Foram encontrados 2 resultados para "Sertão":

Prefeitura de Petrolina suspende cobrança de taxa de iluminação
Prefeitura de Petrolina suspende cobrança de taxa de iluminaçãoFoto: Foto: Jonas Santos/Divulgação

Para amenizar os efeitos econômicos causados pela pandemia aos moradores de baixa renda de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho decidiu suspender a cobrança da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública. O projeto de lei foi enviado em caráter de urgência para votação dos vereadores nesta terça (12) e impactará no público beneficiado pela tarifa social.

A medida suspenderá a tarifa de iluminação por 90 dias para quem consome até 220 kWh e é beneficiário da tarifa social. Dessa forma, serão contemplados os consumidores inscritos no Bolsa Família, CadÚnico e outros sistemas que comprovem condição de pobreza, conforme legislação. A decisão da prefeitura levou em consideração ainda o fato deste público, mesmo com menor consumo de energia, ser o segmento mais afetado por essa despesa no orçamento doméstico mensal.

A suspensão da tarifa de iluminação se soma a outras medidas econômicas adotadas em Petrolina para a convivência com a crise. A cidade sertaneja já havia prorrogado os prazos e descontos dos tributos municipais (IPTU e ISS). Além disso, a Prefeitura de Petrolina adiantou o pagamento do 13° salário de aposentados e fez um grande corte de despesas para realocar recursos para a saúde pública.

"Quando abrimos mão desse tributo, existe uma perda de receita considerável para a prefeitura. Mas diante desse quadro em que a população faz um grande esforço, decidimos tomar essa medida para ajudar a população de baixa renda. É um momento em que todos precisam fazer sacrifícios e trabalhar pensando em coletividade para que possamos superar a pandemia e também a crise econômica que já é real", justifica o prefeito Miguel Coelho.

Município de Afrânio, no sertão pernambucano
Município de Afrânio, no sertão pernambucanoFoto: Divulgação



Com as constantes atualizações sobre o número de casos suspeitos, confirmados e mortes, devido ao Coronavírus, a Prefeitura de Afrânio divulgou nesta terça-feira (17) um decreto restringindo diversas atividades no município, voltadas para prevenção.

"Esse Decreto foi elaborado de acordo com orientações do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Ministério Público, atendendo a necessidade excepcional de interesse público, em virtude de pandemia de altíssimo grau de transmissibilidade", explicou o prefeito Rafael Cavalcante.

O decreto será alterado conforme a necessidade ligada ao cenário epidemiológico, que vem mudando de maneira muito rápida. "O Poder Público, seja na esfera federal, estadual ou municipal, tem que fazer sua parte. Porém, é importantíssimo que todos nós façamos nossa parte, encarando o problema com muita seriedade e responsabilidade", afirma o prefeito.

Vale enfatizar que a higienização e isolamento social, são as principais ações para conter a pandemia. É preciso evitar aglomerações de pessoas e deslocamento para outras cidades.

"Conto com a compreensão e colaboração de todos. Vamos juntos, vencer mais essa batalha", finaliza Rafael Cavalcante.

Principais medidas:

- Suspensão das aulas da rede municipal a partir de hoje (18);

- Suspensão das atividades do grupo de idosos, Cras, Creas e atendimento
no setor do bolsa família;

- Suspensão das atividades nas academias da saúde, ginásio, quadras,
estádio...

- Suspensão do TFD para Recife e para Petrolina; por determinação, só
haverá deslocamento em casos de urgência, Hemodialise, quimioterapia,
radioterapia e etc;

- Proibição de eventos com público superior a 50 pessoas;

Não é momento para pânico. Mas tratamos a situação com a devida cautela

assuntos

comece o dia bem informado: