Foram encontrados 30 resultados para "Eleições 2020":

Fernando Bezerra Coelho (MDB) participou de encontro com lideranças em Bonito, no Agreste pernambucano
Fernando Bezerra Coelho (MDB) participou de encontro com lideranças em Bonito, no Agreste pernambucanoFoto: Ivaldo Reges

A unidade das oposições em Bonito, no Agreste pernambucano, vem sendo costurada para as eleições municipais. O vereador Zenilson reuniu diversas lideranças locais juntamente com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Outros três vereadores (Tonho da Granja, Roberto Monteiro e Josenildo Rosa) também participaram do encontro. 

Segundo FBC, o encontro faz parte de uma reorganização no MDB em todo o estado, que vem sendo feita juntamente com o presidente estadual da legenda e deputado federal Raul Henry e o senador Jarbas Vasconcelos. “O MDB tem hoje 17 prefeituras e estamos trabalhando em todas as regiões de Pernambuco para ampliarmos esse número, lançando no mínimo, 75 candidaturas a prefeito. Sabemos que não é fácil, mas o primeiro passo é reorganizar o partido. Fico feliz com atos como esse em Bonito, pois demonstram que esse processo para construirmos a unidade das oposições, que tem o vereador Zenilton à frente, tem ganhado corpo”, destaca Fernando Bezerra Coelho.

O senador lembra que as eleições municipais de 2020 inauguram um novo ciclo na política brasileira, com o fim das coligações proporcionais. “Os partidos terão que disputar e formar seus quadros. E é evidente que não dará para se ter candidato a vereador por vários partidos, porque termina sacrificando quem disputa. Teremos então, no máximo, duas chapas para vereadores na oposição em Bonito e em várias cidades. Ou seja, os candidatos só conseguirão disputar por dois partidos, e o que estamos trabalhando é para que o destino desses candidatos seja o MDB, porque é um partido que tem estrutura, tem história, tem musculatura para todas as disputas”, ressalta FBC.

O presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho abonou as fichas de filiação do grupo.
O presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho abonou as fichas de filiação do grupo.Foto: Divulgação

É da comunidade do Coque, na Ilha de Joana Bezerra, no Recife, a primeira chapa popular coletiva que vai se pré candidatar a uma das vagas da Câmara Municipal do Recife. O grupo, formado por Louro Fernandes, Kátia da Silva, Didiu do Prezeis, Moises da Silva e Dimas Francisco vai concorrer pelo Democratas, nas eleições do próximo ano, com o nome de "Nossa Voz". Nesta segunda (14), o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho abonou as fichas de filiação do grupo.

“Uma honra ter esse grupo conosco, é a voz do povo se fazendo presente, discutindo políticas públicas da cidade. E estamos montando uma chapa forte para a Câmara Municipal do Recife. Já são mais de 35 pré-candidatos de todas a RPAs e segmentos da cidade”, comemorou Mendonça. Segundo o agente comunitário, Louro Fernandes, o grupo surgiu a partir de um movimento dentro da comunidade do Coque e que já alcança outros bairros como o Pina, Cabanga, Roda de Fogo, Coelhos e outros. “É a nossa ansiedade poder contribuir para uma cidade mais justa, mais igualitária e alcançar pessoas de outras comunidades também”, explicou.

Katia, que é agente de saúde explicou que o grupo está dentro das comunidades e conhece os problemas do cotidiano do recifense. “Nosso objetivo é trazer qualidade de vida pro nosso povo que é muito carente e que precisa”, pontuou. Para Didiu, coordenador do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social, o Prezeis do Coque,

“O povo da comunidade está abraçando essa ideia e eu creio que a gente vai chegar. A gente chegando vai trazer coisas novas não só pro nosso Coque, mas para todo o Recife”.

Segundo Dimas, o povo clama por uma candidatura como a do “Nossa Voz”, que está dentro das comunidades. “Estou muito motivado pois a gente nunca teve um representante e o nosso grupo veio para mudar essa história”.

Moisés, que também é agente comunitário e já foi do Prezeis, explica que a candidatura do grupo vocaliza as necessidades da comunidade. “Nós estamos aqui para que não precise mais ninguém falar por nós, por isso o "Nossa Voz" estará presente dentro da comunidade e da cidade do Recife fazendo história”, detalha.

A pré-candidatura do Nossa Voz é coletiva mas o grupo ainda não decidiu quem encabeçará a chapa para o registro da candidatura. Uma pesquisa popular será realizada pelo grupo para a escolha que deverá ser em Janeiro de 2020.

Reunião com presidentes estaduais do Republicanos
Reunião com presidentes estaduais do RepublicanosFoto: Divulgação

Durante reunião com presidentes estaduais do Republicanos, nesta segunda-feira (07), o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira afirmou que a direção nacional vai elaborar uma resolução recomendando que o partido dê preferência a candidaturas próprias nas eleições do ano que vem nas capitais dos estados e nos municípios acima de 200 mil eleitores. Em Pernambuco o partido é presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho.

Pereira estabeleceu a meta de eleger 10% do número de prefeitos em todo o Brasil, portanto 550, e de no mínimo triplicar a bancada de vereadores. Em 2016, o partido elegeu cerca de 1200 parlamentares para as câmaras municipais, sendo 59 em Pernambuco. “Óbvio que temos que trabalhar com meta, porque quando trabalhamos com meta temos algo a perseguir”, disse Marcos Pereira, que é também vice-presidente da Câmara dos Deputados. Ele lembrou ainda que o partido sempre cresceu desde sua fundação, em 2005.

O presidente reconheceu que as regras atuais para as eleições municipais, sobretudo pelo fim das coligações para vereadores, é um elemento dificultador. Mas pediu energia e disposição das executivas estaduais na construção de candidaturas e de chapas competitivas.

Decisão nacional

Marcos Pereira também afirmou que as decisões de lançamento de candidaturas ou de apoios a candidatos de outros partidos em municípios acima de 200 mil eleitores serão discutidas, também, pelo comando nacional. “Não vamos tirar a autonomia dos municípios, mas vamos acompanhar para ajudar a tomarem as melhores posições”, disse o líder nacional. “Estamos preocupados em construir um partido forte, com projeto para o Brasil”, explicou.

Foco nos jovens e mulheres

O presidente Marcos Pereira também destacou a importância do fortalecimento dos movimentos dos jovens e das mulheres. Ele fez alertas a respeito do espaço reservado para mulheres nas chapas de vereadores e pediu que, quando possível, ultrapassar a cota de 30%. “Esse é o ideal”, afirmou.

Ex-prefeito Elias Gomes
Ex-prefeito Elias GomesFoto: Ed Machado/Folha de Perambuco

Elias Gomes (PSDB) deverá concorrer à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, município do qual já foi prefeito em três mandatos. Elias, que também já comandou a gestão municipal de Fernando de Noronha e Jaboatão dos Guararapes - esse último seu domicílio de 2009 a 2016 - transferiu seu endereço para o Cabo de Santo Agostinho, na manhã desta sexta-feira (4). A decisão foi anunciada nas Redes Sociais do tucano, que afirma ter ouvido o “chamado a colaborar com a construção de um projeto de mudança para o Cabo”, disse. A última candidatura de Elias Gomes foi em 2018, concorrendo ao legislativo estadual, quando obteve com 12.328 votos. 

Segundo ele, há alguns meses ele vem circulando no município e constatando a atual situação do município. “O Cabo de Santo Agostinho vem passando um momento muito difícil. A Saúde e a Educação sucateadas, os serviços públicos com grandes problemas e os escândalos de corrupção são frequentes” e completou “nos últimos meses venho sendo chamado pelos meus irmãos cabenses a me posicionar politicamente e ajudar a cidade onde nasci, cresci e à qual já governei por três vezes”, reforçou Gomes.

Com essa mudança, o tucano se projeta como pré-candidato ao Executivo Municipal. “Estou colocando minha experiência de mais de 40 anos de vida pública limpa, meu passado honesto, minha honradez e minha capacidade de unir as pessoas à disposição do povo cabense. O Cabo me chamou, meu coração ouviu e tomei a decisão de transferir meu Título de eleitor para a cidade que me projetou na política a mais de 40 anos e que sinto que precisa de minha contribuição nesse momento”, finalizou.

Elias Gomes (PSDB) foi aà Justiça Eleitoral mudar seu domicílio para concorrer em 2020 pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Elias Gomes (PSDB) foi aà Justiça Eleitoral mudar seu domicílio para concorrer em 2020 pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

O senador ressaltou que a eleição de 2020 será a primeira sem coligações proporcionais, o que causará uma mudança na correlação das forças políticas
O senador ressaltou que a eleição de 2020 será a primeira sem coligações proporcionais, o que causará uma mudança na correlação das forças políticasFoto: Ivaldo Reges

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) comemorou as novas adesões ao partido no estado. No ato de filiação do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, lideranças dos Sertões do Pajeú e do Moxotó também ingressaram na legenda. O deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry, participou do evento junto com o deputado estadual Antonio Coelho (DEM).

Além de Totonho, o partido recebeu ex-prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios de Betânia, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Mirandiba, Petrolândia, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Tabira, Tacaratu e Triunfo. Os novos emedebistas disputarão as eleições municipais de 2020.

“Este ato partidário tem um simbolismo muito forte para o MDB e para o futuro de Pernambuco. Raul, o senador Jarbas Vasconcelos e eu estamos alinhados com uma missão, que é tornar o MDB ainda mais forte. Vamos percorrer todo o estado e vamos colocar o MDB como um dos principais protagonistas da cena política de Pernambuco”, destacou FBC.

O senador ressaltou que a eleição de 2020 será a primeira sem coligações proporcionais, o que causará uma mudança na correlação das forças políticas. “Vamos assistir a redução do número de partidos. Isso já vai ocorrer agora. E Os candidatos a vereador terão que escolher as legendas fortes. E isso também vai ocorrer na eleição de 2022, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. O MDB, que tem uma larga história, se coloca para permanecer como um dos grandes partidos do Brasil. Por isso a base partidária tem que se mobilizar, como estamos fazendo e faremos nos próximos meses, quando receberemos quadros importantes para as disputas municipais”, completou.

junto com o deputado estadual Antonio Coelho (DEM

junto com o deputado estadual Antonio Coelho (DEM - Crédito: Ivaldo Reges

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) visitaram bases eleitorais de olho no pleito de 2020
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) visitaram bases eleitorais de olho no pleito de 2020Foto: Ivaldo Reges

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) se reuniram, nesta sexta-feira, com lideranças expressivas do estado que disputarão as eleições municipais de 2020. A agenda teve início no município de Águas Belas, onde FBC conversou com representantes da família Martins, que deverá lançar candidatos na região do Agreste Meridional.

Estiveram presentes o ex-prefeito de Águas Belas, Numeriano Martins, e sua filha, Neli; o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Itaíba, Claudiano Martins; o prefeito de Quipapá, Cristiano Martins; o prefeito de Manari, Otaviano Martins; e o ex-prefeito de Inajá, Leonardo Martins. O grupo lançará candidatos às eleições majoritárias do ano que vem nestas cidades. Ainda em Águas Belas, o senador visitou trecho da obra da Adutora do Jatobá, que integra a Adutora do Agreste e teve recursos de R$ 84 milhões autorizados recentemente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

FBC também conversou com o ex-prefeito de Arcoverde e ex-deputado federal Zeca Cavalcanti, além do grupo dos ex-prefeitos de Sertânia, Sinval Siqueira e Guga Lins, que também terão participação do pleito do ano que vem.

“Estamos muito animados, trabalhando pelo crescimento do MDB e do campo da oposição estadual. Temos recebido muitos acenos de filiações e também vamos apoiar candidatos de outras legendas que tenham identificação conosco, serviços prestados e o desejo de fazer mais pelos munícipes pernambucanos. Nesta sábado faremos a filiação do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, ao MDB, com a presença do deputado federal Raul Henry, presidente do partido. Estamos trabalhando para ampliar o número de prefeitos do MDB e do nosso campo, e a conjuntura é muito animadora para isso”, destacou o senador.

O grupo lançará candidatos às eleições majoritárias do ano que vem em várias cidades

O grupo lançará candidatos às eleições majoritárias do ano que vem em várias cidades - Crédito: Ivaldo Reges


Senador Fernando Bezerra Coelho afirmou que está muito animado com MDB em Pernambuco

Senador Fernando Bezerra Coelho afirmou que está muito animado com MDB em Pernambuco - Crédito: Ivaldo Reges

Yves Ribeiro quer ser prefeito do município de Paulista mais uma vez
Yves Ribeiro quer ser prefeito do município de Paulista mais uma vezFoto: Divulgação

Nesta próxima segunda-feira (30), às 8h, no hotel Casa Blanca, na orla de Pau Amarelo, acontece uma coletiva de imprensa com ex-prefeito Yves Ribeiro (PSB). Na ocasião serão feitos o anúncio da transferência do seu domicílio eleitoral para Paulista e da sua pré-candidatura a Prefeito do município.

Em seguida haverá um ato político na casa de eventos Armazém 10, no bairro do Nobre, no centro do Paulista. Será um encontro com lideranças políticas da cidade e do Estado.

O Armazém 10 fica na rua Zumbi, 237, no centro do Paulista - em frente ao Colégio Firmino da Veiga.

Até o momento, algumas lideranças políticas já confirmaram adesão ao ato como por exemplo: o deputado federal e presidente estadual do MDB em Pernambuco, Raul Henry, do deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (PSC); o Prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca (PSD); o ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia (PP); o vice-prefeito do Paulista e presidente estadual do Partido Verde em Pernambuco, Jorge Carreiro (PV); o ex vice-prefeito do Paulista, Duffles Pires (PR); além de vereadores e várias outras lideranças políticas da região.

O hotel Casa Blanca fica na Av. Dr. Cláudio Gueiros Leite, 7040, em frente à igreja de Nossa Senhora do Ó.

Serviço:

O quê? Coletiva de imprensa para anunciar Yves Ribeiro como pré candidato a prefeito na cidade do Paulista

Quando? Segunda-feira (30/09)

O partido Progressistas aumentou o número de parlamentares na Assembleia Legislativa e, agora, irá lançar mais de 80 pré-candidatos a prefeito,
O partido Progressistas aumentou o número de parlamentares na Assembleia Legislativa e, agora, irá lançar mais de 80 pré-candidatos a prefeito,Foto: Divulgação

O presidente do Progressistas em Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte, participou, nesta sexta-feira (27), de vários encontros no Agreste pernambucano.
A primeira parada foi na cidade de Águas Belas, onde contou com a presença do ex- deputado estadual Claudiano Martins, do ex-prefeito Numeriano Martins e da pré-candidata pelo PP à prefeitura, Nelly Martins. Ela é pós-graduada em Gestão Pública e já coordenou o Centro de Atenção Básica de Saúde em Itaíba e Manari.

Na cidade de Iati, o presidente do PP foi recebido pelo presidente da Câmara, Renato Almeida, outro pré-candidato pelo PP à prefeitura nas eleições do ano que vem.
No município de Garanhuns, Eduardo da Fonte estava acompanhado do deputado estadual Claudiano Filho e do vereador Zaquel Lins, presidente do diretório na cidade e também pré-candidato à Prefeitura de Garanhuns.

A última parada foi na cidade de Calçado, onde o parlamentar participou da Festa da Lavoura de Calçado ao lado do amigo Mano Walter, do ex-prefeito Zé Elias e do atual prefeito Nogueira, pré-candidato à reeleição no município.

O partido Progressistas aumentou o número de parlamentares na Assembleia Legislativa e, agora, irá lançar mais de 80 pré-candidatos a prefeito, ampliando os trabalhos da legenda em todas as regiões do Estado.

Em seu terceiro mandato como vereador, Jurandi conta que nasceu em Caruaru mas foi criado em Taquaritinga do Norte
Em seu terceiro mandato como vereador, Jurandi conta que nasceu em Caruaru mas foi criado em Taquaritinga do NorteFoto: Divulgação

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga do Norte, Jurandi Ferreira, lançou seu projeto de campanha para prefeito pelo PP nas eleições 2020. O pré-candidato recebeu o apoio do líder do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, e não escondeu sua admiração pelo deputado federal. "É um guerreiro, lutador e defende com garra o Estado de Pernambuco. Defende especialmente a saúde. Para mim, isso é primordial em um político", declarou Jurandi.
  
Em seu terceiro mandato como vereador, Jurandi conta que nasceu em Caruaru mas foi criado em Taquaritinga do Norte. É professor de línguas há 35 anos, e por isso ficou conhecido como Professor Jurandir nas últimas eleições.

Taquaritinga do Norte, a Dália da Serra, possui cerca de 30 mil habitantes e é um município rico em confecções. Seu frio é o maior atrativo, podendo chegar entre 12 a 15 graus em determinados períodos do ano.

Encontro faz parte do curso que qualifica futuros políticos e vai reunir todos os alunos da região Nordeste
Encontro faz parte do curso que qualifica futuros políticos e vai reunir todos os alunos da região NordesteFoto: Divulgação

Depois de formar no ano passado 133 cidadãos comuns, dos quais 17 se elegeram parlamentares, o RenovaBR, movimento integrado por nomes como o da deputada federal Tábata Amaral, selecionou e está capacitando 269 alunos da região Nordeste que desejam entrar para política em 2020. São pessoas comuns que pretendem concorrer às Câmaras Municipais e às Prefeituras no próximo ano.

Para aprofundar os estudos, seis encontros presenciais foram programados para o mês de setembro em diferentes regiões do país. Neste sábado, dia 28/09, os alunos vão se encontrar no Recife, no último evento do ciclo. Os encontros reúnem pessoas com diferentes posicionamentos políticos – desde alunos não filiados a filiados de 30 partidos diferentes. As aulas reforçam os desafios dos municípios para 2020 e aprofundam questões relacionadas às campanhas políticas.

“É fundamental preparar a nova geração de políticos. Ensinamos para os nossos alunos o que eles podem fazer como vereadores e prefeitos. Também destacamos temas municipais que são importantes e que não têm lado ideológico, por exemplo, plano diretor, lei de destinação de resíduos, saneamento básico e educação em primeira infância. O RenovaBR traz holofote para as questões municipais porque as pessoas vivem nas cidades”, destaca Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

Em 2018, no primeiro curso de formação do instituto, 26 pessoas da região Nordeste foram capacitadas e hoje são lideranças RenovaBR. Entre os eleitos, o senador Alessandro Vieira e o deputado estadual Davi Maia, eleito por Alagoas.




RenovaBR Cidades no Brasil


Mais de 31 mil pessoas se inscreveram no novo curso de formação do RenovaBR e 1.400 foram selecionadas – neste ano o número de alunos é dez vezes maior que o registrado no primeiro programa de capacitação.


Os novos alunos representam 445 cidades e há matriculados em todas as capitais do país. Além disso, a pluralidade política que caracteriza a iniciativa foi mantida, com alunos filiados a 30 partidos. Como o propósito é levar pessoas comuns à política, 41% dos alunos ainda não são filiados.


A defesa da representatividade, um princípio do RenovaBR, se refletiu no processo seletivo deste ano. Ao todo, foram selecionadas 433 mulheres, o que representa 31% dos alunos. Além disso, 39% se declararam preto, pardo ou indígena.



RenovaBR


Sobre o curso

As aulas servem tanto para quem quer se candidatar a vereador e prefeito como para quem deseja atuar em cargos técnicos. Para capacitar cidadãos de todas as regiões do país, a escola de formação política optou por um modelo de aprendizado online e multiplataforma. O conteúdo é diversificado e a carga horária total é de 96 horas – 24 horas de exercícios e atividades eletivas.

Os selecionados estudam temas ligados aos principais desafios dos municípios brasileiros, além de comunicação política. As aulas incluem ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, planejamento urbano, ocupação do solo, entre outras. As aulas começaram em agosto e vão até dezembro.

Sobre o RenovaBR

O RenovaBR existe para ajudar gente honesta e competente a entrar na política. A iniciativa seleciona e prepara pessoas comuns do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importam partido e posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar gente disposta a dialogar e que tenha comprometimento ético.

O RenovaBR foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos.


Serviço:

Encontro presencial do RenovaBR no Recife

Dia: 28/09, sábado.

Horário: Credenciamento da imprensa 12h às 13h. Evento das 13h às 19h.
Local: Museu do Cais. Armazén 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife/PE.

comece o dia bem informado: