Foram encontrados 49 resultados para "Caruaru":

O evento, intitulado "Construindo Novos Rumos para o PSOL", aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, em Caruaru
O evento, intitulado "Construindo Novos Rumos para o PSOL", aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, em CaruaruFoto: Divulgação

Militantes de diversos estados brasileiros se reuniram neste final de semana em um encontro para a formação de uma nova corrente nacional do PSOL. O evento, intitulado "Construindo Novos Rumos para o PSOL", aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, em Caruaru, e recebeu representantes de Pernambuco, Bahia, Maranhão, Alagoas, Acre, Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro. O ato contou com a presença de Guilherme Boulos e do presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, além de figuras públicas locais a educadora do SOS Corpo, Carmen Silva; e a educadora popular e militante LGBT, Amanda Palha, que integraram a mesa da manhã.

De acordo com o presidente estadual do PSOL, Severino Alves, a atividade foi importante para organizar as forças políticas para esse momento social. "Esse encontro foi muito rico, por poder juntar a militância de diversos estados do país - boa parte de estados do Norte e Nordeste - para dicutir um partido que possa tirar um pouco essa centralidade do Sul e Sudeste do país. Mas também creio que foi muito importante a diversidade de movimentos sociais, setores da sociedade civil organizada e de territórios de todo o estado. O nosso balanço desse momento é que ele é crucial, dado ao desmonte de direitos que nós temos enfrentado", afirmou. A agenda, que teve início neste sábado (25), seguiu durante todo o domingo.

psol

Guilherme Boulos (PSOL) em entrevista à Rádio Folha.
Guilherme Boulos (PSOL) em entrevista à Rádio Folha.Foto: Zé Britto / Folha de Pernambuco

Acontece neste próximo sábado (25), o evento de fundação de uma nova corrente interna do PSOL, com atuação nacional. O ato acontece em Caruaru, no Centro de Formação Paulo Freire, que fica no Assentamento Normandia. O local é símbolo de resistência na luta pela reforma agrária.
  
O evento é fechado para filiados e convidados e vai contar com a presença de Guilherme Boulos, candidato à presidência pelo PSOL em 2018 e coordenador do MTST; do presidente nacional do partido, Juliano Medeiros; de Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), deputado federal mais votado do Pará; entre outras figuras públicas, como as correligionárias Dani Portela, Eugênia Lima, as codeputadas
Juntas e o vereador do Recife Ivan Moraes.

O assentamento escolhido para o encontro, desde 2014, é palco de entrave político, pois enfrenta uma ordem de despejo do Incra, que tenta se apropriar do Centro de Formação Paulo Freire, localizado no assentamento Normandia, que funciona como um centro de formação popular em parcerias com diversas instituições públicas.

Mais de 60 condomínios estão cadastrados e participam da Coleta Seletiva
Mais de 60 condomínios estão cadastrados e participam da Coleta SeletivaFoto: Ascom

Desde 2017 a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Serviços Públicos, implantou o sistema de Coleta Seletiva. Hoje, o serviço atende mais de 60 condomínios cadastrados, o que representa 12 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos mensalmente e encaminhados para as associações de catadores do município.

Outros serviços são oferecidos pela Secretaria de Serviços Públicos para o reaproveitamento de resíduos orgânicos, como a coleta de alimentos nas feiras de bairros. O material recolhido segue para a compostagem onde é transformado em adubo para as praças e parques da cidade.

Para 2020 está prevista a entrega de um galpão de triagem, que irá ampliar os serviços de armazenamento e distribuição de materiais recicláveis e colaborar com uma política ambiental, diminuindo os desperdícios e reaproveitando o material reciclável.

O processo começa com o recolhimento dos recicláveis de forma gratuita por um caminhão apropriado. O serviço pode ser agendado pelo número 3701-1455. Além disso, 60 Ecopontos são encontrados em vários pontos da cidade. Neste locais, a população pode fazer a entrega voluntária de material. Outra serviço oferecido, mas nesse caso para volumes maiores, como móveis e eletrodomésticos sem uso, é o Cata-Treco.
O serviço funciona também por agendamento, pelo número da Coleta Seletiva.

Mas o trabalho não para por aí. A população também vai receber um espaço para fazer o descarte de pequenos entulhos de construção civil, evitando assim que sejam depositados de forma irregular em vias públicas, rios e canais da cidade.
Esses resíduo desde o ano passado vem sendo reaproveitados com parceria da iniciativa privada, a primeira usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Caruaru.
Atualmente são destinadas 2 mil toneladas por mês de entulhos das obras públicas da cidade.

Todo material é britado e destinado para ser reutilizado em outras obras.

O material recolhido segue para a compostagem onde é transformado em adubo para as praças e parques da cidade

O material recolhido segue para a compostagem onde é transformado em adubo para as praças e parques da cidade - Crédito: Ascom

As execuções na rua São Sebastião terão duração de 90 dias e fazem parte do conjunto de melhorias do centro da cidade
As execuções na rua São Sebastião terão duração de 90 dias e fazem parte do conjunto de melhorias do centro da cidadeFoto: Divulgação

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Obras, deu início, após reunião com a classe de comerciantes locais, às obras de requalificação da Rua São Sebastião, uma das principais vias do centro da cidade. A prefeita Raquel Lyra também anunciou a construção de uma nova praça no bairro do Vassoural.

As execuções estão divididas em três etapas, entre início, meio e fim, com o objetivo de não atrapalhar o fluxo diário da rua, visto que é de grande movimentação. A cada trecho concluído, um novo será iniciado, o que inclui piso intertravado; calçadas mais amplas, padronizadas e acessíveis; iluminação; paisagismo; espaço para carga e descarga e vagas de estacionamento.

A obra também faz parte do conjunto de melhorias que o centro está recebendo, incluindo as ruas XV de Novembro, 7 de Setembro, a própria São Sebastião e outras áreas que também serão contempladas em breve. Os serviços terão duração de 90 dias e um investimento de R$ 818 mil.

A prefeita Raquel Lyra também assinou, nessa última segunda-feira (6), uma ordem de serviço para construção de mais uma nova praça, desta vez no bairro do Vassoural. “Será mais um espaço de lazer e para praticar atividades físicas e, assim, garantir mais qualidade de vida para nossa gente”. A obra tem previsão de 4 meses, com um custo de R$ 331 mil.

Caruaru recebe mais 50 novos Guardas Municipais nas ruas
Caruaru recebe mais 50 novos Guardas Municipais nas ruasFoto: Divulgação

Nesta segunda-feira (30), a prefeitura municipal de Caruaru, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Caruaru, Destra, realizou a formatura de 50 novos Guardas Municipais como um compromisso firmado entre a prefeita Raquel Lyra e os concursados ainda no curso de formação. “ Esse é um momento muito importante para a História de Caruaru, reafirmando meu compromisso de fazer Caruaru uma cidade cada vez mais segura. O Juntos Pela Segurança foi implantando na nossa gestão em janeiro de 2017 com o compromisso de ampliar o efetivo da Guarda Municipal, além de trabalhar com a população e outros órgãos operacionais das polícias", destacou a prefeita Raquel Lyra.

Em 16 de Dezembro de 2018 foi realizado o segundo concurso da Guarda Municipal de Caruaru. Os profissionais selecionados passaram pelo curso de formação, com carga horária de 520 horas/aulas com a grade do Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). Na ocasião, 100 candidatos participaram do processo, e desses, 50 candidatos se formaram em agosto de 2019 e foram chamados para assumir o cargo efetivo de Guarda Municipal de Caruaru. Os outros 50 profissionais estão se formando e aptos para atuar na prevenção e combate à violência nas ruas de Caruaru. “Após 10 anos de existência da Guarda Municipal, a gestão Raquel Lyra viu a necessidade de aumentar o efetivo e realizou o concurso da Guarda. Onde a prefeita firmou o compromisso de chamar os 100 candidatos e no dia de hoje estamos empossando os últimos 50." Relatou a diretora presidente da Destra, Karla Vieira.

Os novos Guardas Municipais já estarão nas ruas da cidade, onde, entre suas funções, deverão zelar pelo bem dos cidadãos e pelo bem públicos, como escolas, hospitais, praças, monumentos e outros espaços cujo município administra, prestando serviços à população. “Caruaru está de parabéns com a chegada de mais 50 guarda municipais que somando ao atual efetivo de 87 guardas, irão trabalhar na prevenção e combate a violência juntos com os órgãos estaduais e federais da segurança pública", finalizou o comandante da Guarda Municipal de Caruaru, Evandir Amorim.

A Guarda Municipal trabalha em parceria com as Polícias Militar e Civil na prevenção e combate à violência em Caruaru.

Raquel Lyra inaugura Ambulatório Multiprofissional
Raquel Lyra inaugura Ambulatório MultiprofissionalFoto: Jorge Farias

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, encerrou nesta quinta-feira (26) a maratona de entregas da Saúde durante o ano de 2019. Depois de contemplar os caruaruenses com o AME do Idoso e o AME da Mulher, a gestora municipal inaugurou o Ambulatório Multiprofissional Especializado para crianças e adolescentes, a AME Infantojuvenil, que já está funcionando na Rua General Dionísio Siqueira Porto, 709, no bairro Maurício de Nassau.

O Ambulatório oferecerá mais de 15 especialidades e deve realizar 1.500 atendimentos por mês. “Esse espaço foi criado para concentrar no mesmo serviço um olhar integral para criança, atendendo os usuários de maneira a não precisar encaminhá-los de um lugar para outro. Aqui nossas crianças terão atendimentos que vão desde cardiologia pediátrica, dermatologia pediátrica, ortopedia pediátrica além de reabilitação pediátrica, entre outros, tudo no mesmo lugar. Vamos cuidar dos pequenos de maneira integral, pois quando cuidamos das nossas crianças estamos cuidando da família como um todo”, assegurou a prefeita.

A dona de casa Maria José destacou a sensibilidade da prefeita Raquel Lyra, que não poupa esforços para cuidar dos caruaruenses. “Meu filho tem um alto grau de hiperatividade e o município oferece a ele atendimento psicológico e neurológico de alta qualidade. Inaugurar esse espaço é um ganho para a população e em especial para mim que estou desempregada e não tenho condições de tratá-lo”, comemorou.

O filho de dona Maria José, o pequeno Cauã Micael, de apenas 7 anos, não escondeu a alegria em conhecer a AME Infantojuvenil. “Vai ser muito legal conversar com a tia psicóloga nesse lugar grande e bonito. Obrigado, Raquel Lyra por melhorar a nossa vida”, agradeceu o menino

Para o secretário de Saúde, Francisco Santos, o serviço aproxima ainda mais a gestão municipal à população. “Ainda em 2017 foi aberta uma unidade de Saúde Mental Infantojuvenil, mas ficou pequeno para a necessidade de Caruaru. Nós conversamos com Raquel e ela, que cuida das crianças desde a primeira infância, não poupou esforços. Hoje, a população recebe com satisfação a AME Infantojuvenil que é o primeiro serviço exclusivo de Caruaru voltado de maneira integral para criança e para o adolescente”, afirmou.

O evento encerrou parte da Maratona da Saúde, que a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Municipal, vem realizando desde o mês de maio.

Raquel Lyra
Raquel LyraFoto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

Participando da posse de Douglas Cintra como superintendente da Sudene, a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), conversou com o radialista Alberes Xavier, para o programa Cidade em Foco, e pontuou a importância do caruaruense à frente da autarquia.

“Ter uma pessoa que eu conheço e que é caruaruense é motivo de muito orgulho para nós, porque de maneira articulada vamos buscar os recursos que interessam ao nosso povo, pois muitas prefeituras não tem condições de atuar sozinha, buscaremos trazer à nossa cidade os planos de desenvolvimento regional que existem na Sudene”, afirmou.

Ainda em suas falas, a prefeita comentou sobre a líder do PSDB, a deputada estadual Alessandra Vieira e exaltou sua atuação a frente do partido. “Alessandra é uma mulher guerreira que conquistou seu espaço e tem dado conta do trabalho a frente do nosso partido, ela tá buscando fortalecer a nível estadual, e eu como integrante do PSDB tenho feito minha parte em Caruaru”, elencou.

Sobre a sua busca pela reeleição, Raquel Lyra ratificou sua intenção em disputar, mas deixou claro que discute ano que vem. “Vamos concluir um ano com muitas ações e planejar 2020 com muito trabalho e investimentos, e em respeito ao povo de Caruaru, só discuto eleição em 2020, no momento apropriado”, disse.

A prefeita finalizou sua participação ao programa comentando sua relação com o Governo Federal. “Temos sempre ido em Brasília destravar e conquistar obras que estavam em andamento, e algumas só no papel, temos mais de 30 convênios com o Governo Federal, em obras de creches, estradas rurais tantas outras ações, espero continuar com esse relacionamento que tem beneficiado Caruaru”, concluiu.

Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), vai antecipar o 13º salário dois dias antes de uma das maiores Feiras da Sulanca do ano
Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), vai antecipar o 13º salário dois dias antes de uma das maiores Feiras da Sulanca do anoFoto: Arthur Mota/FolhaPE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração confirma, para esta sexta-feira (20), o pagamento do 13º salário, dois dias antes de uma das maiores Feiras da Sulanca do ano. O CaruaruPrev estará fazendo o pagamento aos aposentados e pensionistas nesta quinta-feira (19).

O ano de 2019 foi marcado com o compromisso do pagamento dos salários de todos os servidores, com datas pré-estabelecidas. O valor total da folha de pagamento do 13º salário do município gira em torno de R$ 25 milhões.

Foram entregues 276 óculos gratuitamente. Lá, os moradores puderam conhecer a requalificação da Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade
Foram entregues 276 óculos gratuitamente. Lá, os moradores puderam conhecer a requalificação da Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidadeFoto: Divulgação

As estudantes das escolas municipais Professor Leudo Valença; Nossa Senhora de Fátima e as ETI Professor Rubem de Lima Barros e Altair Nunes Porto Filho foram beneficiados, nesta terça-feira (17), com a entrega de óculos de grau gratuitos dentro do programa Aprender com Saúde, uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação da Prefeitura de Caruaru.

Foram entregues 276 óculos gratuitamente. Para tal, os estudantes passaram por uma triagem, depois consulta com o oftalmologista dentro da própria unidade de ensino e após a identificação da necessidade de correção da visão, os alunos puderam escolher as armações dos óculos que foram entregues hoje. “Visamos a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população escolar caruaruense em caráter de corresponsabilidade”, disse a coordenadora do programa Aprender com Saúde, Michelly Pereira.

O Aprender com Saúde teve início em 2017 e já foram triados 22.841 estudantes, nos quais 5.543 passaram pela consulta com o oftalmologista e 2.129 receberam os óculos para correção da visão.

“Desde o início da nossa gestão batemos na tecla de que queremos transformar Caruaru através da educação. Para isso acontecer também é preciso cuidar de quem será o futuro de nossa cidade, a saúde de nossas crianças precisa estar em dia para conseguir boas notas e correr atrás dos seus sonhos. Essa entrega representa essa transformação que tanto buscamos”, comentou a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Após a entrega dos óculos, a Maratona da Saúde seguiu até o quarto distrito de Caruaru, no Sítio Juá. Lá, os moradores puderam conhecer a requalificação da Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade.

“Estou muito feliz com o que fizeram aqui no nosso Posto de Saúde. Ele ficou mais amplo e vai resolver muita coisa sem que a gente precise se deslocar até a cidade. Essa gestão tem olhado por nós como ninguém nunca fez”, disse o morador Antônio Severino da Silva.

A USF Juá é composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, agente comunitário de saúde, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

“A unidade é totalmente informatizada, possui prontuário eletrônico e vai estreitar os laços com a Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste através da telemedicina, que vai auxiliar os médicos da zona rural em fechamento de diagnósticos com especialistas, sem o paciente precisar se deslocar até Caruaru”, explicou o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.
  
A Maratona da Saúde ainda fará mais uma entrega em 2019, será o Ambulatório Multiprofissional Especializado – AME Saúde Infantil, que está previsto para ser inaugurado na próxima semana, após as festividades de natal.

Durante a atividade, o parlamentar prestou conta das principais ações executadas ao longo do ano
Durante a atividade, o parlamentar prestou conta das principais ações executadas ao longo do anoFoto: Divulgação

O mandato do vereador caruaruense Daniel Finizola (PT) promoveu, neste fim de semana, um evento de balanço para prestar conta das principais ações executadas pelo parlamentar ao longo de 2019. Realizada no Armazém do Campo, a atividade contou com apresentação musical da Banda Cambapé.

Durante o evento, Finizola citou ações que envolvem 13 temáticas: Mulheres; Acessibilidade; Proteção Animal; Infraestrutura; Transporte Público; Participação e Transparência; Defesa da Classe Trabalhadora; LGBT; Segurança; Educação, Cultura e Esportes; Emendas; Honrarias; e Atividade Parlamentar.

Entre as matérias citadas, estão projetos como o da criação do Programa Espaço Infantil Noturno, o de proibição do acúmulo de função de motorista e cobrador e o que determina a obrigatoriedade de obras de arte em edifícios públicos.

Além disso, foram relembrados requerimentos que envolvem a instalação de câmeras de segurança, a fiscalização no transporte de animais da Feira do Gado e a criação do Fundo Municipal de Garantia dos Direitos das Mulheres.

assuntos

comece o dia bem informado: