Foram encontrados 402 resultados para "Setembro 2019":

Cinco artistas trabalharam na grafitagem do muro do TCE
Cinco artistas trabalharam na grafitagem do muro do TCEFoto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcos Loreto, tomou uma atitude de responsabilidade social e cidadania. Os muros do TCE estavam pichados e sujos e para reparar os danos causados, de forma exemplar, Marcos Loreto reuniu cinco artistas, coordenados por Félix Farfan, que grafitaram a arte da xilogravura. Uma verdadeira homenagem à arte popular de Pernambuco, como disse a jornalista Karla Almeida, Diretora de Comunicação do TCE.

A iniciativa partiu do presidente do TCE, Marcos Loreto

A iniciativa partiu do presidente do TCE, Marcos Loreto - Crédito: Divulgação

Congresso Nacional
Congresso NacionalFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (Sindicontas-PE) enviou carta aos deputados federais e senadores por Pernambuco cobrando um posicionamento deles sobre um levantamento realizado por pesquisadores do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Universidade de Campinas (Cecon/Unicamp) que apontou “indícios de falsificação ou, no mínimo, incompetência inexplicável” nos cálculos do governo que baseiam a proposta de Reforma da Previdência.

Os pesquisadores obtiveram uma planilha com cálculos oficiais do Ministério da Economia por meio da Lei de Acesso à Informação, auditaram e concluíram que “os cálculos manipulam os dados sem respeitar a legislação e inflam o custo fiscal das aposentadorias atuais para justificar a reforma e exagerar a economia fiscal e o impacto positivo (inexistente) sobre a redução da desigualdade da Nova Previdência”.

O Sindicontas-PE tem acompanhado de perto todo o processo de discussão e construção da Reforma da Previdência e a votação no Congresso Nacional.

“Encaminhamos essa carta com o estudo em anexo para conhecimento dos deputados e senadores de Pernambuco com o objetivo de saber como a bancada do nosso Estado tem acompanhado toda a discussão da Reforma da Previdência e cobrar uma fiscalização efetiva (dever constitucional do Poder Legislativo), em especial, diante deste novo estudo e da gravidade dos indícios que ele direciona”, diz o texto, assinado pelo presidente do Sindicato, Alexandre César Pimentel.

A carta ainda afirma que a pesquisa, por toda a fundamentação e por partir de dados oficiais, demanda explicações urgentes e embasadas por parte do Governo Federal.

Confira a carta aberta do Sindicontas-PE:

A medida vai devolver à Aldeia a sede da 3ª Companhia, que havia sido desativada em janeiro passado ainda na gestão anterior.
A medida vai devolver à Aldeia a sede da 3ª Companhia, que havia sido desativada em janeiro passado ainda na gestão anterior.Foto: Lins Andrade

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi Queiroz (SD), assinou, nesta sexta-feira (20), um projeto lei enviado à Câmara Municipal onde a prefeitura faz a cessão de um terreno para a instalação da 3ª Companhia do 20° Batalhão da Polícia Militar. O espaço fica quilômetro 11 da PE-27, na estrada de Aldeia. Com o gesto, a prefeita dá a contribuição do município nos esforços para melhorar a segurança pública não só em Camaragibe, mas em toda Região Metropolitana.

A medida vai devolver à Aldeia a sede da 3ª Companhia, que havia sido desativada em janeiro passado ainda na gestão anterior. O ato desta sexta, realizado no gabinete da prefeita, foi prestigiado por vereadores, secretários municipais, oficiais da PM e representantes do Fórum Socioambiental de Aldeia. O projeto de lei, agora, será apreciado e votado na Câmara Municipal.

“A prefeitura está dando a sua contribuição para ampliar a segurança dos camaragibenses com a cessão desse espaço. Estamos tendo um olhar diferente por Aldeia; tenho certeza que essa companhia ampliará o policiamento na região. Vamos ajudar, também, melhorando a iluminação da cidade e desenvolvendo políticas públicas em favor da paz”, pontuou Doutora Nadegi.

O comandante do 20º batalhão, Luiz Ignácio, comemorou a volta da sede do 20º batalhão à cidade. “Estamos dando passo após passo, e hoje foi um grande passo. Vamos suprir a necessidade que é da população”, disse o comandante.

A mediação do debate ficará a cargo do dirigente nacional do PDT e deputado federal Túlio Gadêlha.
A mediação do debate ficará a cargo do dirigente nacional do PDT e deputado federal Túlio Gadêlha.Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco


O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) participa, entre os dias 22 e 24 de setembro, da Climate Week de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O pedetista terá encontros com lideranças climáticas, integrará painel sobre o desmatamento na Amazônia e a política ambiental do governo Jair Bolsonaro e participa da reunião da Internacional Socialista sobre o clima

Gadêlha desembarca em Nova Iorque no domingo (22) e participa do evento Um Diálogo para a Amazônia Possível, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Na segunda-feira (23), integra o painel “Mudança climática e desmatamento na Amazônia: política ambiental de Bolsonaro e o futuro da floresta tropical” e, depois, reúne-se com membros da Youth Climate Leaders.

O parlamentar prestigia, na terça-feira (24), a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. No dia seguinte, antes de embarcar de volta ao Brasil, participa da reunião do Presidium da Internacional Socialista sobre as mudanças climáticas e a COP25 - Conferência das Partes da Convenção da Convenção do Clima das Nações Unidas.

“Com a inação de alguns governantes – incluindo Bolsonaro - em dar respostas ao apocalipse climático já anunciado, precisamos encontrar políticas socioambientais visando à solução da atual emergência climática e da Amazônia, que arde em chamas por causa da irresponsabilidade do governo brasileiro”, afirma Gadêlha.

Em coordenação com a ONU e a cidade de Nova Iorque, a Climate Week é administrada pelo The Climate Group, uma organização internacional sem fins lucrativos com foco em acelerar a ação climática. Governos, instituições acadêmicas, organizações artísticas, empresas, indivíduos e organizações sem fins lucrativos são convidados a participar do programa de eventos, que conta com painéis, exposições e seminários.

Grupo vai visitar e fiscalizar entidades e equipamentos voltados ao gênero que atuam no Recife
Grupo vai visitar e fiscalizar entidades e equipamentos voltados ao gênero que atuam no RecifeFoto: Divulgação / CMR

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Aline Mariano (PP), organizou uma agenda de trabalho itinerante que começa na próxima semana e deverá estar concluída em outubro. O grupo vai visitar e fiscalizar equipamentos e entidades que atendem mulheres em situação ou não de risco.

A ideia, segundo a presidente, é convidar membros de outras Comissões e entidades ligadas à causa feminina para juntas atuarem numa frente em favor da luta pela mulher. Também fazem parte do colegiado na Câmara do Recife as vereadoras Aimeé Carvalho (PSB), vice-presidente da Comissão; além das suplentes Goretti Queiroz (PSC) e Ana Lúcia (Republicanos).

A agenda começa na próxima terça-feira (dia 24), com uma visita e reunião conjunta na Comissão da Mulher na Assembleia Legislativa de Pernambuco, às 10h. O encontro acontecerá na sala da Comissão, no edifício administrativo, 4ª andar, onde acontece o primeiro debate da pauta: empreendedorismo.

“É importante alinharmos o trabalho com as deputadas estaduais e outras entidades que lutam diariamente a fim de dar maior visibilidade as pautas feminina. Precisamos conquistar mais espaços, garantir direitos, protagonismo e impulsionar ações que deem voz as mulheres”, justificou Aline Mariano.

Além da Comissão da Alepe, o colegiado tem programado encontros com entidades e serviços como Hospital da Mulher, Centro de Referência Clarice Lispector, Instituto Maria da Penha, Secretaria Especial da Mulher do Município e do Estado, entre outros.

De acordo com Aline Mariano, serão discutidos nesses encontros diversos temas voltados às recifenses, como saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos, prevenção e enfrentamento à violência, educação inclusiva, não sexista, não racista, autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho. Ainda serão elaborados relatórios da situação dos serviços oferecidos na rede de atendimento.

Além de figurar na categoria Valorização dos Bancos Públicos, ele está no ranking da categoria Geral que reúne os melhores deputados da legislatura.
Além de figurar na categoria Valorização dos Bancos Públicos, ele está no ranking da categoria Geral que reúne os melhores deputados da legislatura.Foto: Divulgação



O deputado Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara, foi considerado um dos dez parlamentares que mais se destacaram por sua atuação legislativa e é um dos agraciados com o Prêmio Congresso em Foco 2019, um dos mais importantes e acreditados certames de aferição de desempenho parlamentar do País.

Além de figurar na categoria Valorização dos Bancos Públicos, ele está no ranking da categoria Geral que reúne os melhores deputados da legislatura.
Tadeu Alencar foi o único congressista de Pernambuco premiado. Para ele a escolha, que contou com os votos de um júri especializado do site Congresso em Foco, reflete o trabalho permanente em defesa de bandeiras progressistas e democráticas e a presença constante junto ao eleitor.

“Trata-se de um privilégio este reconhecimento, tanto do público quanto do júri. Agradeço muito, ao mesmo tempo em que reconheço que aumenta o meu compromisso com meu Estado e com o meu País”, afirmou o deputado.

Sobre o prêmio recebido pela defesa dos bancos públicos, o parlamentar foi enfático. "No momento em que o patrimônio estratégico do Brasil sofre um ataque especulativo dessa monta, em que o governo diz que tem que vender tudo, e repete tudo, é uma honra, um privilégio, ter um reconhecimento de ser um instrumento de defesa dos bancos públicos, que cumprem um papel social de grande relevância no Brasil", pontuou.

Desde o início da sua vida pública, o parlamentar, que foi bancário durante nove anos, vem tendo uma atuação firme e destacada em defesa de bancos e instituições públicas.

A escolha, nas duas categorias, foi feita em meio a mais de 500 parlamentares, entre deputados federais e senadores.

Deputado federal Silvio Costa Filho (PRB), em entrevista à Rádio Folha
Deputado federal Silvio Costa Filho (PRB), em entrevista à Rádio FolhaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em entrevista à Rádio Folha (FM96,7), nesta sextra-feira (19), o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) comemorou o acordo feito pelo Governo Federal com estados e municípios para a divisão dos recursos do Pré-Sal, que deverá será leiloado no mês de novembro. O parlamentar comentou ainda sobre o encontro de prefeitos da CNM, o Pacto Federativo, a PEC paralela da reforma da Previdência, reforma Tributária, entre outros assuntos da politica nacional e local.

De acordo com o deputado, o leilão do Pré-Sal deverá render ao Brasil cerca de R$106 bilhões. Deste total, R$ 26 bilhões serão devolvidos à Petrobrás e R$ 70 bilhões serão disponibilizados nos cofres da União, que repassará R$ 21 bilhões a estados e municípios, sendo R$ 10,5 bilhões para cada ente federativo. "Só em Pernambuco, será investido R$ 1, 1 bilhão de reais", comemorou.

"São novos recursos que chegam para os Estados e municípios poderem melhor prover os seus programas sociais e ampliar investimentos. Isso sem duvida alguma além de ser importante para a população, vai nestimular a geraçlão de emprego e renda nos municípios", avaliou Silvio Costa Filho.

Ouça o podcast:

Presidente do ICLEI América do Sul, prefeito Geraldo Julio convocou as 75 cidades filiadas para a Mobilização e participou do ato no Recife na manhã desta sexta-feira (20)
Presidente do ICLEI América do Sul, prefeito Geraldo Julio convocou as 75 cidades filiadas para a Mobilização e participou do ato no Recife na manhã desta sexta-feira (20)Foto: Andrea Rego Barros / PCR

Recife participou da Mobilização Global pelo Clima, realizado na manhã desta sexta-feira (20), na Praça da República, no bairro de Santo Antônio. O prefeito Geraldo Julio (PSB) participou da atividade, que reuniu cerca de 500 crianças da rede municipal de ensino. “Todos os dias o planeta dá sinais de que precisamos habitá-lo de uma maneira diferente, trata-lo de uma maneira melhor e mais responsável”, disse o gestor.

As crianças reforçaram o coro em prol do meio ambiente e se juntaram a 125 países e milhares de pessoas que foram às ruas hoje para sensibilizar a sociedade sobre a emergência do assunto. Juntas passaram o recado na forma de um painel humano com a frase "Salvem o Planeta".

Presidente para a América do Sul do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, o prefeito Geraldo Julio convocou as 75 cidades signatárias no continente para aderirem a ação. Durante a mobilização, o gestor também destacou as ações que o Recife tem realizado em relação às mudanças climáticas. “Desde o início da gestão firmamos um acordo para diminuir as emissões de gases do efeito estufa e criamos um plano de redução das emissões desses gases, que já deu resultados. Também acabamos de fazer uma Maratona Verde onde plantamos 10 mil árvores em apenas uma semana junto com a população”, afirmou o prefeito.

Na mobilização desta manhã na Praça da República, onze escolas da rede de municipal de ensino participaram de uma série de ações como apresentação de Rap, com letra criada pelos próprios estudantes e exposição fotográfica, com registros de trabalhos feitos em sala de aula. As atividades culminaram na formação de um painel humano em que, juntos, eles ficaram dispostos em pé ao lado uns dos outros de maneira a construir a frase ‘Salve o Planeta’, chamando a atenção da população para o dia.

A programação continuou em outros locais do Recife. No Centro de Convivência do Jardim Botânico do Recife, às 10h aconteceu uma Mesa Redonda, com o tema: Recife Resiliente – Trilhando caminhos à luz do ODS 13, que teve como objetivo discutir as medidas para combater as mudanças climáticas.

Mobilização Global Pelo Clima – A mobilização que acontece durante todo o dia de hoje, 20 de setembro, em defesa do ambiente está sendo convocada em 125 países, por milhares de organizações, redes internacionais, coletivos locais, grupos de cidadãos, entre outros. Presidente do ICLEI na América do Sul, o prefeito Geraldo Julio enviou comunicado para 75 cidades signatárias da rede para que promovam ações que chamem atenção para o aquecimento do planeta

As “greves” pelo clima são um fenômeno recente e em rápida expansão. Um movimento precursor ocorreu às vésperas da Conferência sobre o Clima em Paris, em novembro de 2015. Em mais de cem países, cerca de 50 mil pessoas foram às ruas, defendendo bandeiras que articulavam o ambiental com o social. Havia, então, três reivindicações básicas: redução drástica do uso de combustíveis fósseis, desenvolvimento de fontes energéticas alternativas e garantia dos direitos dos refugiados climáticos. Porém, em 2018, foi desencadeada uma nova cena por uma garota sueca chamada Greta Thumberg, então com 15 anos. Em agosto do ano passado, Greta iniciou um protesto pessoal. Durante as três semanas que precederam as eleições legislativas de seu país, ela dirigiu-se todos os dias ao Parlamento, no horário de aulas, portando um cartaz onde se lia “greve estudantil pelo clima”. Passado o pleito, anunciou que manteria a ação todas as sextas-feiras, e denominou-as Fridays for Future.


clima

Crédito: Andrea Rego Barros / PCR

O prefeito Miguel Coelho e o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, assinaram a ordem de serviço, nesta quinta (19)
O prefeito Miguel Coelho e o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, assinaram a ordem de serviço, nesta quinta (19)Foto: Alexandre Justino

As comunidades da Vila Eduardo, Terras do Sul, São Jorge e Jardim Petrópolis terão 25 ruas pavimentadas. O prefeito Miguel Coelho e o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, assinaram, nesta quinta (19), uma ordem de serviço para obras de infraestrutura nessas quatro localidades. A intervenção deve começar já na próxima semana e tem investimento de R$ 3 milhões.

A pavimentação será realizada com paralelepípedos nessas 25 vias. Entre as ruas que receberão obras estão a Monteiro Lobato, Estácio de Sá e Glauber Rocha (Vila Eduardo); Carpinteiro (Terras do Sul); 4 e 5 (Jardim Petrópolis); e Zinco, Fosfato e Frâncio, no São Jorge.

A previsão é entregar as ruas prontas em quatro meses. "Essa parceria com a Codevasf é muito importante para Petrolina. São mais obras em comunidades que precisavam de investimento em infraestrutura e que ficarão valorizadas quando saírem da lama e poeira", resumiu o prefeito sobre a relevância do trabalho para as quatro comunidades.

Confira a lista de ruas:

Terras do Sul
- Rua do Carpinteiro
- Rua das Violetas
- Rua dos Pinheiros

Jardim Petropólis
- Rua 04
- Rua 05
- Rua 06

São Jorge
- Rua do Frâncio (Rua 03)
- Rua do Zinco (Rua 04)
- Rua da Silícia (Rua 05)
- Rua da Macassita (Rua 06)
- Rua do Brilhante (Rua 07)
- Rua do Fosfato (Rua 08)

Vila Eduardo
- Rua Monteiro Lobato
- Rua Cabrobó I
- Travessa Tiradentes
- Travessa Raquel de Queiroz
- Rua Janete Clair
- Travessa Dr. Obertiol
- Rua Glauber Rocha
- Rua Padre Cícero
- Rua Estácio de Sá
- Rua Raquel de Queiroz
- Rua Ulisses Guimarães
- Rua Dantas Barreto
- Rua Dr. Obertiol

2 anexos

Secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa participou do evento
Secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa participou do eventoFoto: Divulgação


O secretário de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluisio Lessa (PSB)acompanha a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) na inauguração de mais um telecentro. A nova unidade, que funcionará na escola Renato Fonseca, em Jardim Brasil (Olinda), será inaugurada nesta segunda-feira (23), ás 15h. Já na quinta (26), será a vez do colégio Sagrado Coração de Maria, em Amaro Branco, também em Olinda, receber uma unidade do telecentro.

A ação visa trabalhar a inclusão digital na rede estadual. Os espaços oferecem cursos básicos de informática e a população das comunidades em que estão instalados esses espaços tem livre acesso à internet.

assuntos

comece o dia bem informado: