Foram encontrados 47 resultados para "Setembro 2016":

Mais um caso de violência envolvendo candidatos que disputarão as eleições municipais foi registrado na madrugada desta quinta-feira (29). Desta vez, o alvo foi o prefeito de Camutanga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, que teve a casa, que fica no Centro do município, atingida por tiros.

De acordo com informações iniciais da Polícia, uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) já foi acionada para fazer perícia na residência de Armando Pimentel (PSB), que é candidato a reeleição. Ninguém teria ficado ferido.

O caso ficará sob a responsabilidade do delegado Pablo de Carvalho, da seccional de Goiana. Ainda segundo a Polícia, o Ministério Público também tomou conhecimento do fato.

Itambé
O outro caso envolveu o candidato de Itambé João Veloso (PSD) e a sua vice Jéssica Santos. Na manhã desta quinta (29), após compromissos de campanha, Veloso deixou sua cunhada em casa e na volta, quando dirigia por uma estrada na Zona Rural do município, foi surpreendido por um individuo que efetuou diversos disparos contra o veículo. Ao se deparar com a situação, ele entrou em desespero e perdeu o controle do carro, que acabou capotando. O delegado que está à frente das investigações, Rodolfo de Lima Cartaxo da 49ª circunscrição em Itambé, não descartou a tentativa de homicídio ou latrocínio e aguarda mais informações, inclusive sobre a motivação do crime. Ele também informou que o veículo já foi levado para a perícia e aguarda o resultado.

O socialista aparece com 40% das intenções de voto, contra 26% do petista
O socialista aparece com 40% das intenções de voto, contra 26% do petistaFoto: Arte/FolhaPE

A quarta pesquisa Ibope sobre a sucessão municipal no Recife aponta que o cenário desenhado até o momento é de uma disputa em dois turnos, mas com uma margem cada vez mais apertada. Encomendada pela Folha de Pernambuco e TV Globo, o levantamento mostra que o prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), oscilou positivamente em um ponto, enquanto que o seu principal adversário, João Paulo (PT), recuou no limite máximo da margem de erro, que é de três pontos. O socialista aparece com 40% das intenções de voto, contra 26% do petista.

Mostrando um crescimento regular de dois pontos em cada um dos quatro levantamentos, o candidato do PSDB, Daniel Coelho, chegou a 17%, ocupando a terceira posição na disputa. Já a candidata do DEM, Priscila Krause, manteve o mesmo percentual do levantamento anterior, e aparece com 3% das intenções de voto. Já Edilson Silva variou negativamente em um ponto e, agora, está com 1% das citações. Os outros candidatos somados atingem 1%, enquanto outros 8% disseram que votam em branco ou nulo e 4% não souberam ou não opinaram.

Votos válidos
O levantamento do Ibope também contabilizou apenas os votos válidos, quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos. Desta forma, Geraldo julio aparece com 46% das intenções de voto, contra 29% de João Paulo, 19% de Daniel, 3% de Priscila, 2% de outros e 1% de Edilson Silva.

Deputado federal Jarbas Vasconcelos foi a Goiana pedir voto para  Osvaldo Rabelo Filho, do PMDB
Deputado federal Jarbas Vasconcelos foi a Goiana pedir voto para Osvaldo Rabelo Filho, do PMDBFoto: Divulgação

O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) reforçou, na noite dessa terça-feira (27), a campanha de Osvaldo Rabelo Filho (PMDB) à Prefeitura de Goiana, na Mata Norte do Estado. Ele participou de uma caminhada e comício no centro de Tejucupapo.

Na ocasião, Jarbas ressaltou a necessidade de mudança na gestão do município. “A cidade deu marcha ré. Os grandes investimentos que vieram para Goiana nos últimos anos deveriam ter impactado de forma positiva a vida da população, mas isso não aconteceu por incompetência dos atuais gestores”, afirmou.

Nesta quarta-feira (28), o vice-governador e presidente estadual do PMDB, Raul Henry, vai participar da campanha de Osvaldo Rabelo Filho. O comício será em Pontas de Pedras.

Nesta reta final de campanha, Jarbas tem percorrido cidades da Região Metropolitana e Interior do Estado. A programação até o final desta semana ainda tem Olinda, São Lourenço da Mata e Recife. Ao lado de Raul Henry, ele trabalha para que o PMDB dobre de tamanho em Pernambuco. Atualmente a legenda comanda oito prefeituras (Agrestina, Petrolina, Verdejante, Dormentes, Saloá, Palmerinha, Macaparana e Jataúba).

Em meio a discussões sobre o projeto Escola sem Partido, uma iniciativa social, apartidária e de politização pretende aumentar a participação dos jovens brasileiros nos processos democráticos. Para tanto, o Desenvolva – atividade do Politiquê? – realiza ações em escolas públicas com estudantes do Ensino Médio, onde cria espaço para debates sobre o que é e como é feita na prática a política.

A Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila foi uma das instituições de ensino da rede pública contemplada. Divididos em dois grupos, alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio são desafiados a desenvolver seus próprios projetos sociais, sob orientação de instrutores voluntários.

A ação está organizada em três etapas. Na primeira, os jovens recebem aula sobre política. Em seguida, o foco passa a ser o estímulo ao empreendedorismo cidadão. A última etapa consiste em ter momento com mentores especialistas na área de gestão de projetos, onde são avaliados os projetos sociais apresentados pelos alunos, bem como fornecidas dicas e orientações para o seu melhor desenvolvimento.

“O nosso objetivo é aumentar a consciência dos jovens sobre a importância da política e aprofundar essa temática trabalhando também a cidadania, os direitos humanos e o empreendedorismo social”, explicou a fundadora do Politiquê?, Camilla Borges Costa. Desde que foi criado, o projeto já alcançou cerca de três mil pessoas.

Pichação foi feita na frente do Palácio da Justiça e ataca PSB e o presidente Temer
Pichação foi feita na frente do Palácio da Justiça e ataca PSB e o presidente TemerFoto: Arthur Mota/Folha PE

Um protesto em forma de pichação foi encontrado na rua em frente o Palácio da Justiça, área Central do Recife, contra o PSB, na manhã desta quarta-feira (28).

Na rua está escrito: “Ser mulher, sem temer. PSB machista, golpista”, num ataque ao presidente Michel Temer (PMDB) e ao PSB. Na mensagem também está implícita um pedido de mais segurança para as mulheres.

De janeiro a agosto deste ano, 1.126 mulheres foram vítimas de estupro em Pernambuco. No Recife, alguns casos chamaram a atenção, como a da estudante de Medicina, que foi abordada no Parnamirim.

Um indivíduo a abordou quando saía do carro. Seguiu com a vítima até outro local, onde roubou os pertences e praticou a violência. A abordagem ocorreu por volta das 19h, mas a mulher só foi encontrada pela polícia por volta das 22h.

Raquel Lyra durante campanha em Caruaru
Raquel Lyra durante campanha em CaruaruFoto: Arnaldo Félix

A candidata a prefeitura de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) fez uma visita nesta terça-feira (27) porta a porta para apresentar seu projeto para Vila Canaã, zona rural da cidade, local onde ela e o senador Cristovam Buarque (PPS/DF) estiveram, há um ano, para visitar a escola, andar pela comunidade e conversar com os moradores. Em 2005, as famílias chamaram a atenção do então Ministro da Educação pelas dificuldades como viviam, durante uma visita presidencial.
“Estive aqui, há exatamente um ano atrás, acompanhando o meu amigo senador Cristovam Buarque e vimos que é preciso cuidar melhor dessas pessoas. A educação e infraestrutura são pontos fortes do nosso Programa de Governo. Vamos criar 8 mil vagas de creches para que as mulheres, como as que vivem aqui, possam trabalhar e deixar seus filhos num lugar seguro e ideal para a formação infantil. Além disso, vamos desenvolver e executar o projeto Vila Canaã, com ações de infraestrutura urbana que envolvam pavimentação, drenagem, saneamento e iluminação, em conjunto com ações que desenvolvam potencialidades locais e gerem emprego e renda”, relatou Raquel.

No guia eleitoral desta terça (27), foi exibido um depoimento feito pelo próprio senador em apoio a Raquel. “Eu conheço Raquel Lyra desde ela muito jovem e sempre percebi nela, não apenas uma vocação pela política, mas, sobretudo, uma capacidade de trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Caruaru tem uma oportunidade ímpar de escolher Raquel para sua prefeita, uma mulher capaz de cuidar da cidade, de zelar pelas escolas e de ser uma grande prefeita”, diz a mensagem de Cristovam.

Encontro foi realizado nesta terça-feira (27)
Encontro foi realizado nesta terça-feira (27)Foto: Marcelo Lacerda/PSB

O prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) recebeu, nesta terça-feira (27), o documento Por uma agenda urbana transformadora – uma carta aberta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). As propostas foram idealizadas por membros do CAU e entregues pelos representantes do instituto em Pernambuco. O documento foi distribuído entre candidatos a prefeito e vereador em todo o Brasil.
O CAU entende que o documento disponibiliza as bases para a formulação ou aperfeiçoamento dos programas de governo integrados à visão de um planejamento de longo prazo que expresse o compromisso com uma agenda urbana transformadora do destino das cidades. A carta entregue pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo é dividida em basicamente três eixos: Governança metropolitana, planejamento urbano e monitoramento de metas.
Durante o encontro, o prefeito Geraldo Julio destacou a contribuição do documento elaborado pela instituição para a pauta de urbanismo.

“Em 2012 a gente fez um discussão com o CAU, onde foi sugerida a retomada do planejamento de longo prazo da cidade e a gente a partir dali iniciou o plano Recife 500 anos. E agora a gente está recebendo um documento do CAU nacional, que fala da importância do planejamento metropolitano. É uma pauta importante para todas as regiões metropolitanas do Brasil, especialmente para o Recife, que sofre muita influência dos municípios vizinhos. Então é uma pauta que deve ser priorizada”, comentou.
Também participaram da reunião o secretário de Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, João Domingos, o vice-presidente e o conselheiro do CAU, Roberto Freitas e Luiz Rangel, respectivamente.

Numa eleição em que as redes sociais e aplicativos de celular ganharam muito espaço, por causa das restrições impostas pela legislação eleitoral, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) vem sendo criticada por um vídeo em que pede voto para uma candidata a vereadora de Belém do Pará.

Na filmagem, a parlamentar pede voto para a candidata chamada Senhorita Andreza, a qual ela diz já sabia quem era “antes de conhecê-la” pelo sucesso que ela faz.

“Sem dúvida nenhuma será uma representante da juventude, das mulheres, dos trabalhadores, dos estudantes. Importante que a juventude ocupe os seus espaços”, afirmou a senadora, ainda indagando se a gravação ficou boa.

O problema é que esse vídeo vem sendo distribuído pelo WhattsApp juntamente com outro, em que a Senhorita Andreza convida para a “social que vai dar o que falar”. No vídeo, Andreza fala que vai ter mulheres, “os caras doido”.

“Vamos beber um chope, cheirar uma coca na manha, sem embaçamento. Ehhh, sem embaçamento, é tudo certo, tá ligado”, prossegue a candidata, que também cita a “erva da Jamaica”. “É aqui no setor da Senhorita Andreza. Vai dar o que falar”, concluiu.

Esse vídeo foi gravado e viralizou nas redes sociais por causa do termo “sem embaçamento”. Também provocou a prisão da Senhorita Andreza em 22 janeiro passado. Ela ficou na prisão até 4 de março.

 Veja os vídeos:



 

O candidato pelo PV à Prefeitura do Recife, Carlos Augusto, vem se destacando nas redes sociais com vídeos que beiram o folclórico, durante esta campanha municipal. O último deles, postado nesta terça-feira (27), mistura um pouco de música pop e rock, com um fundo de música brega.

Na peça do candidato, aparecem personalidades da música internacional, como Bon Jovi, Pharrell Williams, Psy, a banda Red Hot Chilli Peppers, sir Paul McCartney e a diva pop Beyoncé. E nessa mistura de ritmos e personalidades, nem a Gioconda (ou Monalisa), de Leonardo Da Vinci, escapou da brincadeira.

Antes, a campanha do candidato usou a criatividade para criar uma peça com trechos de filmes. No vídeo, atores como o americano Brad Pitt apresentam o verde à população do Recife. Confira:

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE) lança, na próxima sexta-feira (30), projeto com o objetivo de informar e orientar a população sobre questões jurídicas do cotidiano. Chamada de OAB Cidadã, a iniciativa vai disponibilizar, das 9h às 20h, representantes de 56 comissões temáticas da Ordem no shopping RioMar, para esclarecer dúvidas dos interessados ou até receber denúncias sobre serviços públicos e privados deficientes que sejam de interesse coletivo.

No local, a população poderá tirar dúvidas sobre diversos segmentos de interesse, a exemplo de direitos do consumidor, do trabalho, do idoso, da mulher. O atendimento será gratuito e por ordem de chegada.

De acordo com a coordenadora das comissões da OAB-PE, Ana Luiza Mousinho, as ações efetivas vão apresentar a instituição como defensora do Estado Democrático de Direito. “Uniremos esforços coletivos, por meio das diversas comissões temáticas da OAB, compostas por advogados voluntários, para orientar a população sobre questões jurídicas do cotidiano, levando às comunidades esclarecimentos sobre os mais variados assuntos afetos ao direito”, pontua.

assuntos

comece o dia bem informado: