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O prefeito Geraldo Julio (PSB) fez um balanço de sua primeira gestão em entrevista ao programa No Cafezinho. O socialista voltou a dizer que governou o Recife na maior crise histórica do Brasil e, por conta disso, pretende readequar a estrutura administrativa da PCR nos próximos anos.

Ele relatou que a meta é reduzir gastos de 80 milhões de reais ao ano. Para isso o núcleo de governo irá administrar a diminuição de custeio nas secretarias, que já diminuíram de 24 para 15 pastas.

Confira o vídeo na íntegra:

Renildo Calheiros até jogou uma partida de futebol na solenidade de abertura
Renildo Calheiros até jogou uma partida de futebol na solenidade de aberturaFoto: Anderson Stevens/ Folha de Pernambuco

Na reta final dos seus oito anos de governo, o prefeito do município de Olinda Renildo Calheiros (PCDoB) tem se preocupado em inaugurar várias obras. Uma delas foi o estádio Grito da República, no bairro de Rio Doce, que teve sua abertura nesta quarta-feira (28).

A inauguração do estádio estava prometida antes mesmo da Copa do Mundo de 2014. Apesar da abertura oficial, a obra ainda carece de alguns ajustes.

Renildo esteve na solenidade de abertura e até jogou uma partida de futebol no local para marcar a inauguração.

A Secretaria de Finanças (Sefin) informa que entre os dias 30/12 (sexta-feira) e 01/01 (domingo), todos os serviços do Portal de Finanças da Prefeitura do Recife estarão indisponíveis. O site passará por uma atualização nas bases do sistema e ficará temporariamente fora do ar.

Por conta dos ajustes no site, o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) e demais pontos de atendimento presencial da Secretaria de Finanças, exclusivamente na sexta-feira (30), também não estarão abertos ao público.

Na próxima segunda-feira (2), o site da Sefin volta a funcionar normalmente e os locais de atendimento ao contribuinte abrem em horário normal. No edifício-sede, o CAC funciona das 8h às 13h.

Ricardo Costa diz que não vai se despedir da política e contou sua atuação parlamentar dos últimos 8 anos
Ricardo Costa diz que não vai se despedir da política e contou sua atuação parlamentar dos últimos 8 anosFoto: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco

O deputado Ricardo Costa (PMDB) defendeu o governador Paulo Câmara (PSB) e criticou a Oposição. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta quarta-feira (28), o parlamentar disse que, diante das crise que assola o País, o chefe do Executivo Estadual tem procurado soluções para resolver os problemas em Pernambuco, principalmente na área de Segurança Pública.

“A Oposição não tem soluções. Oposição tem muita zoada”, alfinetou o peemedebista.

“Todo o Brasil hoje sofre com problema de segurança. O governador do Estado contratou mais gente, como a força policial. Ele também tem destinado recursos a equipamentos, ouvido a polícia, ouvido a população. (...)Impossível dar conta do recado de todo o Estado. Isso não existe em nenhum lugar do mundo. Pernambuco tem controle e está buscando soluções para diminuir o índice (da violência)”, disse.

Olinda


Ricardo Costa afirmou que irá esperar no mínimo seis meses da gestão do Professor Lupércio (SD), para tecer alguma critica. Segundo ele, o prefeito eleito conseguiu vencer a disputa com um discurso populista e a população vai cobrar muito de sua administração.

“O povo de Olinda colocou o PMDB na Oposição. Não é uma oposição vingativa, é uma Oposição responsável. É ajudar fiscalizando, das coisas mais concretas que devem ser feitas. Esse é o significado que o PMDB de Olinda pode fazer”, relatou Costa.

O projeto de reforma administrativa da Prefeitura do Recife foi aprovado, na tarde desta quarta-feira (28), por 29 votos a cinco, em primeira discussão. A proposta, que chegou em regime de urgência à Câmara, recebeu emenda da vereadora de oposição Marília Arraes (PT), na terça-feira (27), e voltou para as comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento para ser rediscutida.

A petista apresentou uma emenda supressiva que versava sobre o artigo 27 do Projeto de Lei, que, a grosso modo, dava à gestão condições de criar novos cargos por meio de decreto. O projeto prevê a redução de 24 para 15 secretarias, a extinção de três autarquias e que quatro empresas sejam transformadas em autarquias.

Agora, a medida segue para votação em segunda discussão, na manhã desta quinta-feira (29), quando a decisão deve ser referendada. Só, então, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), pode sancionar a lei e, em seguida, o gestor deve anunciar os nomes dos secretários que irão compor a sua equipe de governo em um segundo mandato.

Com informações de Anderson Bandeira, da Folha de Pernambuco.

O prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), e a vice-prefeita eleita, Luska Portela, assumem os cargos oficialmente no próximo domingo (1º). O evento será realizado em duas cerimônias abertas ao público. A primeira é a posse no Sesc, a partir das 17h. Em seguida, ocorre a transmissão de cargo na sede da Prefeitura, por volta das 19h.

Na cerimônia realizada no Sesc também serão nomeados os 23 vereadores eleitos da cidade. A solenidade será conduzida pela Câmara Municipal e terá espaço para discursos do presidente da Câmara, Osório Siqueira, e do prefeito eleito.

Ao término da posse, o chefe do Executivo e sua vice seguem a pé para a sede da Prefeitura, onde os dois serão recebidos pelo atual gestor, Julio Lóssio (PMDB), para a transmissão de cargo. Os dois prefeitos assinam documento de início e término de cada mandato. Após a transferência de cargo, o socialista se dirigirá até a sacada do gabinete para falar ao público que assistirá em frente ao prédio da Prefeitura.

Para a realização do evento, será montada uma estrutura de apoio da Guarda Municipal e para o trânsito do entorno da sede municipal. A expectativa é de que todo o evento encerre em torno das 20h30.

Emendas parlamentares do atual ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), enquanto deputado federal, para o Procon de Jaboatão dos Guararapes foram aprovadas pelo governo federal e o montante, de R$ 1 milhão, liberado para aplicação nos projetos “Procon Itinerante” e “Procon Verde”. A verba foi pleiteada pela ex-presidente do órgão em Jaboatão e presidente estadual do PPS, Débora Albuquerque.

De acordo com Débora, as emendas serão muito importantes para os moradores de Jaboatão que residem longe das unidades de atendimento do Procon e para os estudantes do município, que aprenderão melhor sobre o consumo sustentável.

“Busquei desde o início da gestão do prefeito Elias Gomes (PSDB) colocar em prática esses projetos, porque sei que oferecem cidadania para a população local. As crianças e os jovens, por exemplo, terão maior controle e responsabilidade sobre o que consomem, em benefício do planeta. Será possível criar uma geração mais preocupada e consciente quanto à importância do meio ambiente”, justificou.

O convênio com o Ministério da Justiça para a execução do “Procon Itinerante” foi assinado no dia 20. O valor de R$ 650 mil será repassado ao município, na estimativa de Débora Albuquerque, até o final deste mês. Com este recurso, será adquirido um ônibus adaptado, que conduzirá os servidores para realizarem o atendimento aos consumidores em regiões distantes dos núcleos do Procon. “Ainda vai ser possível comprar uma van para ampliar o trabalho de fiscalização”, revelou.

Já o “Procon Verde” encontra-se em fase de licitações dos grupos de teatros, dos materiais gráficos, das ecobags (sacolas ecológicas) e dos jogos educativos. “Este convênio não pôde ser executado ainda por causa das restrições do período eleitoral, mas estará em funcionamento no próximo ano, assim como o Procon Itinerante”, explicou Débora Albuquerque. No valor de R$ 400 mil, o projeto atenderá 57 escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes.

Governador de Pernambuco
Governador de PernambucoFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se mostrou pessimista em relação a possibilidade de recuperação para o País para 2017. Segundo o gestor, a expectativa é que o próximo ano seja tão difícil quanto os anteriores. Desde o início do mandato, o gestor tinha a expectativa que o próximo ano poderia reverter os resultados ruins da economia.

“Dois mil e dezessete vai ser um ano tão difícil como estão sendo os anos anteriores. Ninguém ache que 2017 os anos vão melhorar. Pode até melhorar, mas não vão melhorar muito”, declarou o governador, em entrevista ao programa Folha Alerta, da Rádio Folha FM 96,7.

Diante das adversidades previstas, o governador acredita que é preciso manter o foco e planejamento para superar as dificuldades. “A população espera dos governantes isso. Dedicação, verdade, trabalho, transparência, ter zelo pela coisa pública, não desperdiçar, e é isso que eu vou continuar fazendo em 2017”, afirmou.

O gestor ainda falou sobre as eleições de 2018, quando deve se candidatar à reeleição. “Em 2018 é uma nova construção, é um novo ano. É um momento de se discutir eleições, de se discutir política. Eu só vou me debruçar sobre questões eleitorais em 2018, já no final, porque Eduardo sempre fez assim, eu acho que é o caminho certo, e nós vamos continuar nesse caminho que é um caminho que tem feito bem a Pernambuco”, declarou.

Raquel Lyra anunciou os nomes de seus secretários nesta quarta
Raquel Lyra anunciou os nomes de seus secretários nesta quartaFoto: Arnaldo Félix/Divulgação

Prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) anunciou, oficialmente, na manhã desta quarta (28), no WA Hotel, os nomes dos secretários que vão integrar a sua equipe de governo, a partir de 2017. Ao todo, serão 13 secretarias.

Durante o anúncio, a tucana falou como foi feita a escolha da equipe. “Analisamos os critérios de idoneidade e lisura, experiência, competência administrativa e técnica dos profissionais. Tenho a confiança que esta equipe vai me ajudar a garantir todos os nossos compromissos firmados durante a campanha com o povo de Caruaru. São profissionais capacitados para modernizar a gestão de nossa cidade e garantir o funcionamento de todos os serviços nos diversos setores”, destacou.

Raquel ainda falou sobre a redução no número de secretarias de 18 para 13. Segundo a futura prefeita, a medida irá diminuir os custos, modernizar a máquina pública, com o objetivo focado na qualidade dos serviços. “O governo municipal vai ter mais eficiência e agilidade nas suas atividades, com redução de despesas, mantendo a qualidade no que é entregue à população”, garantiu. Confira, abaixo, a lista:

Secretaria de Governo
Rubens Júnior: Graduado em História e Pós-graduado em Gestão Pública pela FAFICA. No serviço público municipal foi assessor de Imprensa da Prefeitura de Caruaru e da Câmara Municipal. Foi superintendente da TV Pernambuco. Ainda no Governo do Estado foi Chefe de Gabinete do governador João Lyra Neto. Atualmente é assessor da deputada e prefeita eleita Raquel Lyra.

Secretaria de Administração
Margarida Ferreira Lima: Advogada, pós-graduada em Direito do Trabalho, trajetória profissional em Recursos Humanos na Celpe como Diretora de Recursos Humanos e Administração, Gerente de Recursos Humanos no SESC, Secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação da Secretaria Estadual de Saúde, Secretária Executiva de Coordenação Geral da Secretaria da Criança e da Juventude. Foi Chefe de Gabinete de Raquel Lyra na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Secretaria de Saúde
Ana Maria Albuquerque: Médica, formada pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Mestranda em Avaliação de Programas de Controle de Endemias pela Fiocruz/ENSP. Experiências no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP e Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco- HEMOPE. Atuou como Secretária Estadual de Saúde do governo João Lyra Neto.

Secretaria da Fazenda
Diogo de Carvalho Bezerra: Economista e prof. doutor em Engenharia de Produção pela UFPE, já lecionou na área de gestão em pós-graduação na Universidade Mackenzie, na Faculdade Boa Viagem, para executivos da SIEMENS em São Paulo. Em 2002 foi consultor em projetos de avaliação do PRODETUR/BBB. Em 2006 tornou-se coordenador do Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste/ Caruaru. Prestou consultoria em empresas e instituições como a SEFAZ/PE na área financeira e econômica.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

Rubén Pecchio: Mestre em Desenvolvimento Urbano (UFPE). Professor na pós-graduação em Gestão e Projetos Sociais (UNICAP) e na Especialização em Gestão de Negócios (Faculdade SENAC). Formado em Gerenciamento de Projetos Profissionais - Planejamento de Projetos do PMI - United Kingdom. Assessorou movimentos comunitários pelo direito à cidade. Secretário de Planejamento para o Sistema de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco (FUNCULTURA e Lei Patrimônio Vivo). Trabalhou para organizações da cooperação internacional (Fundação AVINA, Inst. C&A, PLAN International, Save the Children UK, International Service UK, e Inst. ARCOR Brasil, entre outras). Consultor pelo DFID-UK, CIDA-Canadá e Banco Mundial avaliando programas do BIRD de alívio à pobreza no Brasil.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Inclusão e Direitos Humanos
Fernando Silva: Especialista em Direitos da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; licenciado em História na Universidade Católica de Pernambuco. Professor da Escola de Conselhos de Pernambuco. Atuou como secretário executivo de Coordenação da Gestão e secretário executivo de Assistência Social do Jaboatão dos Guararapes e também foi secretário executivo dos Sistemas Protetivo e Socioeducativo da Secretaria estadual da Criança e da Juventude. Exerceu ainda, recentemente, a presidência do Conselho Municipal de Assistência Social do Jaboatão dos Guararapes.

Secretaria de Urbanismo e Obras
Nyadja Menezes: Engenheira Civil pela Universidade Católica de Pernambuco; especialista em Gestão e Controle Ambiental; doutora em Recursos Hídricos. É servidora da Compesa, tendo atuado nos últimos meses como Gerente Regional do Agreste Central. É também professora da Unifavip/Devry.

Secretaria de Serviços Públicos
Humberto Correia Lima Júnior: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto.

Secretaria de Ordem Pública
Coronel Luiz Aureliano: Pós-graduado em Gestão Pública, na Universidade de Pernambuco (UPE). Coronel da Polícia Militar de Pernambuco exerceu diversas funções de comando na PM ao longo de 29 anos de serviço, tendo culminando a carreira como Comandante Geral da PMPE, entre os anos de 2012 e 2013. Participação na execução e no aprimoramento do "Pacto Pela Vida". Atuou como especialista em Segurança nos Jogos Olímpicos da cidade do Rio de Janeiro, pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos RIO2016.

Secretaria de Políticas para Mulheres
Perpetua Dantas: Advogada criminalista, especialista em Direito Penal e Processual Penal, professora universitária (ASCES/UNITA), Mestre em Ciência Política pela UFPE, pesquisadora do Grupo de pesquisa - UFPE/CNPq: Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos, coordenadora do Programa Adoção Jurídica de Cidadãos Presos (ASCES/UNITA) com atuação na PJPS, Coordenadora do Escritório de Práticas Jurídicas da ASCES/UNITA.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa
João Melo Neto: Formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 2002 e MBA em Marketing e Vendas pelo CEDEPE. Extensão em Marketing Viral e Epidêmico, Gestão para Empresas Familiares pela ESPM (SP). Extensão em Gestão de Projetos pela FIEPE. Experiências no Banco BCN S/A, Pronto Comunicação, Usi + Comunicação, Estúdio Zero – OVO e atualmente na Comello Engenharia.

Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural
Diogo Cantarelli: Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Olinda. Tem experiência nas áreas de Administração Pública e Privada. Foi vereador por dois mandatos.

Secretaria de Educação
Rubenildo Ferreira de Moura: Pós-graduado em Planejamento e em Psicopedagogia Institucional. Nos últimos anos tem atuado como consultor de Organismos Internacionais do Sistema ONU, Pnud, Unesco e OEI na área de Formulação e Gestão de Políticas Educacionais em Estados e Municípios. Possui experiência com avaliação educacional, tendo atuado na Unidade de Gestão de Projetos do Inep. Recentemente desenvolveu Estudo Avaliativo de Programas Educacionais da Rede Municipal de São Paulo pela Unesco. Tem experiência em elaboração de indicadores de acompanhamento de gestão escolar e na elaboração de análise de Relatórios Técnicos.

Fundação de Cultura e Turismo

Lúcio Omena: Médico. Presidente da OSCIPE Movimento Cultural “Oh dicasa” e Gestor do Projeto Mulheres de Argila.

Procuradoria Geral do Município

Túlio Vilaça: Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco; especialização em Direito Tributário e Constitucional; participou de curso de extensão na área do Direito Falimentar e Recuperação Judicial pela FGV/RJ – Fundação Getúlio Vargas. Foi Conselheiro Estadual da OAB/PE, no triênio 2007/2009. Pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PE, subcomissão de Recuperação Judicial e Falências; Advogado militante, presta consultoria jurídica a diversas sociedades empresárias, além da Associação dos Magistrados de Pernambuco; atua nas áreas do direito administrativo, tributário e de recuperação judicial, inclusive como Administrador Judicial. Atualmente é membro da Comissão Eleitoral da OAB/PE - Eleições 2015.

Controladoria do Município
Cláudia Correia: Administradora é mestre em Administração Pública pela FGV RJ, auditora da Secretaria da Fazenda do Governo de Pernambuco, ex-secretária executiva da Controladoria Geral do Estado e ex-diretora Presidente da FUNAPE.

A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), anuncia, na manhã desta quarta-feira (28), os nomes dos secretários que irão compor a sua equipe de governo, a partir de janeiro de 2017. A coletiva de imprensa acontecerá no WA Hotel, anexo ao Caruaru Shopping.

Após a diplomação de Lyra, no dia 18, se especulou que ela pudesse divulgar os nomes dos secretários na semana passada. Atualmente, a prefeitura tem 18 secretarias, número que deverá ser reduzido.

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