Foram encontrados 311 resultados para "Julho 2019":

O projeto será realizado dentro do quadro de liderança da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Administração (SAD)
O projeto será realizado dentro do quadro de liderança da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Administração (SAD)Foto: Heudes Régis/ SEI

O governador Paulo Câmara (PSB) firmou, nesta terça-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas, uma parceria com a Fundação Lemann que tem como objetivo melhorar a gestão de pessoas dentro do governo, dando mais eficiência aos serviços públicos. A Fundação representou a Aliança, um grupo formado junto com mais três outras grandes fundações - Instituto Humanize, Fundação Brava e Instituto República - que ajuda Estados e municípios a apoiar o desenvolvimento e o desempenho de gestão de pessoas.

Inicialmente, o projeto será realizado dentro do quadro de liderança da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Administração (SAD). A primeira etapa acontece de agosto a dezembro deste ano. “Estamos fazendo essa parceria para trabalhar em um projeto de desenvolvimento, de desempenho da alta gestão dentro da Seplag para, depois, expandir para outras secretarias de governo”, explicou o secretário da pasta, Alexandre Rebêlo.

Para o diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, que participou da reunião, Pernambuco é um Estado que se esforça para ter bons profissionais na gestão pública. Daí a importância de aprimorar o desempenho da administração estadual. “Esse acordo demonstra a prioridade que o governador Paulo Câmara vem dando a esse tema, com pessoas ainda mais dedicadas a resolver os desafios do Estado. E essas pessoas, agora, contarão com especialistas para ajudar a resolver com ainda mais dedicação”, disse.

O secretário detalhou que, na prática, a Fundação Lemann irá contratar empresas de consultoria especializadas no desenvolvimento de pessoas para trabalhar junto com os profissionais do Governo de Pernambuco. “A partir desse projeto, vamos desenhar um plano de desenvolvimento dessas pessoas”, concluiu.

O vereador Eduardo Chera assinou ficha de filiação em um ato que contou com a presença do prefeito Geraldo Julio e do presidente estadual Sileno Guedes
O vereador Eduardo Chera assinou ficha de filiação em um ato que contou com a presença do prefeito Geraldo Julio e do presidente estadual Sileno GuedesFoto: Divulgação

Mais um vereador recifense se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na noite desta segunda-feira (29), o vereador Eduardo Chera assinou ficha de filiação em um ato que contou com a presença do prefeito Geraldo Julio e do presidente estadual Sileno Guedes, do secretário municipal de Governo, João Guilherme Ferraz, além de outras lideranças. Com isso, a bancada do PSB na Câmara Municipal do Recife passa a ter 10 parlamentares.

Na ocasião, o vereador destacou sua proximidade com a Frente Popular e se colocou à disposição para ajudar no fortalecimento do PSB e nos debates importantes na Câmara Municipal do Recife. “Essa oportunidade de me filiar ao PSB é muito importante para mim. O Partido vem crescendo e fazendo um bom trabalho em Pernambuco e também na minha cidade, o Recife. Sempre fui da bancada do prefeito Geraldo Julio e me sinto feliz em ser agora do mesmo partido. Estou à disposição para dar andamento a esse trabalho, participar e fazer com que o PSB cresça”, afirmou.

Durante o ato, o presidente estadual Sileno Guedes destacou a importância da filiação de Eduardo Chera para o PSB de Pernambuco. “Nosso partido é um partido da base. A nossa expectativa enquanto partido é você possa ajudar muito com o fortalecimento a partir da base, a partir das pessoas que mais precisam, que é o que nossos gestores fazem, como fez Miguel Arraes e Eduardo Campos, e como faz o prefeito Geraldo Julio, o governador Paulo Câmara e tantos outros gestores”, disse.

“Você é da política de verdade, do povo e sempre lutou por quem precisa. Você representa as pessoas do Recife de forma verdadeira através do trabalho legislativo”, completou o prefeito Geraldo Julio.

Preparar as crianças para as novas formas de trabalho e gestão. Esse é um dos principais propósitos do Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo (JEPP), iniciativa do Sebrae dentro do Programa Nacional de Educação Empreendedora, que tem a parceria da Amupe para promover a interiorização do projeto em Pernambuco. A reunião de abertura ocorreu hoje (30/07) pela manhã, na sede do Sebrae Pernambuco.

O presidente da Amupe, José Patriota (PSB), abriu o evento junto da diretora técnica do Sebrae, Roberta Correia. A diretora exaltou a parceria com a Amupe e falou em mais outros compromissos com a Associação. Para Patriota é primordial a capacitação de jovens e crianças empreendedoras, pois “fazer gestão de negócios, poder público, seja qual for a esfera, é necessário que estejamos atentos as mudanças nas tendências mundiais”, completou o presidente.

O JEPP visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nas escolas. Para a gestora estadual do projeto, Cláudia Azevedo, “os conteúdos de empreendedorismo geram reflexões sobre o projeto de vida e carreira, não sendo restrito apenas ao conceito de ser empresário”, pontuou.

Ao longo dos anos, o JEPP traz benefícios que vão do desenvolvimento da coletividade nas escolas à integração entre família e instituição de ensino, além de fazer da escola um espaço propulsor do desenvolvimento local, aumentar a capacidade de atuação do professor e impulsionar o protagonismo juvenil da população.

A prefeita de Ipojuca, Célia Alves, esteve presente e destacou a importância em pensar e investir nas crianças e jovens das cidades, “em Ipojuca, um dos nossos pilares, é focar investimentos na melhoria da educação e lazer dos jovens, a fim de torná-los pessoas melhores no futuro”, concluiu a prefeita. Para o prefeito de Floresta, cidade do Sertão do São Francisco, Ricardo Ferraz, “é fundamental que o jovem tenha, desde o início de sua vida educativa, acesso às novas tendências mundiais, e uma dessas tendências é o empreendedorismo, que vai nortear no futuro as ações das crianças de hoje”, frisou o prefeito.

Além dos governantes de Ipojuca e Floresta, estiveram presentes o prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti; o prefeito de Condado, Antônio Cassiano; o prefeito de Araçoiaba, Joany Alves; o prefeito de Bezerros, Breno Borba; o prefeito de Toritama, Edson Tavares. O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto; o prefeito de Bom Jardim, João Francisco de Lira e o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares.

Compromissos do Sebrae e dos municípios

Para a implementação do projeto, o Sebrae realiza a transferência metodológica JEPP para a prefeitura e repassa para os professores. Contrata os instrutores para repasse aos docentes, fornece material didático para os professores e alunos (no primeiro ano de contratação), disponibiliza o material didático digitalmente para a reprodução nos anos seguintes e dá suporte metodológico na aplicação do programa.

A função dos municípios é realizar a mobilização e seleção dos professores, elaborar o agendamento dos repasses, definir a quantidade de escolas e alunos que irão participar e repassar ao Sebrae essas informações. Além de disponibilizar salas de aula apropriadas para a realização do repasse, efetuar a compra dos insumos e materiais de apoio que serão utilizados nas capacitações e realizar a feira do JEPP na culminância do projeto, sendo a última obrigação uma situação opcional.

Metodologia

A metodologia utilizada para execução do projeto em salas de aula começa com a capacitação do professor, selecionado previamente pela Prefeitura. Os docentes são divididos em módulos, com mais de 20 horas de capacitação, os participantes devem cumprir toda a carga horário, a fim de ter a bagagem completa para a troca de conhecimento com os alunos. Obtenha mais informações sobre a metodologia acessando a apresentação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos abaixo.

Raul Henry (MDB), Paulo Câmara (PSB), Jarbas Vasconcelos (MDB) e Geraldo Julio (PSB)
Raul Henry (MDB), Paulo Câmara (PSB), Jarbas Vasconcelos (MDB) e Geraldo Julio (PSB)Foto: Josenildo Tenório

Diante dos comentários a respeito do distanciamento entre o MDB e o PSB em Pernambuco e após os emedebistas perderem espaço no Governo do Estado, o senador Jarbas Vasconcelos decidiu fazer um gesto aos socialistas e afastar especulações sobre um possível estremecimento na relação entre os partidos. Dias atrás, o deputado federal Raul Henry (MDB) foi colocado como possível candidato à prefeitura do Recife em 2020.

Para aproximar relações com o PSB, Jarbas reuniu em um almoço na sua casa no Recife, nesta terça-feira (30), a cúpula dos dois partidos e refoçou a parceria entre as legendas. O governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio chegaram cedo e só foram embora já durante a tarde.

Bolsonaro

Diante das últimas declarações do presidente Jair Bolsonaro, a pauta do almoço acabou girando não só abordando a política de Pernambuco mas tambem o Governo Federal. Todos foram unânimes em reprovar os recentes posicionamentos do Presidente sobre o desaparecimento do pernambucano Fernando Santa Cruz, ocorrido durante o regime militar no País.

Marcha das Margaridas 2019
Marcha das Margaridas 2019Foto: reprodução

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-Pe) , em parceria com a Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco (CPMR-PE) realiza, nesta quarta-feira (31), das 9h às 17h, o 1° Encontro de Formação de Mulheres Rurais e Ato com o Governador Paulo Câmara, de apoio a 6º Marcha das Margaridas. O evento acontece no CEDIM-PE, localizado na Av. Alfredo Lisboa, 188, Recife Antigo.

Durante a manhã, a programação do evento conta com a apresentação do Plano de Trabalho da CPMR-PE 2019, debates sobre a relação entre o Estado e as Mulheres Rurais, com foco em validar as demandas com a Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco – SEINFRA. Na ocasião, também serão debatidas a Conferência de Políticas para as Mulheres, a II Conferência Setorial de Mulheres Rurais e o processo de mobilização e logística para a 6°Marcha das Margaridas.

“Ao fim de todos os debates, a equipe da SecMulher-Pe e cerca de 50 mulheres rurais que participam do encontro seguem para o Palácio das Princesas para o Ato com o Governador Paulo Câmara, lançando a 6ª Marcha das Margaridas 2019”, informa a Gerente de Articulação e Interiorização da SecMulher-Pe, Márcia Aguiar. O objetivo é traçar as estratégias das idas das mulheres a Marcha.

O lema da marcha esse ano é Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência. Acontece, a cada quatro anos, desde a primeira Marcha, realizada no ano 2000, e inspirada na força da líder sindicalista, nordestina: Margarida Alves, assassinada por defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais.

O Governo de Pernambuco, desde 2007, ano da 3ª Marcha, está presente no movimento através da articulação das secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Agrário. A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, informa que a parceria para 2019 está confirmada na perspectiva de viabilizar a participação de mulheres do campo e das águas e de contribuir para o fortalecimento do diálogo institucional, dos direitos humanos, da agricultura familiar e agroecológica e das políticas públicas para esse segmento, frente ao atual contexto político e econômico em que vivemos.

Participam do encontro, 15 Movimentos Sociais Integrantes da CPMR-PE, Rede de Mulheres da Convergir Mulher, Mandiocultoras, mulheres da fruticultura Irrigada, produtoras do Pajeú, Indígenas e Quilombolas. Participam também, representantes dos programas Estaduais de Infraestrutura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI).

Fernando Santa Cruz, morto em 1974.
Fernando Santa Cruz, morto em 1974.Foto: Divulgação

Um dia depois do presidente da República, Jair Bolsonaro, ironizar o desaparecimento do pai do presidente da OAB, um vídeo viralizou na internet mostrando o depoimento do delegado Cláudio Guerra, em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, em 2014, que incinerou o corpo de Fernando Augusto Santa Cruz na Usina Cambaíba, no Rio de Janeiro.

O delegado diz que pegava os corpos na "Casa da Morte", espaço utilizado por militares, e em um batalhão do Exército para queimá-los na usina.

Assista:

Reunião do Pacto Pela Vida
Reunião do Pacto Pela VidaFoto: Renato Vieira/ Seplag

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), trabalha para ampliar a participação e envolvimento da sociedade na política de segurança pública do Estado. A última reunião do comitê gestor do Pacto pela Vida, realizada no dia 25 de julho, contou com a participação de um grupo de moradores de Setúbal, região do bairro de Boa Viagem, que conheceram por dentro como é feita a coordenação do Pacto, além de apresentarem para os presentes, o trabalho que desenvolvem junto às polícias civis e militares que atuam na localidade.

O grupo, que se autodenomina Programa Argos, apresentou um balanço de três anos de atuação e especificamente as ações na comunidade de Setúbal. Paula Rúbia e Jéssica Vasconcelos, duas das cinco administradoras do grupo, fizeram a apresentação. Eles atuam auxiliando a polícia no repasse de informações sobre as ocorrências registradas na localidade.

Paula explica que a atuação do grupo de moradores começou de forma despretensiosa, quando foi marcada uma reunião com os comandantes do 19º Batalhão da Polícia Militar para cobrar providências sobre os casos de violência no Bairro. “A princípio criamos um grupo no Whatsapp com os moradores e as autoridades policiais. O que começou como uma cobrança rapidamente se transformou em um sentimento de responsabilidade. Percebemos que precisamos ajudar e fazer a nossa parte”, avaliou Paula Rúbia.

Atualmente, o projeto em Setúbal administra 9 grupos de Whatsapp: um grupo apenas com os delegados, policiais e os administradores do projeto; cinco grupos de moradores divididos por critérios territoriais; grupo de síndicos; grupo de comerciantes; e grupo com os porteiros e vigilantes dos prédios de moradia. “Tentamos repassar as ocorrências em tempo real e outras informações são trabalhadas com mais calma e repassadas para a polícia através de relatórios. Também tentamos melhorar a relação da comunidade com as forças policiais”, afirmou Paula.

A localidade de Setúbal se encontra na Área Integrada de Segurança 3 (AIS-3) que vem acompanhando o Estado na redução dos números da violência. A delegada Beatriz Leite, que atua na área, elogiou atuação do grupo e afirmou que eles vêm contribuindo positivamente para o trabalho das forças policiais no local.

Pâmela Alves, secretária executiva de Gestão por Resultados da Seplag, explica como o Programa Argos foi convidado para participar da reunião do Pacto pela Vida. “Durante uma apresentação dos resultados da AIS-3, os responsáveis pela área falaram da parceria existente com os moradores de Setúbal e como isso tem gerado resultados positivos para a localidade, o que gerou curiosidade em conhecer melhor o trabalho deles”, disse a secretária executiva, que falou da importância de ampliar a participação da sociedade no Pacto pela Vida:

“A política de segurança pública do Estado de Pernambuco se chama Pacto pela Vida porque, desde sua concepção, em 2007, um verdadeiro pacto foi firmado entre diversas forças governamentais – estado, municípios, legislativo, judiciário - e da sociedade civil – academia, terceiro setor, associação de moradores, entre outros – para enfrentar o problema da violência no Estado. A transversalidade da política e o envolvimento de várias instâncias são fatores essenciais para os bons resultados do Pacto”.

Governador Paulo Câmara (PSB) defende Carreras no PSB
Governador Paulo Câmara (PSB) defende Carreras no PSBFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Após participar da abertura da Reunião da AESBE - Associação das Empresas Estaduais de Saneamento, na manhã desta terça-feira (30), o governador Paulo Câmara (PSB) comentou sobre a relação com o Governo Federal no que se refere ao repasse de recursos para obras no Estado.

"O Brasil está com dificuldades. São sete meses de governo e pouco planejamento, pouca liberação e pouco anúncio, praticamente nenhum. Nós temos obras em andamento que são fundamentais, seja no abatecimento de água, seja no sanemaneto, e a gente espera que ainda esse ano haja um choque de ações que possa destravar o que hoje está travado", disse o governador.

Paulo acredita que esse tipo de investimento é fator de desenvolvimento. Saneamento e abastecimento de água são obras que empregam muita gente, trazem melhoria da qualidade de vida da população e precisam ser priorizadas pelo Governo Federal", avaliou.

Consórcio Nordeste - De acordo com o governador, após a formalização, o Consórcio dos governadores do Nordeste já passa a funcionar plenamente. Segundo ele, em agosto já está prevista uma licitação para compras de medicamentos. "É importante ganhar escala para diminuir preços e dar condições para termos bons parceiros nessa área, que é tão complicada na administração", disse.

Entre outras parcerias que serão realizadas através do Consórcio, Paulo Câmara citou obras de saneamento, abastecimento, ações na área de educação e segurança, TI e a busca de parceiros internacionais. "Tudo isso vai ser feito com planejamento adequado e com muita integração da região Nordeste", afirmou, destacando a importancia da região para"diminuir as desigualdades regionais que hoje existem no país".


Governador Paulo Câmara (PSB) participou da abertura doa reunião da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento, na Compesa

Governador Paulo Câmara (PSB) participou da abertura doa reunião da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento, na Compesa - Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco




*Com informações de Luiza Alencar, da editoria de Política.

Senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE)
Senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE)Foto: Divulgação

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) se posicionou sobra a declaração do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) a respeito de Fernando Santa Cruz, morto e desaparecido pelo regime militar. 

"Como então deputado estadual, cobrei ativamente nas ruas e na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco explicações do regime militar sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz. Acompanhei de perto o sofrimento da família e de muitas outras em busca de informações sobre seus parentes. Por isso, pra mim é mais do que lamentável, é inaceitável sob todos os aspectos, a fala do Presidente da Republica sobre esse assunto. O cargo máximo do País exige ao menos responsabilidade e compostura e o nosso povo merece respeito", afirmou o senador.

Entenda o caso - Ao questionar a atuação da OAB na investigação do caso de Adélio Bispo, autor do atentado à faca do qual foi alvo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que poderia explicar ao presidente do órgão, Felipe Santa Cruz, como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar.

"Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB? Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Conto pra ele.", disse Jair Bolsonaro.

 

 

O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou da entrega de uma nova ambulância para a comunidade de Vila Ameixas, neste domingo (28)
O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou da entrega de uma nova ambulância para a comunidade de Vila Ameixas, neste domingo (28)Foto: Divulgação

Durante o recesso parlamentar, o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP) tem voltado seu foco para ações de seu mandato e dado atenção às suas bases. Neste domingo (28), participou da entrega de uma nova ambulância para a comunidade de Vila Ameixas, em Cumaru, no Agreste pernambucano. Governada pela prefeita Mariana Medeiros (PTC), a cidade é uma das suas principais bases políticas.

A entrega ocorreu durante a feira livre, na praça de Vila Ameixas, localidade que será diretamente beneficiada com a ambulância. O veículo foi adquirido com emenda parlamentar do deputado Eriberto Medeiros e ficará à disposição da população, reforçando a Secretaria Municipal de Saúde, na Unidade Mista Santa Terezinha.

Além da prefeita Mariana e o deputado Eriberto, também estiveram presentes no ato de entrega os vereadores Professor Alemão, Antônio Américo, Dr. Ricardo, Gilvan da Malhadinha, George Carlos e George Bezerra, além de suplentes de vereador e demais lideranças políticas. Para o deputado, essa presença demonstra a união do grupo político em defesa dos interesses de Cumaru.

assuntos

comece o dia bem informado: