Foram encontrados 311 resultados para "Julho 2019":

A OAB-PE iniciou, nesta quinta-feira (25), mais uma campanha OAB Solidária, desta vez de arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal para ajudar as famílias desabrigadas e desalojadas em razão das fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata de Pernambuco nos últimos dias. As doações podem ser entregues na sede da OAB-PE, no Centro do Recife, na sede da Caape, nos pontos Caape e também nas sedes das subseccionais da OAB-PE. Todo o material arrecadado será entregue à Secretaria de Assistência Social do Recife para ser repassado às famílias desabrigadas e desalojadas atendidas pelo município.

As doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal podem ser encaminhadas até o dia 31 de julho. A OAB Nacional também participará da campanha com arrecadação e posterior envio a Pernambuco de produtos de primeiras necessidades para os prejudicados pelas chuvas. Os presidentes da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, e da OAB-PE, Bruno Baptista, gravaram um vídeo em conjunto convidando os advogados e advogados e todo o sistema OAB a se integrarem à iniciativa.

“É um momento de solidariedade com os mais prejudicados pelas fortes chuvas, que, no geral, são pessoas carentes e que precisam demais desse apoio. Além dessa campanha solidária, a OAB está à disposição da sociedade pernambucana para tentar buscar soluções para os problemas que enfrentamos com as enchentes e deslizamentos”, afirma Bruno Baptista.

“Estamos atentos, solidários e vamos agir, dentro dos limites da advocacia, mas com muita intensidade, para apoiar a população de Pernambuco nesse momento de dificuldade. É hora de solidariedade”, ressalta Felipe Santa Cruz.

vagas1
vagas2


Operação teve apoio da Polícia Militar de Pernambuco
Operação teve apoio da Polícia Militar de PernambucoFoto: Priscilla Buhr/AMCS

O esquema de fraudes de pelo menos R$ 2,5 milhões no Instituto de Previdência do Município de Orobó (Ipreo), no Agreste do Estado, foi detalhado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em coletiva de imprensa realizada no Recife nesta sexta-feira (26). A segunda fase da Operação Greed (ganância, em inglês) busca recuperar o dinheiro desviado desde 2015 dos cofres públicos da cidade.

Os desvios mensais foram progredindo durante as atividades criminosas do grupo e o esquema prejudicou pedidos de aposentadoria dos servidores da cidade. "Muitos servidores queriam se aposentar, mas não conseguiam porque não tinha dinheiro em caixa e o instituto estava com a saúde financeira debilitada", detalhou o promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPPE, Sérgio Tenório de França. "Muito dinheiro foi desviado e precisa ser rastreado e restituído ao instituto", acrescentou.

Leia também:
Quadrilha suspeita de tráfico e homicídios em Paudalho é alvo de operação
Suspeito de tentar estuprar e matar mulher é preso em Orobó, no Agreste

O líder da organização criminosa era o então administrador do Ipreo, Gustavo José da Silva. Ele foi preso na última terça-feira (23), assim como a sua esposa, Mirian Gizele de Abreu Arruda; e os amigos Vanelly Priscilla Rodrigues da Silva Ramos e José Arthur Barbosa dos Santos. Também foi presa a amiga de Gustavo Jéssica Celerino dos Santos, que se entregou à polícia nessa quinta-feira (25). Outro investigado, Jailson Flor da Silva foi liberado e cumprirá medidas cautelares. Ao todo, as duas fases da operação já cumpriram cinco mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão.

Os investigados são apontados como integrantes de uma organização criminosa suspeita de peculato e lavagem de dinheiro. As quantias saiam todo mês do Ipreo e eram transferidas para três empresas ligadas a Gustavo, que inseriu os nomes de pessoas não contribuintes na folha de pagamentos de aposentados. "Eram pessoas estranhas ao Ipreo. As investigações começaram com uma denúncia realizada na Ouvidoria do MPPE", acrescentou o promotor.

Durante a operação - que cumpriu mandados em Orobó, no Recife, em Abreu e Lima, Paulista e Vitória de Santo Antão, em Pernambuco; Umbuzeiro, na Paraíba; e Chapecó, em Santa Catarina - ainda foi preso um conselheiro tutelar encontrado com armas e munições em uma das empresas com mandado de busca e apreensão expedido.

Entre o material apreendido, um cofre encontrado em uma das empresas, localizada em Vitória de Santo Antão. Esse equipamento será periciado na próxima segunda-feira (29). O promotor Sérgio reforça a importância das denúncias de servidores para combater fraudes similares. "Qualquer denúncia deve ser encaminhada para que o Ministério Público possa fiscalizar", recomendou Sérgio Tenório.

Os homens presos foram levados para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Já as mulheres estão presas na Colônia Penal Feminina, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Todos tiveram suas prisões preventivas decretadas. Caso condenados, a soma das penas podem atingir 30 anos.

Entre o material apreendido, um cofre encontrado em uma das empresas

Entre o material apreendido, um cofre encontrado em uma das empresas - Foto: Divulgação/MPPE

Nesta quinta-feira (25), em Garanhuns, no Agreste, os secretários de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, e de Cultura, Gilberto Freyre Neto, visitaram unidades da Funase (Funase)
Nesta quinta-feira (25), em Garanhuns, no Agreste, os secretários de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, e de Cultura, Gilberto Freyre Neto, visitaram unidades da Funase (Funase)Foto: Divulgação

A cultura será fortalecida como meio para a reinserção social de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Pernambuco. Nesta quinta-feira (25), em visita às unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Garanhuns, no Agreste, os secretários de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, e de Cultura, Gilberto Freyre Neto, assumiram o compromisso de criar um programa que garanta formações na área cultural para os socioeducandos da instituição. A medida foi tomada após as oficinas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) dentro das instalações da Funase. Essas ações, que estão ocorrendo ao longo desta semana, terão culminância no sábado (27), no Parque Euclides Dourado.

A ideia é potencializar esses resultados, por meio de ações permanentes. A Funase, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) mantêm parceria há oito anos para a inclusão de socioeducandos na programação do FIG. Em 2019, 26 adolescentes em regime de internação no Case/Cenip Garanhuns estão participando da oficina de Danças de Rua, e outros 25 estão inseridos na de Rimas e Métricas. Na mesma unidade, ainda está ocorrendo uma oficina da Escola Pernambucana de Circo (EPC) para 15 socioeducandos em internação provisória. Já na Casa de Semiliberdade (Casem) Garanhuns, também há adolescentes inseridos nas oficinas de Rimas e Métricas e Danças de Rua.

As aulas, que começaram na última segunda-feira (22), terão culminância dentro das duas unidades nesta sexta (26). Já no sábado, socioeducandos acompanharão a apresentação de um videoclipe com rimas e métricas gravado durante as oficinas na Funase. O material será exposto ao público no Parque Euclides Dourado. “O acesso à cultura, durante o FIG, tem sido importante para esses jovens. É algo que mobiliza tanto a eles como aos profissionais que os atendem e que queremos que seja uma experiência continuada”, disse o secretário Sileno Guedes. “A ideia é que possamos fugir dos ciclos e ter formações mesmo em períodos fora dos festivais”, completou o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque.

Também nesta quinta, foi promovido o Dia do Chocolate Quente, ação que possibilitou a integração entre socioeducandos, agentes socioeducativos, integrantes das equipes técnicas e coordenadores. “Acreditamos na ressocialização do socioeducando. Os trabalhos que estão sendo realizados fortalecem o espírito de reinserção social e estão mobilizando praticamente todos os adolescentes e jovens que estão na nossa unidade”, afirmou a coordenadora técnica do Case/Cenip Garanhuns, Lúcia Seles.

Para a coordenadora geral da Casem Garanhuns, Luciana Virgínia, as atividades desempenhadas fomentam a criatividade dos socioeducandos e estão possibilitando, acima de tudo, inclusão, que é o objetivo do sistema socioeducativo. “Com a realização das oficinas, os jovens têm a oportunidade de participar efetivamente do festival de forma intensa e inclusiva. As ações culturais melhoram a autoestima de cada participante. Investir nisso, sem dúvida, é um caminho para o trabalho desenvolvido”, disse.

Além dos adolescentes da Funase em Garanhuns, jovens do Case/Cenip Arcoverde, no Sertão do Estado, também puderam participar, nesta semana, da programação do FIG. O grupo passou por polos como o Espaço Patrimônio e a Praça da Palavra, também teve contato com a oficina de Rimas e Métricas e visitou pontos turísticos da cidade que sedia o FIG.

funase

s dados foram divulgados, nesta quinta-feira (25), pelo Ministério da Economia por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
s dados foram divulgados, nesta quinta-feira (25), pelo Ministério da Economia por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.Foto: Divulgação

Com um crescimento de 2,5% em relação a 2018, Petrolina é a cidade campeã de empregos no estado de Pernambuco. O município sertanejo fechou junho na liderança do saldo de oportunidades de trabalho e se consolidou no total dos seis meses, contabilizando mais de 15 mil vagas abertas no ano. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (25), pelo Ministério da Economia por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Em junho, Petrolina gerou 2.846 vagas de emprego, ficando num saldo positivo de 641. Em 2º lugar, Ipojuca teve saldo de 229 empregos e, em seguida, aparece a cidade de Serra Talhada com 176 oportunidades. Somando os seis primeiros meses do ano, Petrolina se mantém na liderança estadual com 15.379 postos de trabalho criados e saldo positivo de 1.530; em 2º lugar está Serra Talhada e na 3ª posição surge Goiana.

Para o prefeito Miguel Coelho (sem partido), o desempenho econômico reflete um momento positivo da cidade. "Não é acaso. A cidade está voltando a se desenvolver, crescer, muitas obras em andamento, e isso gera emprego, renda e oportunidades. Lideramos o ranking deste mês e o acumulado, mesmo com o Estado num déficit de emprego. Isso demonstra que Petrolina está no caminho certo", destaca o prefeito.

O Caged divulgou também os resultados de emprego em nível nacional e por estado. O Brasil teve o melhor junho nesse segmento desde 2013, com saldo de 48.436 empregos e acumula neste ano cerca de 408 mil vagas. Já Pernambuco tem um acumulado negativo em 2019 de 24 mil postos de trabalho fechados.

A prefeita Nadegi Queiroz se reuniu com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campos das Princesas, para tratar de demandas de Camaragibe
A prefeita Nadegi Queiroz se reuniu com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campos das Princesas, para tratar de demandas de CamaragibeFoto: Divulgação

A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (SD), se reuniu com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campos das Princesas, nesta quinta-feira (25), para tratar de demandas de Camaragibe. Os gestores debateram parcerias entre o município e o Estado em áreas como Saúde, Educação, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Turismo e Esportes.

“Recebi toda atenção do nosso governador e a garantia de parcerias entre o Estado e a prefeitura para melhorar a vida do nosso povo; políticas públicas em áreas importantíssimas. Disse ao governador que a prefeitura, na nossa gestão, estará totalmente aberta às ações do Governo de Pernambuco. Vamos caminhar unidos, para, como dizia o nosso saudoso Eduardo Campos, ‘inaugurar vida na vida das pessoas’”, destacou Nadegi Queiroz.

Também participaram do encontro os secretários estaduais Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão); e os municipais João Victor Queiroz (Governo), Eryka Luna (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Arthur Cunha (Comunicaçao).

Confira as principais manchetes de hoje
Confira as principais manchetes de hojeFoto: Divulgação

Folha de Pernambuco: "Preso afirma que entregou mensagens ao The Intercept"

Jornal do Commercio: "Hackers invadem a cúpula da República"

Diario de Pernambuco: "O dia seguinte"

Folha de S. Paulo: "Deltan foi pago por palestra em empresa citada na Lava Jato"

O Estado de S. Paulo: "Hackers capturaram conversas de Bolsonaro"

O Globo: "Bolsonaro, Maia e ministros do STF estão entre os hackeados"

Estado de Minas: "Hackers atacam os três poderes"

O Tempo: "Hacker confessa ser fonte de vazamentos para site"

Correio do Povo: "Hackers invadiram telefones de Bolsonaro e de ministros do STF"

Zero Hora: "Três poderes foram alvo de hackers, afirma Moro"

Valor Econômico: "Múltis do setor do consumo veem sinais de recuperação"

Correio Braziliense: "República hackeada"

Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB)
Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB)Foto: Diego Galba/VG

Em agenda pela região do Agreste, a vice-governadora Luciana Santos participa de debate sobre empoderamento feminino no Festival de Inverno de Garanhuns, na próxima sexta-feira (26), às 15h, na Praça Tavares Correa. Ao seu lado estarão a cantora Alcione, a secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro e a deputada estadual Gleide Ângelo.

Luciana permanece em Garanhuns durante o sábado (27), para visitar os polos da festa e acompanhar a programação do último dia do Festival.

Pesqueira

Antes de se dirigir para Garanhuns, a vice-governadora faz uma parada em Pesqueira onde participa de ato público da 6ª edição do Dia do Agricultor da cidade, na Praça Dom José Lopes, no centro da cidade.

As atividades do Dia do Agricultor, promovidas pelo Grupo Cáritas Diocesana de Pesqueira, reúnem agricultores da região em uma programação que envolve exposições, palestras, apresentações culturais e a Feira da Agricultura Familiar e da Economia Popular e Solidária dos Territórios do Sertão do Moxotó e dos Agrestes Central e Meridional.

Depois de participar do FIG, Luciana volta a Pesqueira, no sábado à noite, onde participa da Festa de Santa Maria Madalena, padroeira de Papagaio, distrito do município.

Agenda
Sexta | 26/07/2019
10h Ato Público Dia do Agricultor
Praça Dom José Lopes, Centro, Pesqueira

15h Papo Reto – Empoderamento Feminino
GRE - Praça Tavares Correa, Heliópolis, Garanhuns.

17h Visita ao Centro de Artesanato e Circo
Parque Euclides, Garanhuns

21 h Lançamento do filme Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes.
23 h - Palco Dominguinhos.

Sábado | 27/07/2019

11h Coletiva de Imprensa do FIG
Garanhuns Palace Hotel
Visita aos polos do Festival de Inverno de Garanhuns

20h30 Festa da Padroeira de Papagaio, Pesqueira

Reunião com representantes do corpo consular no Recife
Reunião com representantes do corpo consular no RecifeFoto: Divulgação

Em reunião com representantes do corpo consular no Recife, o vereador João da Costa (PT) apresentou, nesta quinta-feira (25), a proposta de criação de uma comissão especial de Relações Internacionais na Câmara Municipal. A ideia do colegiado, conforme anunciou o petista, é usar o espaço do Legislativo municipal para aproximar os consulados do poder público, debatendo o papel que as relações diplomáticas têm no Recife e estabelecer parcerias e cooperações descentralizadas em favor da cidade. No retorno do recesso parlamentar, em agosto, o vereador informou que formalizará a comissão no âmbito da Casa de José Mariano.

“A reunião foi muito importante porque observamos que o Recife possui um corpo consular expressivo, sendo a terceira capital brasileira com maior número de representações diplomáticas. Os principais países do mundo estão aqui no Recife e é uma oportunidade que pode ser mais bem aproveitada pela cidade”, afirmou João da Costa.

“Toda essa representatividade possibilita firmar cooperações, permitindo que a cidade celebre intercâmbios culturais, sociais, educacionais e econômicos”, disse o vereador, acrescentando: “A história do Recife é a história das Relações Internacionais. Os principais movimentos vividos pela cidade, seja na expansão do açúcar, na invasão holandesa, no ciclo do comércio pelo Reino Unido e entre outros, deu-se por conta das Relações Internacionais." Estiveram presentes cônsules da República Tcheca, Romênia, Chipre, Colômbia, Guatemala, Bulgária, Cabo Verde, México, Eslováquia, Malta, Países Baixos, Áustria, Costa do Marfim, Grécia, Suíça e Eslovênia.

João da Costa salientou que parte do trabalho da futura comissão será identificar o peso econômico advindo das Relações Internacionais, de modo a procurar intensificar a atração de novos investimentos. Para tanto, ele citou importantes projetos, como o Porto Digital e a JEEP, que são internacionalizados e possuem influência econômica na cidade. O vereador também sublinhou que o colegiado também buscará fomentar parcerias com os países para alavancar o turismo na cidade e em Pernambuco. A proposta da comissão de RI recebeu apoio integral do corpo consular.

Apoio - Para o cônsul da Eslovênia, Rainier Michael, a iniciativa da comissão cria um canal de interlocução entre a rede consular, a Prefeitura do Recife e o Legislativo. O cônsul do Chipre, Christos Avarani, destacou importância do grupo no fortalecimento das relações de reciprocidade entre o Recife e Pernambuco com os demais países. O cônsul da Suíça, Rodolfo Fehr, lembrou a coordenadoria criada durante a gestão de João da Costa na Prefeitura do Recife e frisou que a iniciativa chega em boa hora quando a rede consular passa por reestruturação. E o cônsul de Malta, Thales Castro, realçou que o futuro colegiado dará um “salto qualitativo” na percepção do Executivo de que as Relações Internacionais estão atreladas às gestões político-partidárias.

Prefeito Anderson Ferrerira explicou que aumento foi possível graças ao equilíbrio das contas
Prefeito Anderson Ferrerira explicou que aumento foi possível graças ao equilíbrio das contasFoto: Divulgação / PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou, nesta quinta-feira (25), o reajuste salarial de 4,17% para os servidores municipais. O aumento já será incluído na folha de pagamento deste mês de julho, com 1% retroativo ao mês de maio, e mais 3,17%, com efeitos financeiros partir de setembro.

O prefeito Anderson Ferreira afirmou que o reajuste, apesar do momento econômico do País, foi possível porque os recursos do município estão sendo aplicados de forma equilibrada. “Esse é o terceiro ano consecutivo que os servidores do município passam a contar com reajustes salariais. Essa medida reflete diretamente o esforço que temos feito, no sentido de enxugar a máquina pública e aplicar recursos com inteligência, de forma equilibrada, priorizando as particularidades de cada área da cidade", disse.

"Garantir que nossos servidores possam contar com reajustes anuais é, ainda, um exemplo da atenção que temos com quem tanto nos ajuda a transformar Jaboatão dos Guararapes numa cidade cada vez melhor”, concluiu o prefeito.

Presidente Jair Bolsonaro (PSL) em visita ao Nordeste, durante a campanha eleitoral
Presidente Jair Bolsonaro (PSL) em visita ao Nordeste, durante a campanha eleitoralFoto: Agência Brasil

A Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste protocolou nesta quinta-feira (25) representação contra o presidente Jair Bolsonaro na Procuradoria-geral da República pelas declarações preconceituosas sobre o Nordeste. Para o colegiado, o presidente cometeu crime de racismo em decorrência da procedência nacional, de acordo com a Lei 7.716 de 1989. Caso a Procuradoria-Geral aceite a denúncia, será aberto um processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não podemos aceitar que o preconceito seja naturalizado, temos que repudiar de forma veemente esse tipo de atitude do presidente”, afirmou o deputado federal Danilo Cabral (PSB), presidente da Frente. Segundo o parlamentar, não se pode aceitar que o Nordeste volte a ser tratado de maneira discriminatória. “Nós já vivenciamos isso em outro tempo, já superamos essa etapa e não vamos mais aceitar esse tipo de conduta”, acrescentou.

No texto da representação, a Frente afirma que Bolsonaro também feriu dois dos objetivos fundamentais da República, dispostos nos incisos II e IV do Artigo 3º da Constituição. O primeiro diz que deve erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais e o segundo, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

De acordo com Danilo Cabral, não é a primeira vez que o presidente Bolsonaro se refere ao Nordeste de forma preconceituosa e a promover retaliação política à Região. Ele lembra que, em fevereiro, após os governadores do Nordeste encaminharem um documento com as demandas da Região ao Palácio do Planalto, o presidente disse publicamente que eles não deviam procurá-lo, porque tinham feito outra opção política. “Na prática, esta nova declaração não é um fato isolado, está dentro de um conceito que ele tem do Nordeste”, disse o deputado.

Na última sexta-feira (19), momentos antes de iniciar uma entrevista coletiva à imprensa estrangeira, Bolsonaro proferiu a frase “Desses governadores de Paraíba, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”. Esta foi a parte compreensível de um diálogo mantido entre ele e o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Dias depois, o presidente tentou minimizar o fato como novas declarações. “Isso não ameniza, porque não é a primeira vez que o presidente faz isso. A conduta dele é de divisão do povo brasileiro e nós não podemos ser condescendentes com esse tipo de comportamento, não cabe esse tipo de perdão em relação a isso”, afirmou Danilo Cabral.

O deputado destacou que o presidente da República deve preservar as relações institucionais com os governadores, que, desde o fim das eleições, já fizeram movimentos nesse sentido, encaminhando propostas para a Região. “Objetivamente não tivemos uma resposta do governo federal. Queremos estabelecer um ambiente de diálogo republicano, independentemente das colorações partidárias. Quem quer diálogo não lança comentários como esse. Essa tentativa de desunir a população só esconde a incapacidade de apresentar um caminho para o Brasil”, criticou.

Danilo Cabral disse ainda que, em 200 dias de governo, o presidente foi incapaz de apresentar um norte estratégico para o Nordeste. “Ou melhor, para o Brasil. O que o país precisa é de respostas para os desafios que estão postos, como o número de desempregados, o crescimento econômico, a retirada de 50 milhões de pessoas da linha da miséria”, afirmou.

Além da iniciativa jurídica, Danilo Cabral contou que haverá uma mobilização no Congresso Nacional na primeira quinzena de agosto, quando os parlamentares retornam do recesso. Na próxima segunda-feira (29), os governadores da Região lançam o Consórcio Nordeste, que visa a formação da parceria em projetos econômicos, políticos, infraestrutural e social.

assuntos

comece o dia bem informado: