no dia 2 de outubro e o 2º, no dia 30 de outubro.

2 - O que acontece se eu não votar?
Você deve justificar sua ausência. Se não o fizer ou se a justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral, deverá pagar multa de R$ 3,51. O eleitor que deixar de votar em três turnos consecutivos terá seu título cancelado.
A justificativa pode ser feita no mesmo dia e horário das eleições, em ambos os turnos, quando o eleitor está fora da cidade onde vota.

3 - Se eu não votar no primeiro turno, poderei votar normalmente no segundo turno?

Sim, são eleições independentes.

4 - Como vou saber onde votar?
Consulte pelo site seu local de votação. Você pode ligar também para a Central de Atendimento ao Eleitor do TRE, no telefone 148.

5 - Quais documentos devo levar para poder votar?
Você deve levar um documento de identificação com foto. Também é importante levar o título de eleitor. Apesar de não obrigatório, ele possui o número da seção eleitoral, facilitando a identificação da sala de votação.

6 - Tenho dúvida se estou quite com a Justiça Eleitoral ou se meu título ainda é válido. Como fazer?
A pesquisa do número do título e da situação eleitoral pode ser feita pela internet.

7 - Posso votar se estiver em outra cidade ou Estado?
O voto em trânsito é permitido apenas para os cargos de presidente e vice-presidente e ocorre nas capitais e em municípios com mais de 200 mil eleitores.

8 - Qual o sistema de votação adotado para as eleições?
Em todo o país a eleição é por urna eletrônica. Às 17h, quando é encerrada a votação, cada seção fornece o resultado daquela urna, que é encaminhado para totalização. Se houver falha na urna eletrônica, é utilizada cédula de papel.

9 - Como votar na urna eletrônica?

Basta digitar o número do candidato escolhido e apertar a tecla verde "Confirma". Caso tenha digitado errado, aperte a tecla laranja "Corrige". Isso deve ser feito para cada cargo que estiver em disputa. Há também tecla com a opção para voto em branco. Para anular o voto, é preciso digitar um número inexiste de candidato e apertar "Confirma".

10 - Posso levar "cola" para votar?
Sim. É possível levar anotado o número do candidato para facilitar a votação. Candidatos a prefeito têm dois números.

11 - Moro no exterior. Posso votar?
Não. Somente nas eleições gerais.

12 - Como acompanho a apuração?
O eleitor pode acompanhar o resultado por meio dos veículos parceiros da Justiça Eleitoral, que podem ser consultados no site.

13 - Quais cidades terão segundo turno?
O segundo turno ocorre somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, nas quais o candidato mais votado no primeiro turno não alcançou 50% dos votos mais um.

Capitais:

Recife: ­ Geraldo Júlio (PSB) X João Paulo (PT)

Porto Alegre: ­ Nelson Marchezan Junior (PSDB) X Sebastião Melo (PMDB)
Florianópolis: ­ Gean Loureiro (PMDB) X Ângela Amin (PP)
Curitiba: ­ Rafael Greca: (PMN) X Ney Leprevost (PSD)
Rio de Janeiro:­ Marcelo Crivella (PRB) X Marcelo Freixo (PSOL)
Belo Horizonte: ­ João Leite (PSDB) X Alexandre Kalil (PHS)
Vitória: ­ Luciano (PPS) X Amaro Neto (SD)
Campo Grande: ­ Marquinhos Trad (PSD) X Rose Modesto (PSDB)
Cuiabá: ­ Emanuel Pinheiro (PMDB) X Wilson Santos (PSDB)
Goiânia: ­ Iris Rezende (PMDB) X Vanderlan (PSB)
Aracaju: ­ Edvaldo Nogueira (PCdoB) X Valadares Filho (PSB)
Maceió:­ Rui Palmeira (PSDB) X Cícero Almeida (PMDB)
Fortaleza: ­ Roberto Claudio (PDT) X Capitão Wagner (PR)
São Luís: ­ Edivaldo Holanda Junior (PDT) X Eduardo Braide (PMN)
Macapá: ­ Clécio Vieira (Rede) X Gilvam Borges (PMDB)
Belém: ­ Zenaldo Coutinho (PSDB) X Edmilson (PSOL)
Manaus: ­ Artur Neto (PSDB) X Marcelo Ramos (PR)
Porto Velho: ­ Dr. Hildon (PSDB) X Léo Moraes (PTB)

Outros municípios:

Caruaru (PE): ­ Tony Gel (PMDB) X Raquel Lyra (PSDB)
Jaboatão dos Guararapes (PE): ­ Anderson Ferreira (PR) X Neco (PMB)
Olinda (PE):­ Antônio Campos (PSB) X Professor Lupercio (SD)

Caxias do Sul (RS): ­ Edson Nespolo (PDT) X Daniel Guerra (PRB)
Canoas (RS): ­ Beth Colombo (PRB) X Busato (PTB)
Santa Maria (RS): ­ Valdeci Oliveira (PT) X Pozzobom (PSDB)
Blumenau (SC): ­ Napoleão Bernardes (PSDB) X Jean Kuhlmann (PSD)
Joinville (SC): ­ Udo Dohler (PMDB) X Darci de Matos (PSD)
Maringá (PR): ­ Silvio Barros (PP) X Ulisses Maia (PDT)
Ponta Grossa (PR): ­ Marcelo Rangel Cruz Oliveira (PPS) X Aliel Maxhado (Rede)
São Gonçalo (RJ): ­ Dr. José Luiz Nanci (PPS) X Dejorge Patricio (PRB)
Belford Roxo (RJ): Dr. Deodalto (DEM) X Waguinho (PMDB)
Duque de Caxias (RJ): ­ Washington Reis (PMDB) X Dica (PTN)
Niterói (RJ): ­ Rodrigo Neves (PV) X Felipe (PSB)
Nova Iguaçu (RJ): Rogério Lisboa (PR) X Nelson Bornier (PMDB)
Petrópolis (RJ): ­ Bernardo Rossi (PMDB) X Rubens Bomtempo (PSB)
Volta Redonda (RJ): ­ Baltazar (PRB) X Samuca Silva (PV)
Contagem (MG): ­ Carlin Moura (PC do B) X Alex de Freitas (PSDB)
Juiz de Fora (MG): ­ Bruno Siqueira (PMDB) X Margarida Salomão (PT)
Montes Claros (MG): Humberto Souto (PPS) X Ruy Muniz (PSB)
Vila Velha (ES): ­ Max Filho (PSDB) X Neucimar Fraga (PSD)
Cariacica (ES): ­ Marcelo Santos (PMDB) X Juninho (PPS)
Serra (ES): ­ Sergio Vidigal (PDT) X Audifax (Rede)
Bauru (SP): ­ Gazzetta (PSD) X Raul (PV)
Diadema (SP): ­ Lauro Michels (PV) X Vaguinho (PRB)
Franca (SP): ­ Sidnei Franco da Rocha (PSDB) X Gilson de Souza (DEM)
Guarulhos (SP): ­ Guti (PSB) X Eli Corrêa Filho (DEM)
Guarujá (SP): ­ Haifa Madi (PPS) X Dr. Valter Suman (PSB)
São Bernardo do Campo (SP): ­ Orlando Morando (PSDB) X Alex Manente (PPS)
Santo André (SP): ­ Paulo Serra (PSDB) X Carlos Grana (PT)
Osasco (SP): ­ Rogério Lins (PTN) X Lapas (PDT)
Sorocaba (SP): ­ Crespo (DEM) X Raul Marcelo (PSOL)
Suzano (SP): ­ Rodrigo Ashiuchi (PR) X Lacerda (PTB)
Ribeirão Preto (SP): ­ Duarte Nogueira (PSDB) X Ricardo Silva (PDT)
Mauá (SP): ­ Átila Jacomussi (PSB) X Donisete Braga (PT)
Jundiaí (SP): ­ Luiz Fernando Machado (PSDB) X Pedro Bigardi (PSD)
Anápolis (GO): ­ João Gomes (PT) X Roberto do Orion (PTB)
Vitória da Conquista (BA): ­ Herzem Gusmão (PMDB) X Zé Raimundo (PT)
Caucaia (CE) :­ Naumi Amorim (PMB) X Eduardo Pessoa (PSDB)

assuntos

comece o dia bem informado: