Foram encontrados 234 resultados para "Setembro 2017":

Governador Paulo Câmara
Governador Paulo CâmaraFoto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco

Por Anderson Bandeira
Da Folha de Pernambuco

O governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), reagiu, nesta quinta-feira, 21, as críticas feita pela oposição sobre a segurança e o pedido de convocação da Força Nacional para atuar no território pernambucano. Após participar do ato de conclusão do curso de formação e habilitação de 1,5 mil policiais, o gestor anunciou outras medidas como a realização de mais concurso. No entanto, aproveitou o momento para cobrar responsabilidade dos adversários na discussão do tema.

"Ninguém está escondendo que temos desafios. Agora ter responsabilidade com o tema. Vamos trabalhar para a população e não para uma minoria", disse o socialista em resposta às críticas da oposição. No ato, Paulo Câmara admitiu que o Estado enfrenta inúmeros desafios no setor que os indicadores apontam. Mas, assegurou que vem tomando providências com a implementação de policiais nas ruas. "Eles querem eleitoralizar o debate. Um debate que o povo pernambucano não quer".

Paulo Câmara avaliou ainda que ao pedir a Força Nacional à oposição demonstra desconhecimento nas atribuições que são de competência da União e o planejamento de recompletamento da tropa quero governo do Estado vem realizando.

Vereador entregou o documento na sede da Administração Municipal
Vereador entregou o documento na sede da Administração MunicipalFoto: Divulgação

O vereador do Recife Ricardo Cruz (PPS) apresentou ao secretário de Saúde da Cidade, Jailson Correia, nesta quinta-feira (21), um relatório indicando problemas nas unidades públicas de saúde que atendem a população nos bairros do Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul da Capital. Entre os pontos apresentados pelo vereador, a falta de atendimento para cerca de duas mil pessoas. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura do Recife.

Ao todo, são cinco unidades de saúde que atendem a população da área: três unidades de saúde da família (postos de saúde), uma unidade básica e uma policlínica. "As cerca de duas mil pessoas que não estariam sendo atendidas seria porque os endereços (cadastros) não constam nas unidades", comenta o vereador.

Os outros problemas relacionados dizem respeito a falta de medicação e médicos, além da dificuldade nas marcações de exames.

O secretário Jailson Correia acolheu o relatório e afirmou que vai encaminhar e reforçar o monitoramento junto à gerência regional.

Ricardo Cruz também apresentou ao secretário Jailson Correia um projeto de inserção do médico veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A ideia não traria custos à gestão, segundo o vereador.

Pedro Valdo deu nome ao movimento dos valdenses
Pedro Valdo deu nome ao movimento dos valdensesFoto: Reprodução da internet

Hely Ferreira * 

Os dois primeiros séculos do segundo milênio, deram sinais de que haveria mudanças na Igreja e na parte do mundo Ocidental.

A cristianização dos vikings, que até então era um povo extremamente violento. Tanto é, que perseguiram igrejas e mosteiros nos séculos XI e XII.

Depois de cerca de 400 anos de opressão islâmica contra os cristãos do Oriente, a igreja resolveu confrontar as atrocidades. Dando início em 1095, pelo papa Urbano II, as cruzadas.

O papa Gregório VII, defendeu que se construíssem escolas nas dependências das catedrais. O núcleo se tornou em universidades. Frutos do decreto de Carlos Magno. As principais universidades foram Bolonha (1088), Oxford (1096), Paris (1150) e Cambridge (1209).

No quadro assim, apareceu Pedro Valdo, que abandonou a riqueza, dando nome ao movimento dos valdenses. É considerado o mais velho precursor da Reforma. Importante lembrar, que não se deve confundir com os Cátaros, ou Albigenes. Há livros que os colocam juntos, mas esse segundo grupo é considerado herético.

Pedro Valdo era um comerciante rico de Lyon, entre os anos de 1160 e 1176. Existem várias narrativas com relação a sua conversão ao cristianismo, mas o texto de Mt. 199: 16 -21 é o que se fala que foi decisivo em sua vida. Ao se converter ao cristianismo, juntou o suficiente para ajudar aos necessitados e restituiu aos que havia defraudado. Além disso, remunerou dois clérigos para que traduzissem partes do Novo Testamento. Com as cópias, ele se dedicou a ensinar o batismo de adultos e o retorno às escrituras.

Em 1779, seus seguidores compareceram ao IIII Concílio de Latrão. O papa Alexandre III reconheceu o valor das ideias do grupo. Porém, no ano de 1183, ele e os seguidores. Foram impedidos de pregar pelo bispo de Lyon, tendo a concordância do papa Lúcio III, passando o grupo a se reunir em grutas.

P.S. Este artigo é o primeiro de uma série com relação aos 500 anos da Reforma Protestante.

* Hely Ferreira é cientista político e escreve no Blog da Folha nas quintas-feiras.

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin é potencial candidato à Presidência da República
Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin é potencial candidato à Presidência da RepúblicaFoto: Divulgação

O mundo político estará reunido, na próxima segunda-feira (25), no Fórum Nordeste 2017 - Desafios e Oportunidades nos Setores de Biocombustíveis, Etanol e Energias Limpas, que acontece, a partir das 8h30, no Arcádia Paço Alfândega.

Entre as presenças confirmadas, os ministros Fernando Filho (Minas e Energia), Mendonça Filho (Educação) e Bruno Araújo (Cidades). Também estão presentes os governadores Paulo Câmara, Renan Filho (AL) e Geraldo Alckmin (SP), apontado como principal presidenciável do PSDB.

No evento, políticos e empresários vão poder conhecer as propostas do governo federal para o setor, que nos últimos anos, devido à política de controle dos preços dos combustíveis fósseis, perdeu espaço na matriz energética do país.

Leia também:
RenovaBio: chegou a vez do etanol
Fernando Filho conversa com prefeitos da Mata Norte sobre energias renováveis

Realizado pelo Grupo EQM, com o apoio do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), Fórum Nordeste 2017 vai discutir os desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis, etanol e energias limpas.

Entre os painéis, estão o “RenovaBio – Uma Nova Política de Biocombustíves para o Brasil”, “O Setor Sucroenergético e a Implementação do Acordo de Paris” e “Planejamento Energético Nacional: Perspectivas de Demanda e Oferta de Etanol, Gasolina, Biodiesel e Diesel”.

PELO BRASIL
O governador Geraldo Alckmin, assim como está fazendo o seu companheiro de partido e prefeito de São Paulo, João Doria, vem percorrendo o Brasil para reforçar seu nome como pré-candidato do partido ao Palácio do Planalto.

Com 39,3 milhões de eleitores, ou seja, 26,9% de todo o eleitorado nacional, segundo o Tribunal Superior Eleitora (TSE), o Nordeste é a segunda região mais importante do país na hora do voto. Desta forma, nenhum candidato à presidência da república pode desprezar a região.

Na vinda ao Recife, o governador vai poder se reunir com políticos e empresários de Pernambuco e da região. 

Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE)
Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE)Foto: Reprodução/Google Maps

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou uma nota sobre a Operação Mata Norte, deflagrada nesta quinta-feira (21), pela Polícia Federal (PF). As investigações giram em torno da gestão municipal anterior de Lagoa do Carro, na Mata Norte. No texto, o TCE-PE afirma que está colaborando com os demais órgãos de controle da administração pública, como a PF, Polícia Civil e Ministério Público Federal (MPF), "em relação às supostas organizações criminosas acusadas de atuar no fornecimento de merenda escolar a prefeituras da região".

Leia também:
[Vídeo] PF prende nove após investigação de fraude em merenda escolar na Mata Norte


"Como a própria nota oficial da Polícia Federal registrou, foram utilizadas informações do TCE-PE na Operação. Expressiva parte das informações custodiadas pelo TCE-PE sobre o tema já estão disponíveis na Internet", diz o texto. "Além disso, servidores do TCE-PE mantiveram recentemente reunião com delegados da Polícia Federal em Pernambuco, apresentando dados levantados em auditorias do órgão sobre merenda escolar", continua.

O Tribunal ainda afirma se manter à disposição dos demais órgãos para colaborar com a investigação.

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

Nota oficial do TCE-PE sobre a Operação Mata Norte da Polícia Federal

I- Sobre a Operação Mata Norte, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21), que investiga a gestão municipal anterior de Lagoa do Carro, o TCE-PE tem a informar que está mantendo estrita colaboração com os demais órgãos de controle da Administração Pública, especialmente Polícia Federal, Polícia Civil e Ministério Público Federal, em relação às supostas organizações criminosas acusadas de atuar no fornecimento de merenda escolar a prefeituras da região.

II- Como a própria nota oficial da Polícia Federal registrou, foram utilizadas informações do TCE-PE na Operação. Expressiva parte das informações custodiadas pelo TCE-PE sobre o tema já estão disponíveis na Internet, dentro da prática de transparência do órgão, podendo ser consultadas por qualquer cidadão no Portal Tome Conta (www.tce.pe.gov.br/tomeconta).

III- Além disso, servidores do TCE-PE mantiveram recentemente reunião com delegados da Polícia Federal em Pernambuco, apresentando dados levantados em auditorias do órgão sobre merenda escolar.

IV- Em relação aos desdobramentos desta Operação, o TCE-PE permanecerá à disposição dos seus parceiros para colaborar com a investigação, dentro de suas funções constitucionais de controle externo.

V- Oportunamente, o TCE-PE juntará as novas informações da Operação aos processos de prestação de contas dos ex-gestores públicos envolvidos. No âmbito do Tribunal de Contas, as novas informações poderão resultar em rejeição de contas, multa e devolução de recursos públicos ao município.

Tribunal de Contas de Pernambuco, Recife, 21 de setembro de 2017.

Lucas Ramos:?“Seríamos contemplados com a indicação”
Lucas Ramos:?“Seríamos contemplados com a indicação”Foto: Henrique Genecy

A Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) pretende ingressar com uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) com o intuito de barrar a privatização da estatal. Essa e outras ações foram definidas pelo colegiado, que também tratou de agenda de audiências públicas em cidades banhadas pelo Rio São Francisco e que serão atingidas pela transposição.

Leia também:
Audiência na Alepe discute privatização da Chesf
Alepe instala Frente Parlamentar em Defesa da Chesf
Governadores nordestinos divulgam carta contra privatização da Chesf

“A representação junto ao MPF vai ocorrer em paralelo à ação popular que estamos desenvolvendo para obstruir a venda do patrimônio do povo brasileiro”, explicou o coordenador-geral da Frente, deputado Lucas Ramos (PSB).

Ainda segundo o socialista, a frente parlamentar também planeja realizar audiências públicas nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco, Floresta e Petrolândia. “Queremos, junto com a União dos Vereadores de Pernambuco, identificar todos os integrantes de câmaras municipais que apoiam a Chesf e são contra a privatização”, adiantou Ramos.

O colegiado planeja, ainda, visitar os governadores de Alagoas, Sergipe e Bahia, além do próprio governador Paulo Câmara (PSB).

No encontro, também foi proposto um Voto de Aplausos ao governador pelo posicionamento de Câmara contra a privatização da Chesf, em carta assinada em conjunto com todos os governadores do Nordeste.

Operação da Polícia Federal
Operação da Polícia FederalFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Polícia Federal de Alagoas desencadeou na manhã desta quinta-feira (21) a Operação Miolo de Pote, que investiga indícios de má administração de recursos públicos pela gestão municipal da cidade de Olivença, no Sertão alagoano. Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e seis de condução coercitiva na cidade de Petrolândia, no Sertão pernambucano, em Olivença e Santana do Ipanema (em Alagoas) e em Fortaleza e Jardim (no Ceará).

A investigação teve início após gravações de conversas de possíveis irregularidades. As evidências foram compartilhadas para uma nova investigação, que verificou o desvio de recursos da prefeitura municipal, por meio de pagamentos superfaturados de shows para a festa de emancipação política da cidade, em fevereiro de 2017. A realocação de postes da prefeitura para instalação em imóvel pertencente ao atual gestor municipal também faz parte do inquérito.

Um efetivo de 40 policiais federais da Superintendência Regional da PF de Alagoas foi utilizado, com apoio de unidades em Pernambuco e no Ceará, para execução das medidas judiciais. O material arrecadado será levado à sede da Polícia Federal em Alagoas, onde será analisado posteriormente.

Convite da Caminhada pela Paz
Convite da Caminhada pela PazFoto: Divulgação

Um dia após a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), vir ao Recife solicitar ao Governo do Estado mais segurança para o município do Agreste, ocorre, nesta quinta-feira (21), na cidade, uma caminhada pela paz. A atividade tem concentração na Estação Ferroviária, às 16h.

A prefeita Raquel Lyra apresentou ao Governo do Estado a “Carta de Caruaru”, na quarta-feira (21), que elenca ações de apoio ao plano municipal ‘Juntos pela Segurança’, lançado na terça-feira (19).

No documento, há pedidos como melhoria na estrutura para funcionamento dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social (SDS), transformação do 4º BPM para atendimento exclusivo para o município, estruturação de atendimento e despacho de emergência 190 e funcionamento em Caruaru.

A prefeita, acompanhada de sua comitiva, foi recebida pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, João Campos (PSB), e o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto. Em seu pronunciamento, o secretário informou que será feita um encontro preparatório sobre Caruaru para a coleta de informações para a reunião do Pacto pela Vida.

Prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira
Prefeito de Jaboatão, Anderson FerreiraFoto: Flávio Japa/Folha de Pernambuco

Ao que parece a disputa pelo controle do PR foi levada para o Executivo. Depois de o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira ter criticado a Secretaria de Transportes, comandada pelo presidente do seu partido, Sebastião Oliveira, pelo fato de as obras da BR-101 começaram por Paulista e não por Jaboatão.

Leia também:
Sebastião rebate Anderson Ferreira: Causa surpresa o desconhecimento sobre a obra
Anderson condena o fato de as obras da BR-101 começarem por Paulista 

Após ter sofrido revide do correligionário, Anderson Ferreira divulgou nota contestando as informações de Sebastião.

Veja a nota:

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, esclarece os equívocos do secretário estadual de Transportes, a respeito da obra de requalificação da BR-101. O gestor defende que os trabalhos deveriam iniciar no trecho de Jaboatão, que se encontra em estado crítico, e não por Paulista.

1 – A responsabilidade por definir a diretriz e a gerência da obra de requalificação da BR-101 é do Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes. O DNIT é responsável pela gestão do empreendimento, para garantir que o contrato seja cumprido.

2 – Acho que quem não está transitando é o secretário estadual de Transportes, que não compareceu às reuniões para tratar do projeto de obras estruturais em Jaboatão dos Guararapes. No momento em que me referi ao trecho da BR-101 entre a fábrica da Vitarella e a Estrada da Batalha, foi sobre outro projeto tratado com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e as empresas instaladas em Jaboatão, através do Proinfra. São obras estruturais que beneficiarão todo o entorno daquela região com novas vias, passarelas e túnel. Participaram das três reuniões, já realizadas desde o mês de junho, representantes da Prefeitura do Jaboatão, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, AD-Diper, DNIT, Suape e das empresas. A definição do projeto, inclusive, ocorreu durante reunião com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry. A Secretaria Estadual de Transportes foi convidada e não enviou representantes. Isso mostra falta de sintonia.

3 – Quando o secretário estadual de Transportes afirma que o trecho da BR-101 Sul passa por obras emergenciais, admite falta de preocupação com o dinheiro público, pois serão gastos recursos públicos duas vezes num mesmo ponto da BR. Tivesse a obra iniciado no ponto mais degradado e crítico da via, que fica justamente em Jaboatão, os problemas já seriam resolvidos definitivamente.

4 – Apesar de a Secretaria Estadual de Transportes ser a responsável pela obra de requalificação da BR-101, o secretário joga para a empresa contratada a decisão de onde os trabalhos devem começar. Diante disso, acho que estamos perdidos, porque a Secretaria demonstra não ter poder de decisão.

Anderson Ferreira, prefeito do Jaboatão dos Guararapes

Nota do Blog da Folha: Caso o secretário volte a rebater, a resposta será anexada neste post, encerrando o bate-boca.

Adalberto se filia ao Avante na presença de Silvio Costa e Luis Tibé (MG),
Adalberto se filia ao Avante na presença de Silvio Costa e Luis Tibé (MG),Foto: Divulgação

O deputado federal Adalberto Cavalcanti (ex-PTB) é, sem sombra de dúvida, um político inquieto. Em 2015 trocou o PTB pelo PMB. Em poucos dias, foi para outra legenda até se abrigar... no PTB. Agora, o parlamentar faz novo movimento. Livre da cláusula de barreira, pelo fato de a primeira troca ter sido feita, à época, para um partido recém-criado o PMB, ele agora decidiu trocar de novo de legenda.

Leia também:
Sílvio Costa quer ser o “senador de Lula” em 2018
 

Foi abrigar-se no Avante (antigo PTdoB), que tem no Estado o deputado federal Silvio Costa como principal nome, dentro do trabalho de fortalecimento para as eleições majoritária e proporcional de 2018.

Ex-prefeito de Afrânio, por dois mandatos (2000 e 2004), ex-deputado estadual (2010), nas eleições de 2014 Adalberto Cavalcanti foi eleito deputado federal por Pernambuco. O ingresso do deputado no Avante foi oficializado em reunião conduzida pelos também deputados federais, Sílvio Costa (PE) e Luis Tibé (MG), respectivamente presidentes estadual de Pernambuco e nacional do partido.

"O deputado Adalberto Cavalcanti é uma grande liderança do Sertão de Pernambuco e um parlamentar que trabalha intensamente pela região do São Francisco. É muito importante para o Avante o ingresso de Adalberto Cavalcanti. Fortalece o partido que se prepara para as importantes eleições do próximo ano", exaltou Sílvio Costa, que é pré-candidato ao Senado.

assuntos

comece o dia bem informado: