Foram encontrados 234 resultados para "Setembro 2017":

Senador Humberto Costa (PT)
Senador Humberto Costa (PT)Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação

Líder da oposição ao Governo do presidente Michel Temer no Senado, Humberto Costa denunciou, nesta sexta-feira (22) o que avalia ser uma nova tentativa do ministro da Saúde, Ricardo Barros, de tentar esvaziar a Hemobras.

Leia também:
Hemobrás: ministério garante que fábrica de Fator VIII recombinante fica em Pernambuco
Políticos pernambucanos festejam decisão sobre a Hemobrás
Hemobras: Câmara reage à movimentação do ministro da Saúde
Bancada pernambucana discute imbróglio em torno da Hemobrás com Ricardo Barros
 

Na nota, o senador petista lembrou que o ministro Ricardo Barros, recentemente, tentou levar o Ministério da Saúde a intermediar um acordo de transferência de tecnologia entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado ao governo daquele Estado, e a empresa Octopharma, com a finalidade de instalar uma unidade de produção daquele fator na cidade paranaense de Maringá, sua base eleitoral. 

Tal medida foi imediatamente rechaçada pela bancada federal de Pernambuco, tendo em conta que a Hemobras, localizada em Goiana, já recebeu investimentos superiores a R$ 1 bilhão e seria absolutamente inviabilizada por uma concorrência na área do Fator VIII Recombinante, tendo em conta que o mercado brasileiro não comporta duas fábricas dessa natureza.

Em nota, Humberto aponta que Acordo de Transferência de Tecnologia para Obtenção de Hemoderivados e Hemocomponentes, publicado no Diário Oficial do Paraná desta sexta-feira (22), é uma prova do que denuncia.

O acordo, firmado diretamente entre o Tecpar e a Octopharma, tem o objeto de regular um projeto de transferência de tecnologia para o fracionamento e inativação viral do plasma sanguíneo e produção do Fator VIII Recombinante não modificado em células humanas para obtenção de hemoderivados e hemocomponentes.

“Nesse sentido, quero denunciar mais um ataque violento contra a fábrica da Hemobras, com o claro propósito político-eleitoral de retaliar Pernambuco e inviabilizar a nossa unidade em Goiana, em benefício do Estado do ministro da Saúde”, afirmou o senador, na nota.

Por fim, Humberto Costa informou estar contatando a bancada federal pernambucana para que todos se unam “contra essa nova e desleal investida contra a Hemobras”.

Casas em Barreiros serão entregues na próxima segunda
Casas em Barreiros serão entregues na próxima segundaFoto: Divulgação

Desalojadas nas enchentes de maio passado, 105 famílias de Barreiros receberão as chaves das casas próprias, construídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação do Estado, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. As famílias foram assistidas pelo Governo do Estado, através da Operação Prontidão.

A solenidade de entrega das 105 unidades habitacionais da Fazenda Santa Clara II será no próprio empreendimento, às 15h, e contará com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o secretário estadual da Habitação, Kaio Maniçoba, representantes da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Barreiros.

Com a entrega destas 105 casas, o Governo do Estado acaba com o número de desalojados no município da Mata Sul que, no mês de maio deste ano, foi devastado pelas fortes chuvas. A Operação Prontidão - força-tarefa criada pelo governador Paulo Câmara para enfrentar os impactos da enchente – atuou na recomposição das cidades e no gerenciamento dos desabrigados e desalojados.

Além de ceder o terreno para a construção das casas em Barreiros, a Secretaria de Habitação, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), ainda coordenou o trabalho social.

Equipes da Cehab acompanharam as famílias nas vistorias técnicas e no ato da assinatura do contrato. As famílias beneficiadas receberão apoio das equipes do social do Governo do Estado por 12 meses, a contar da data de entrega das unidades.

Plenário da Alepe
Plenário da AlepeFoto: Henrique Genecy/ Folha de Pernambuco

Após acordo de parceria assinado em julho passado entre a Assembleia Legislativa e a Empresa Pernambuco de Comunicação, entidade estatal responsável pela gestão da TV Pernambuco, a TV Alepe volta ao ar na próxima segunda-feira (25).

Resumo das sessões e outros programas produzidos pela comunicação da Casa serão transmitidos em TV aberta na Região Metropolitana do Recife, pela TV Alepe (canal 28.2), e, no Interior, pela TV Pernambuco.

Com 25 minutos de duração, o programa Plenário Alepe trará, de terça a sexta, um resumo dos debates no plenário, sempre às 8h15, sendo reprisado às 13h30.

O Em Discussão, por sua vez, será veiculado nas segundas, nos mesmos horários do Plenário Alepe, e, em 25 minutos, trará entrevistas com deputados e especialistas sobre temas relacionados ao Legislativo pernambucano e assuntos em discussão na Casa.

Os interprogramas Minuto Alepe e Info Alepe terão a duração de 60 segundos e apresentarão, respectivamente, um resumo dos fatos do dia no Parlamento Estadual, incluindo comissões, audiências públicas e solenes, e informações sobre a agenda, Ordem do Dia, visitas institucionais e publicações no Portal do Legislativo.

Os responsáveis pela Lava Jato contaram como foram feitas as investigações
Os responsáveis pela Lava Jato contaram como foram feitas as investigaçõesFoto: MPPR

Integrantes do Ministério Público de todo o País participaram, nos últimos dias 19 a 21, de um seminário sobre a Operação Lava jato, em Curitiba, que contou com a participação do staff responsável pelo operação que já virou até filme.

Leia também:
Dodge mantém só dois nomes de Janot na Lava Jato
Força-tarefa da Lava Jato 'repudia' acusação contra amigo de Moro
 

Iniciativa dos Ministérios Públicos do Paraná e de Pernambuco, do Ministério Público Federal do Paraná e da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar), o I Workshop Experiências da Força-Tarefa Lava Jato: técnicas especiais de investigação para o enfrentamento da corrupção debateu como técnicas de denúncia e tipologias de lavagem de dinheiro, investigação patrimonial, sigilo fiscal, bancário e telemático, notícias anônimas, relatórios de auditoria e colaboração premiada.

Iniciada em março de 2014, a Operação Lava Jato, que está em sua 45ª fase, é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro do país. No Paraná, já soma mais de 1,7 mil procedimentos instaurados, 97 prisões preventivas e 303 pedidos de cooperação internacional, além de 158 acordos de colaboração premiada com pessoas físicas.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, se disse emocionado e realizado com a participação no evento.

"Muito honrado pelo reconhecimento de vários integrantes do MP brasileiro por ter idealizado e contribuído com organização do maior e melhor curso de investigação criminal do Brasil. Foi um sucesso extraordinário com a presença de membros dos MPs de todos Estados. Um rica e exitosa troca de experiências que irá ser reeditada no próximo ano", avaliou Francisco Dirceu Barros.

O encerramento do evento foi realizado pelo procurador da República e coordenador da força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná, Deltan Dallagnol, e pelo procurador-geral de Justiça do MPPR, Ivonei Sfoggia, que agradeceu a equipe da Procuradoria da República e os participantes pela presença no evento.

Eduardo da Fonte recebe a direção da Fundação Altino Ventura
Eduardo da Fonte recebe a direção da Fundação Altino VenturaFoto: Divulgação

A presidente e vice-presidente da Fundação Altino Ventura, Liana Ventura e Marcelo Ventura, respectivamente, se reuniram, na manhã desta sexta-feira (22), em Brasília, com o deputado federal Eduardo da Fonte e receberam dele o compromisso de que trabalhará para que o Governo Federal amplie o atendimento desenvolvido pela Fundação Altino Ventura, no estado de Pernambuco, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Demonstrei que a fundação, que é referencia na área, necessita de uma atenção especial para fazermos mais para ajudar em causas relevantes para o País e a reunião foi muito importante, porque sentimos o interesse”, destacou Liana Ventura.

Durante o encontro, Da Fonte destacou que a saúde tem que ser prioridade nos governos.

“O poder público não deve fechar os olhos para a realidade. E, quando encontramos profissionais dedicados a ajudar o próximo, o governo tem que dar todas as condições”, afirmou o parlamentar.

A Fundação Altino Ventura, que é uma instituição filantrópica, atua há 31 anos em assistência clínica, cirúrgica e de emergência oftalmológica à população de baixa renda, atende 35 mil pessoas ao mês em Pernambuco. O objetivo é ampliar o número.

Em 2016, por exemplo, foram realizadas pelo SUS 18.500 cirurgias de cataratas em Pernambuco, das quais 10.522 foram feitas pela fundação, ou seja, 57% dos casos.

Deputado pelo PMDB, Kaio Maniçoba fala sobre a pendenga envolvendo o controle do partido
Deputado pelo PMDB, Kaio Maniçoba fala sobre a pendenga envolvendo o controle do partidoFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Integrante do diretório nacional do PMDB, o deputado federal licenciado e secretário estadual de Habitação, Kaio Maniçoba (PMDB), vem acompanhando de perto embate pelo controle do partido em Pernambuco entre o grupo do deputado federal Jarbas Vasconcelos e o senador Fernando Bezerra Coelho. No Cafezinho com a colunista de política da Folha de Pernambuco Renata Bezerra de Melo e o editor deste blog, Márcio Didier, o peemedebista classifica como “violenta” a forma pela qual o senador ingressou no partido. “O formato colocado por Fernando contra Jarbas foi de uma violência muito grande. Jamais vista dentro da política de Pernambuco”, afirmou o parlamentar, que também falou das eleições de 2018.

Veja o vídeo:

 

Veja a segunda parte da conversa:



Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, apresentou diretrizes para construção de um plano de governo
Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, apresentou diretrizes para construção de um plano de governoFoto: Divulgação

Por Ulysses Gadêlha
Da Folha de Pernambuco

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), protocolou na tarde desta quinta-feira, 21, sua intenção de concorrer ao governo do Estado pelo partido. O tucano apresentou, na ocasião, cinco diretrizes para formatação de um programa de governo, abordando questões como mobilidade, desenvolvimento social e segurança.

No ato, que contou com adeptos do ex-prefeito, Elias ainda direcionou críticas ao rumo que o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), vem dando à legenda, ensaiando uma composição com os possíveis candidatos Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (PMBD). Ele confirma que o partido deve estar na oposição, mas que deve trabalhar no campo das ideias, buscando sempre uma posição de protagonismo que reflita o tamanho do partido no âmbito nacional.

“Nós não podemos ser apêndices de outros grupos políticos. Eu não estou aqui por causa de cargos, quero elevar o debate, porque é o que o povo de Pernambuco precisa e espera. Ninguém autorizou (Bruno Araújo) a dialogar com outras forças. Nós temos nomes para disputar o governo do Estado”, disparou Elias Gomes.

O programa Novo Mais Educação em Pernambuco recebeu, do Ministério da Educação, a segunda parcela de 2016, no valor de R$ 21 milhões, que beneficiará mais de 532 mil alunos em 1.956 escolas públicas em todo o país.

Leia também:
Mendonça autoriza R$ 22,7 mi para recuperação de escolas
 

“O Novo Mais Educação visa melhorar a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática, por meio da ampliação do número de vagas de educação em tempo integral”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Para todo País foram liberados R$ 289,82 milhões para o programa, beneficiando mais de 9 milhões de alunos em 31.011 escolas públicas em todo o país.

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, é a primeira vez que o programa tem todo o seu ciclo pago dentro do mesmo exercício.

“Pela primeira vez na história do programa, ele é executado com início, meio e fim, dentro do mesmo exercício. Isso é muito importante, porque permitiu que as escolas fizessem e seguissem um planejamento para o ano letivo”, afirma.
Os recursos fazem parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e são enviados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC que coordena os repasses às redes de ensino.

Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB) em audiência no ministério
Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB) em audiência no ministérioFoto: Divulgação

O município de Petrolina, no Sertão, ganhou sinal positivo para a implantação de mais um restaurante popular para a oferta de comida barata à população. A sinalização dos recursos do governo federal, na ordem de R$ 1,5 milhão, foi dada na noite dessa quarta-feira (20) pelo ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra (PMDB-RS), ao senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB). A confirmação do convênio, que será firmado entre a pasta e o município, atende a pedido feito ao ministro pelo prefeito Miguel Coelho (PSB).

Durante a audiência, em Brasília, Osmar Terra e o senador também conversaram sobre o provável período para a celebração da parceria e o início do processo de construção do restaurante popular: primeira quinzena do mês de outubro.

“Vamos trabalhar muito para que o restaurante esteja concluído o mais rapidamente possível, beneficiando não só a população mais carente como também todos os petrolinenses que buscarem uma alimentação boa e saudável”, comemora Bezerra Coelho.

Antes do encontro com Osmar Terra, o senador recebido pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Na sede do ministério, Fernando Bezerra Coelho solicitou a liberação de recursos federais para a execução de três convênios com a Prefeitura de Petrolina. O principal deles – cujo investimento foi sinalizado na quarta à noite pelo ministro – é direcionado à construção da ciclovia da Orla.

No decorrer da audiência com o parlamentar, Picciani solicitou que a área técnica do ministério analise as possibilidades para a liberação dos recursos da forma mais célere possível. Além da ciclovia, o governo federal também investirá em outros dois convênios, que preveem a construção de três Clubes de Bairro e de um Centro de Iniciação ao Esporte.

“São grandes notícias à nossa Petrolina, que trazem ainda mais alegria e autoestima à população nesta semana de comemoração do aniversário da cidade”, afirma o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Nesta quinta-feira (21), Petrolina completa 122 anos de emancipação política.

O senador Fernando Bezerra chega ao município no final da tarde para acompanhar, ao lado do prefeito, o Desfile Cívico na Avenida Guararapes.

Entrega do relatório da Comissão Especial da Previdência Social
Entrega do relatório da Comissão Especial da Previdência SocialFoto: Roberto Soares

Relator da Comissão Especial da Previdência Social, o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) fez a entrega, nesta quinta-feira (21), no plenário Eduardo Campos, do documento final do colegiado, que teve como presidente o líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Silvio Costa Filho (PRB).

Durante a conclusão dos trabalhos, Novaes destacou que a reforma é necessária, mas argumentou que é preciso adotar um critério que não ignore as diferenças regionais. O documento será enviado ao Ministério Público Federal (MPF) e à Presidência da República.

“O relatório pontua alguns encaminhamentos e traz reflexões importantes. A expectativa de vida do Piauí jamais será comparada a de Santa Catarina. A condição de vida do trabalhador rural não pode ser colocada de lado. E o modelo adotado pela reforma não pondera essas peculiaridades”, afirmou Novaes. Com o documento, o parlamentar espera sensibilizar o governo federal e congressistas.

O deputado ainda ressaltou que é o Brasil quem deve a Previdência. “Não é a Previdência quem deve ao País. Obras importantes como a construção de Brasília, a Transamazônica e a ponte Rio-Niterói foram realizadas com o dinheiro da Previdência”, disse.

assuntos

comece o dia bem informado: