Foram encontrados 3 resultados para "Agreste":

Programação é realizada durante o mês de novembro, em que se vivencia o debate sobre a Consciência Negra
Programação é realizada durante o mês de novembro, em que se vivencia o debate sobre a Consciência NegraFoto: Divulgação

Durante o mês em que se discute sobre Consciência Negra, a Secretaria da Mulher (Secmul) de Garanhuns promove diversas ações de debate da temática nas mais diversas esferas da sociedade com o projeto ‘Interfaces - Racismo e Violência Contra a Mulher’. Rodas de conversa em instituições privadas e públicas serão realizadas pela equipe da pasta, com o intuito de promover a inserção da prevenção à violência contra a mulher negra na sociedade. A Secmul também adere à campanha internacional ‘16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero’, iniciada no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

De acordo com a secretária, Walkíria Alves, é preciso discutir sobre a realidade da mulher negra dentro do âmbito social. “A violência contra a mulher é muito mais forte e negligenciada quando o ato é cometido com uma mulher negra. É preciso observar esses vieses para que possamos garantir o maior objetivo do nosso trabalho, que é garantir a justiça e equidade para todas, sem distinções”, comenta a gestora.

Na programação mensal, a secretária irá ministrar amanhã (19), uma palestra no município de Correntes (PE), a convite da Coordenadoria Municipal da Mulher. A Autarquia do Ensino Superior (Aesga) também deve receber uma palestra sobre o mesmo tema, também na terça-feira. Na sexta-feira (22), a gestora da pasta participa do Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres da Região Metropolitana do Recife, na cidade de Camaragibe (PE).

16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero — A campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero é realizada em diversos países do mundo, com o intuito de mobilizar a sociedade civil para a prevenção da violência contra mulheres e meninas. A ação recebe o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e este ano, acontece de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, até 10 de dezembro, em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, durando 21 dias no total.

 De acordo com a secretária, Walkíria Alves, é preciso discutir sobre a realidade da mulher negra dentro do âmbito social.

De acordo com a secretária, Walkíria Alves, é preciso discutir sobre a realidade da mulher negra dentro do âmbito social.

Governador comandou o seminário, em Surubim, que contou com efetiva participação popular nas sugestões   para o planejamento da gestão estadual
Governador comandou o seminário, em Surubim, que contou com efetiva participação popular nas sugestões para o planejamento da gestão estadualFoto: Heudes Regis

O governador Paulo Câmara comandou mais um seminário do Todos Por Pernambuco, nesta sexta-feira (04), na quadra da Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, em Surubim, Agreste Setentrional. Em apenas um dia, quase mil sugestões foram deixadas pelos cidadãos na Ilha de Propostas que funcionou no local. A iniciativa reúne o poder público e a população, sempre no primeiro ano de cada gestão, para discutir demandas nas mais diversas áreas, buscando um ambiente de construção coletiva para os próximos anos de governo.

"Estamos iniciando mais uma rodada do Todos Por Pernambuco tendo a oportunidade de ouvir os pleitos, as críticas e, ao mesmo tempo, fazer uma discussão sobre o futuro. Os prefeitos e prefeitas da região estão aqui, juntamente com a sociedade civil, e isso é fundamental. É ouvindo a população que a gente vai superar as dificuldades", afirmou Paulo Câmara.

O governador também inaugurou o sistema de esgotamento sanitário de Surubim e assinou decreto regulamentando o transporte alternativo no interior. "É um decreto muito importante para regulamentar a questão do transporte alternativo, diante das ameaças que essa categoria está sofrendo por parte do Governo Federal", explicou, classificando como bastante produtivo o evento no Agreste Setentrional com o engajamento da população.

"Tem sido um seminário muito rico, com muita participação popular. A gente sai daqui com muita contribuição das diversas cidades para incorporar no Plano Plurianual, que vai guiar o planejamento do Estado nos próximos anos", avaliou o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, coordenador do seminário.

O estudante Rafael de Castro Assis, 16 anos, marcou presença no evento e fez questão de deixar sua sugestão na Ilha de Propostas. "A minha sugestão foi a de implementar piscinas nas escolas estaduais para a prática da natação. É uma opção que estimula a atividade física, estimula a saúde do aluno e dá um maior incentivo para estarmos no ambiente escolar. Isso ajuda, inclusive, para estarmos mais dispostos nas aulas e alcançarmos melhores resultados", defendeu.

Já Margarida Alves de Souza, 51 anos, sugeriu uma maior atenção aos projetos que contemplam os idosos no Estado. "Nós que trabalhamos com isso precisamos de ajuda para que essas iniciativas ganhem visibilidade, porque existe um grande número de idosos lá. Então, a proposta é essa: que haja mais atenção por parte do Governo em relação aos idosos e aos projetos que atuam com eles", declarou.

Após ouvir as propostas da população do Agreste Setentrional, o governador Paulo Câmara inaugurou a primeira fase do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Surubim. A obra completa inclui 175 mil metros de rede coletora, incluindo ramais de calçada e a construção da estação de tratamento de esgoto (ETE) já na etapa inicial, com capacidade para tratar 50 l/s. O empreendimento beneficiará 42 mil habitantes, tendo recebido um investimento de R$ 80 milhões.

O gestor estadual assinou ainda a ordem de serviço para o início das obras de saneamento no distrito de Lagoa da Vaca, comunidade com cerca de quatro mil habitantes. A ação vai implantar uma estação elevatória e uma tubulação de 150 mm de diâmetro para transportar o esgoto coletado no distrito até a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na cidade de Surubim, realizando assim o tratamento adequado.

Este ano o evento traz o tema “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização amor”
Este ano o evento traz o tema “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização amor”Foto: Divulgação

Todos os anos a Diocese de Caruaru promove a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), em comunhão com a CNBB e a Pastoral Juvenil. O evento é realizado através do Setor Juventude, que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude das 19 cidades que compõem a Diocese. Este ano, o DNJ será sediado na cidade de Toritama, Agreste Setentrional, no dia 6 de outubro, a partir das 8h. A entrada é gratuita e podem participar pessoas de todas as idades.

A programação tem início no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) com louvor ministrado pela Comunidade Nova Aliança. Logo após, haverá um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, os jovens poderão participar de uma pregação com o cantor e escritor católico Abner Santos, de São Paulo. Às 11h, o bispo diocesano Dom José Ruy irá presidir uma missa, encerrando a programação da parte da manhã.

De tarde, a partir das 15h, será realizado um arrastão com trio elétrico pelas ruas da cidade de Toritama. O momento será animado pelo ministério de música Adoração e Luz. No espaço do evento, durante todo o dia, jovens de grupos, movimentos e novas comunidades estarão expondo artigos na feira das juventudes.

Para o coordenador do Setor Juventude, Pe. Paulo Jorge, o Dia Nacional da Juventude será um dia de clamar pela vida. “O tema do evento está sempre em comunhão com aquilo que a CNBB e a Pastoral Juvenil sugerem para a realização do DNJ em todo o país. Para este ano, trazemos a vida como símbolo daquilo que iremos rezar e refletir no dia 6. O apelo pela vida dos nossos jovens está estampado na nossa camisa oficial, em todo o material que fizemos até agora e principalmente em nossos corações”, afirmou.

Serviço:

Dia Nacional da Juventude

Data: 6 de outubro de 2019
Horário: a partir das 8h
Preço: gratuito
Local: Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Auxiliadora (CMEI), PE 090 - Toritama

assuntos

comece o dia bem informado: