Foram encontrados 30 resultados para "Camaragibe":

Nesta semana, a prefeita Doutora Nedegi recebeu a equipe da vice responsável pela iniciativa e já iniciou a sua implementação.
Nesta semana, a prefeita Doutora Nedegi recebeu a equipe da vice responsável pela iniciativa e já iniciou a sua implementação.Foto: Lins Andrade

Camaragibe é a cidade da Região Metropolitana do Recife que mais emprega mulheres, segundo levantamento do Governo do Estado. Nesse sentido, o município será o primeiro da receber o programa “Pernambuco com Elas”, comandado pelo gabinete da vice-governadora Luciana Santos. Nesta semana, a prefeita Doutora Nedegi recebeu a equipe da vice responsável pela iniciativa e já iniciou a sua implementação.

O primeiro passo será uma entrevista às mulheres que integram o Camaragibe Qualifica, uma iniciativa da prefeitura para preparar jovens para o mercado de trabalho. As entrevistas também acontecerão na Rua Eliza Cabral, Shopping Camará e na sede do Bolsa Família. Os dados coletados servirão para detalhar ainda mais o perfil de emprego na cidade.

“O resultado dessa pesquisa vai nortear as políticas públicas de melhorias para o desenvolvimento social e econômico das mulheres de Camaragibe. Eu fico muito feliz pelo Governo do Estado nos notar e se preocupar em trazer o projeto para incentivar nossas munícipes. Eu, como mulher, funcionária pública e médica da cidade, acho fundamental para a nossa gente”, pontuou a Doutora Nadegi.

Incentivo - O programa “Pernambuco com Elas” é uma inovação do governo estadual que resulta da parceria de várias secretarias com a meta de abrir portas e incentivar as mulheres de Pernambuco.

“Trata-se de uma nova bandeira para Pernambuco trazendo autonomia e empregabilidade para as mulheres. Uma nova campanha de chamamento para que as mulheres conquistem independência e melhorem a própria qualidade de vida, e a qualidade de vida da sua família”, disse a assessora especial Luciana Azevedo.

Já a coordenadora da Mulher de Camaragibe, Ceça Santos, acredita que esse programa vem trazer fortalecimento para a cidade, encontrando os dados necessários para identificar os níveis de empregabilidade e renda das mulheres camaragibenses. “É um momento ímpar para a cidade, para a gestão e para a Coordenadoria da Mulher”, comemorou.

A unidade, destravada pela atual gestão, a principio vai beneficiar 65 crianças, com idades entre um e quatro anos.
A unidade, destravada pela atual gestão, a principio vai beneficiar 65 crianças, com idades entre um e quatro anos.Foto: Lins Andrade

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, marcará os 100 dias do seu governo com uma série de inaugurações. A primeira delas, o anexo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Judith Maria, em Tabatinga, foi entregue à população nesta segunda-feira (30). A unidade, destravada pela atual gestão, a principio vai beneficiar 65 crianças, com idades entre um e quatro anos.

A inauguração contou com a presença de gestores de escolas e creches, secretários, vereadores e da comunidade. A animação ficou por conta do grupo MusiPaz, que passeou do forró ao rock, fazendo todos caírem na dança. Na próxima quinta-feira (3), a prefeita entregará, às 19h, o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro revitalizado ao povo da cidade.

"Vamos cuidar das nossas crianças, que são nosso bem mais precioso, e incentivar as mães para que voltem a estudar e trabalhar - esse é um dos nosso principais objetivos. Não é só inaugurar a creche, é empoderar as mães. É o momento do empoderamento feminino. A gente sabe que a maternidade empodera, são nossas vidas e nossas almas. Mas nós precisamos viver nossas vidas. Os caminhos precisam ser abertos para as mulheres", pontuou a Doutora Nadegi.

Destravar e entregar o CMEI é um um marco para a Tabatinga, que o esperava desde maio de 2018. O compromisso foi retomado pela Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o secretário Mauro Silva, o governo vem desempenhando importante papel na retomada do seguimento. "Um dos nossos primeiros objetivos era justamente esse de entregar a creche, há tanto tempo aguarda pela comunidade, e ajudar a melhorar a vida dos nossos munícipes", explicou.

A iniciativa irá beneficiar cerca de 110 crianças, com idades entre 1 a 4 anos no município
A iniciativa irá beneficiar cerca de 110 crianças, com idades entre 1 a 4 anos no municípioFoto: Divulgação

O anexo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Judith Maria Brasil da Rocha, localizado na Avenida Luiza de Medeiros, bairro da Tabatinga, será inaugurado na próxima segunda-feira (30), com a presença da prefeita Doutora Nadegi (SD). A iniciativa irá beneficiar cerca de 110 crianças, com idades entre 1 a 4 anos, no município.

Serviço

Evento: Inauguração de anexo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Judith Maria Brasil da Rocha
Data: 30/09, às 10h30
Local: Rua Joaquim Felipe de Santana, 600, Tabatinga

A gestora esteve no local acompanhada de vereadores, secretários e representantes da empresa Mobi-PE, que cederá à estação.
A gestora esteve no local acompanhada de vereadores, secretários e representantes da empresa Mobi-PE, que cederá à estação.Foto: Aline Salles

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi (SD), viabilizou a instalação de uma parada de BRT na Avenida Belminio Correia, no Centro, sentido Recife, na altura da Rua Eliza Cabral. A gestora esteve no local acompanhada de vereadores, secretários e representantes da empresa Mobi-PE, que cederá à estação. A obra é fruto de uma  parceira entre a Prefeitura de Camaragibe, o Consórcio Grande Recife e a Mobi-PE.

"Com essa estação, uma demanda antiga da nosso povo, vamos melhorar a mobilidade no município, assegurando à população um transporte mais rápido e de melhor qualidade. Agradeço aos envolvidos; unindo forças nós vamos mudar essa cidade. É hora de trabalhar e cuidar das pessoas”, destacou a Doutora Nadegi.

"Depois do aval da prefeita, e, atendendo ao clamor da população, a Secretaria Municipal de Segurança Pública vem focando em projetos que promovam melhorias na mobilidade do cidadão camaragibense, que precisa se deslocar para Recife e Região Metropolitana", concluiu o secretário Coronel Maviael Reimine.

A medida vai devolver à Aldeia a sede da 3ª Companhia, que havia sido desativada em janeiro passado ainda na gestão anterior.
A medida vai devolver à Aldeia a sede da 3ª Companhia, que havia sido desativada em janeiro passado ainda na gestão anterior.Foto: Lins Andrade

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi Queiroz (SD), assinou, nesta sexta-feira (20), um projeto lei enviado à Câmara Municipal onde a prefeitura faz a cessão de um terreno para a instalação da 3ª Companhia do 20° Batalhão da Polícia Militar. O espaço fica quilômetro 11 da PE-27, na estrada de Aldeia. Com o gesto, a prefeita dá a contribuição do município nos esforços para melhorar a segurança pública não só em Camaragibe, mas em toda Região Metropolitana.

A medida vai devolver à Aldeia a sede da 3ª Companhia, que havia sido desativada em janeiro passado ainda na gestão anterior. O ato desta sexta, realizado no gabinete da prefeita, foi prestigiado por vereadores, secretários municipais, oficiais da PM e representantes do Fórum Socioambiental de Aldeia. O projeto de lei, agora, será apreciado e votado na Câmara Municipal.

“A prefeitura está dando a sua contribuição para ampliar a segurança dos camaragibenses com a cessão desse espaço. Estamos tendo um olhar diferente por Aldeia; tenho certeza que essa companhia ampliará o policiamento na região. Vamos ajudar, também, melhorando a iluminação da cidade e desenvolvendo políticas públicas em favor da paz”, pontuou Doutora Nadegi.

O comandante do 20º batalhão, Luiz Ignácio, comemorou a volta da sede do 20º batalhão à cidade. “Estamos dando passo após passo, e hoje foi um grande passo. Vamos suprir a necessidade que é da população”, disse o comandante.

A prefeita Nadegi Queiroz (SD) também entregou ao presidente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (CPRH), Djalma Paes uma solicitação de apoio técnico
A prefeita Nadegi Queiroz (SD) também entregou ao presidente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (CPRH), Djalma Paes uma solicitação de apoio técnicoFoto: Divulgação

A prefeita do município de Camaragibe, Doutora Nadegi Queiroz, entregou nas mãos do presidente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (CPRH), Djalma Paes, o plano de trabalho elaborado pela gestão municipal para o fechamento do lixão da cidade. Camaragibe ainda é o único município de Pernambuco que possui um lixão a céu aberto e, por esse motivo, a gestão municipal tem corrido contra o tempo para regularizar essa situação.

Um dos motivos que levam ao fechamento do lixão é que o mesmo se localiza no território que compõe a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. Essa região é de extrema importância para a conservação da biodiversidade por abranger o maior remanescente de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco, o que agrava ainda mais a urgência em fechar o local.

Alguns dos itens do plano de trabalho já estão em andamento com as equipes técnicas de cada pasta responsável, como parcerias com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para atualizações e validações de projetos, busca por edificação que possa abrigar a nova associação de catadores, bem como o próprio reestabelecimento do diálogo com os mesmos.

Junto ao plano, também foi entregue ao presidente Djalma a solicitação de apoio técnico para a efetivação de projetos para a solução de destinação dos resíduos sólidos em Camaragibe, considerando principalmente o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PE).

“Não podemos tirar esse assunto da pauta enquanto não for resolvido. Por isso, elaboramos um plano concreto de trabalho para arregaçar ainda mais as mangas e dar continuidade com celeridade aos serviços de encerramento do lixão. Aos nossos catadores que o têm como meio de sobrevivência, peço paciência e reforço que não os deixaremos desamparados e daremos todo suporte para melhorar as suas condições de trabalho”, destacou Doutora Nadegi.

Prefeita Nadegi Queiroz participou da abertura da XII Conferência Municipal de Assistência Social., nesta segunda (12)
Prefeita Nadegi Queiroz participou da abertura da XII Conferência Municipal de Assistência Social., nesta segunda (12)Foto: Aline Sales

Com o objetivo de capacitar e orientar os assistentes sociais de Camaragibe, a prefeita do município, Doutora Nadegi Queiroz participou da abertura da XII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu durante essa segunda-feira (12), e contou com a leitura do regimento, palestra e formação de grupos de trabalhos para debates.

“Vamos fazer assistência social e não assistencialismo. Eu acredito na possibilidade de fazer várias coisas por meio da ação social, como tirar pessoas de momentos difíceis, ser apoio e tentar fazer sempre um pouco mais do que já fazemos”, disse a prefeita.

O palestrante Marcos Nascimento, assistente social especializado em Gestão Pública e graduando em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), trouxe para a conferência suas experiências. “Querer ouvir de fato que nós precisamos repensar enquanto políticas públicas e melhorar o que já está bom é um grande avanço para o município”, conta.

O evento, que acontece a cada dois anos, preza por avaliar todos os trabalhos de benefício social desenvolvidos no decorrer dos 730 dias e, desta forma, aprimorar as aplicações das políticas de assistência social.  "Seremos suporte para as necessidades, para quem mais precisa de nós. Aqui em Camaragibe temos profissionais que levantam todos os dias para ajudar os outros", disse o secretário de Assistência Social, Anderson Neves.

Ação Governo Presente realizou 161 atendimentos a população neste sábado
Ação Governo Presente realizou 161 atendimentos a população neste sábadoFoto: Divulgação

Pela primeira vez, o município de Camaragibe recebeu a ação de cidadania do Governo do Estado intitulada “Governo Presente” e realizada pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Ao todo foram realizados 7.764 atendimentos e 161 serviços de saúde, assistência social, cidadania, entre outros. A atividade aconteceu neste último sábado (10), na Escola Municipal José Collier, no bairro da Vila da Fábrica.

Estiveram presentes a prefeita de Camaragibe, Dra. Nadegi Queiroz e os secretários de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, e de Ciência e Tecnologia, Aluísio Lessa. “Essa é uma parceria que vai gerar bons frutos. Começamos no bairro da Vila da Fábrica, mas já queremos levar a ação para outras localidades do município, a fim de que nossa população possa ter acesso a serviços importantes, nas áreas da saúde e cidadania, principalmente”, disse a prefeita.

Além da documentação civil (segunda via do RG, CPF, registros de nascimento, casamento e óbito), um dos serviços mais procurados durante a Ação de Cidadania foi o de inscrição para os cursos promovidos pelo Programa Juventude Presente. A estudante Ana Clara Barbosa, moradora da Tabatinga, já garantiu seu espaço. “Quero me especializar na área comercial e administrativa. Preciso estar capacitada para concorrer às vagas no mercado”, justificou, na hora da inscrição. Ela vai fazer o curso de operadora de caixa.

O mutirão aconteceu com apoio de dez secretarias e órgãos estaduais, seis secretarias municipais e sete parceiros privados. Foram serviços nas áreas de saúde e beleza, vacinação, inscrição para cursos, investigação de paternidade (exame de DNA), distribuição de kits de higiene bucal e preservativos, orientações sobre mediação de conflitos, informações sobre redução de danos do Programa Atitude, negociação de débitos com a Compesa e a Celpe, serviços de reparação e manutenção de óculos, entre outros.

“O objetivo do Governo de Pernambuco é chegar cada vez mais perto das pessoas e garantir serviços e acesso a direitos”, afirmou o secretário Cloves Benevides.

O projeto visa beneficiar todos os bairros da cidade e as comunidades de Aldeia de Baixo
O projeto visa beneficiar todos os bairros da cidade e as comunidades de Aldeia de BaixoFoto: Divulgação

Camaragibe segue vivendo uma onda positiva de boas notícias. Na manhã desta quinta-feira (8), como desdobramento da reunião ocorrida há duas semanas com o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, e equipe, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, e deputado estadual licenciado, Aluísio Lessa, acompanhou a prefeita Nadegi Queiroz em um encontro com a superintendente da Caixa Econômica Federal, Simone Nunes.

 A reunião foi para tratar da liberação do projeto de R$ 15 milhões para o abastecimento de água de Camaragibe.

Na reunião, também estiveram presentes a Secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista, e os secretários municipais de Camaragibe Alex Norat, Eryka Luna, Arthur Cunha e outros. O projeto visa beneficiar todos os bairros da cidade e as comunidades de Aldeia de Baixo.

Articulador das ações mais recentes do Governo de Pernambuco para Camaragibe, ressaltou que a agilidade a qual as iniciativas estão se realizando é fruto da dedicação de Nadegi Queiroz em querer a melhoria da cidade.

"Seguimos trabalhando com Nadegi por boas novas para Camaragibe. É nítido o quanto ela deseja fazer a cidade prosperar e vamos seguir de mãos dadas para que a população seja beneficiada com o trabalho benéfico da gestão municipal. Prefeitura tem de trabalhar pelo bem do povo e em Nadegi temos a confiança de que Camaragibe está em boas mãos", afirmou.

A gestora reforçou o pedido de cuidado com a população aos profissionais que atenderão no CRAS
A gestora reforçou o pedido de cuidado com a população aos profissionais que atenderão no CRASFoto: Lins Andrade

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, realizou, nesta terça-feira (6), a sua primeira grande entrega na área social. Com apenas 47 dias de gestão, Nadegi inaugurou o Centro de Referência em Assistência Social II (CRAS II), no bairro de Alberto Maia. O equipamento vai possibilitar o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, ofertados pelo Governo Federal, sendo uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

“É com muito prazer que estamos aqui realizando essa inauguração tão importante para o povo de Camaragibe. As dificuldades existem e são grandes; mas a vontade de dar certo é, com certeza, maior. Vamos mostrar tudo que podemos fazer, respeitando, em primeiro lugar, o dinheiro público”, disse a prefeita. No seu discurso, a gestora ainda reforçou o pedido de cuidado com a população aos profissionais que atenderão no CRAS. “Quero pedir a vocês que fazem a ação social no município que tratem nosso povo com carinho. Vamos tratar todos iguais, como irmãos, com olho no olho. A vida do povo vai entrar por esta porta e vocês devem acolher com amor”, salientou.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Toninho Oliveira, também participou da solenidade e fez questão de parabenizar a Doutora Nadegi e exaltar a inauguração. “Quero parabenizar a prefeita pela inauguração e dizer publicamente que o que todos os homens que passaram em Camaragibe não tiveram a capacidade de fazer. Ela em tão pouco tempo está fazendo”, disse o parlamentar, que estava acompanhado dos vereadores Délio Júnior, Manoel Rodrigues e Léo Família.

ATENDIMENTO - O CRAS II chega para atender as comunidades de Alberto Maia, Estação Nova, João Paulo II, Santa Mônica, Santa Maria, Campo Alegre, Santa Terezinha, São João e São Paulo, Bondade de Deus e Santana. De acordo com o secretário de Assistência Social, Anderson Neves, entregar um equipamento do tipo é “abrir a porta da cidadania”.

“Vimos a necessidade de trazer o CRAS II para funcionar aqui, já que ele não estava conseguindo atender todas as comunidades que ele deveria, por estar em um local afastado e escondido. O CRAS é o primeiro socorro onde o cidadão vem fazer valer o seu direito. A partir de hoje, a população terá aqui profissionais de referência para atendê-la. Vamos fazer desse CRAS uma referência não só na cidade, mas em todo o estado”, ressaltou Anderson Neves.

comece o dia bem informado: