Foram encontrados 935 resultados para "Política":

Plenário da Alepe
Plenário da AlepeFoto: Henrique Genecy/ Folha de Pernambuco

A nacionalização do debate político esteve presente, nesta segunda-feira (9), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A polarização dos campos políticos divergentes tomou conta do plenário após a apresentação de dois requerimentos de autoria do deputado Alberto Feitosa (SD), que pedia Votos de Aplauso para o presidente Jair Bolsonaro. As propostas foram aprovadas pela maioria dos deputados estaduais.

O Requerimento nº 1603/2019, cuja discussão foi encerrada na última quinta (5), exalta a Medida Provisória nº 907, que transforma a Embratur de Instituto Brasileiro de Turismo para Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, além de manter benefícios fiscais para o segmento. Já o Requerimento nº 1613/2019 faz alusão à destinação de 280 viaturas para as guardas municipais de 68 cidades pernambucanas.

As duas proposições receberam pedidos – feitos, respectivamente, pelas deputadas Teresa Leitão (PT) e Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas (PSOL) – para que fossem votadas separadamente das demais. Além delas, votaram contra ambas os deputados João Paulo (PCdoB), José Queiroz (PDT), Simone Santana (PSB), Dulcicleide Amorim (PT), Fabíola Cabral (PP), Isaltino Nascimento (PSB), Waldemar Borges (PSB), Sivaldo Albino (PSB) e Professor Paulo Dutra (PSB). A deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), que votou contra o Requerimento 1603, não estava presente na votação do 1613. Já Roberta Arraes (PSB) votou contra o primeiro e a favor do segundo.

Um gesto do deputado Joel da Harpa (PP) causou certa irritação na deputada Teresa Leitão (PT). O parlamentar gesticulou simbolizando uma arma de fogo com as mãos, o que foi marca registrada da campanha exitosa do presidente da República Jair Bolsonaro.

'Não sei o que tem de bonito e engraçado em louvar um presidente da República que faz do ódio, do armamento, do assassinato, do feminicídio, do genocídio de índios e negros coisas de menos importância. Esta Casa está contaminada pela polarização que existe na sociedade. Eu nunca vi semelhante disputa ideológica como a que se está querendo colocar agora', assinalou.

Por outro lado, Joel da Harpa rebateu: ‘Respeito as posições ideológicas da deputada, e é preciso que ela tenha respeito às pessoas que pensam diferente dela. O que falo ou o sinal que faço é um direito meu, como representante do povo de Pernambuco’, pontuou.

Primeiras convenções municipais que o PDT realizou em Pernambuco após 20 anos
Primeiras convenções municipais que o PDT realizou em Pernambuco após 20 anosFoto: Divulgação

No último sábado (7), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas cidades de Catende e Lagoa de Itaenga realizou suas convenções municipais. Para prestigiar esse momento,
estiveram presente o dirigente nacional e deputado federal Túlio Gadêlha e o presidente
estadual da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini, Pedro Josephi, além da Juventude Socialista, do Movimento de Cultura Darcy Ribeiro, da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) e do PDT Diversidade. Os diretórios eleitos têm a missão de pensar os problemas locais e trabalhar candidaturas próprias.

Em Catende, município situado na Mata Sul do estado, houve o lançamento da pré
candidatura de Wellington Andrade. Já em Lagoa de Itaenga, o nome lançado para disputar a prefeitura da cidade foi o de Marcelino Moura. "Após mais de 20 anos sem convenções municipais do PDT em Pernambuco, chegou a hora dessas cidades serem protagonistas das mudanças que desejam. As candidaturas próprias são fundamentais para o crescimento da influência do partido no estado e para construção de um projeto nacional com Ciro Gomes, pontua o presidente estadual da FLB-AP/PE, Pedro Josephi.

Em Dezembro, está previsto que aconteça mais de dez eleições municipais de diretórios do PDT em Pernambuco. No próximo sábado (14), devem acontecer convenções nas cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

O deputado federal Túlio Gadêlha esteve presente na convenção do PDT do município de Catende

O deputado federal Túlio Gadêlha esteve presente na convenção do PDT do município de Catende - Crédito: Divulgação

Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), em entrevista à Rádio Folha
Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), em entrevista à Rádio FolhaFoto: Alfeu Tavares / FolhaPE

A falta de investimentos em políticas sociais e as medidas do governo de Jair Bolsonaro que atingem a população mais pobre do país foram alvo de questionamentos do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), na manhã desta quarta-feira (4), em entrevista exclusiva ao programa do Bocão na Rádio Folha (96,7) e à reportagem da Folha de Pernambuco. Geraldo apresentou diversas ações de sua gestão em contraponto ao Governo Federal.

"É um governo que tem uma posição muito clara contra o povo. Corta na educação, corta na assistencia social, reduz o orçamento do Bolsa Famíllia. Imagine só achar que em um tempo como esse de crise econômica e de desemprego vai diminuir o orçamento do Bolsa Família. É claro que isso vai empobrecer os mais pobres", apontou o prefeito. Segundo ele, o Recife tenta suprir essa ausência de políticas com programas de geração de renda como o Chegando Junto, onde as próprias mães são contratadas para cuidar dos filhos de toda a comunidade, num espaço de convivência com assistentes socais, enquanto os pais buscam o sustento da família.

"Acabou de fazer uma reforma da Previdência tirando do Regime Geral as pessoas do INSS que têm uma média de aposentadoria no Brasil de R$ 1.200,00. Então, reduzir remuneração de quem ganha R$ 1.200,00 não é resolver a situação do país, pelo contrário. Então é aumento da desigualdade, governando de costas para o povo. Um governo em que todos os posicionamentos são contra a população, sobretudo a população mais pobre. É por isso que a gente faz oposição, porque a gente é a favor do povo", afirmou.

Leia também:
Geraldo Julio destaca importância do debate sobre mudanças climáticas
'É uma eleição que vai discutir quem está com o povo e quem é contra', diz Geraldo Julio

O prefeito citou algumas medidas do governo Bolsonaro que afetam a população mais pobre, a exemplo do preço do gás e da carne, do sucateamento e aumento contínuo da passagem do Metrô do Recife, que é responsabilidade da União, dos cortes na assistência social, dentre outras."É por isso que a gente está fazendo ações concretas de ajudar a população a vencer um tempo em que o Governo Federal prometeu gerar emprego para todo mundo, disse que o Brasil ia entrar nos trilhos e a gente não está vendo esse emprego, não chegou emprego para ninguém e a gente está aqui lutando junto com a população", frisou o prefeito.

"É isso que vem de Brasília. De lá não vem emprego nem investimento em educação, saúde e assitência social, não vem nada. Então, diante desse quadro, com a crise prolongada e um governo federal que não está olhando para a população, a gente tem que cuidar das necessidades básicas das pessoas. É por isso que chega o nosso programa Chegando Junto. É olhar a realidade, o mundo reral. Vamos falar aqui do mundo real. Disseram lá em Brasília que não tem mais fome no Brasil. É de quem não conhece o país. É de quem não conhece a vida real que a gente sabe e vê nas ruas no Brasil inteiro", finalizou.

Balanço da gestão

Entre as realizações nos sete anos de governo, geraldo Julio citou a construção de 100km de ciclovias e ciclofaixas, aumentando em 300% a participação desse modal na cidade, a reforma da Avenida Conde da Boa Vista, que deve ser entregue até a metade de 2020, antecipando o prazo previsto inicialmente, a implantação do programa Ilumina Recife para combater a violência nos bairros, as ações nos morros, a Construção do Hospital do Idoso, com previsão de entrega em 2020, as Upinhas, a ampliação do número de Centro Comunitário da Paz (Compaz), entre outras ações.

"A gente tesá trabalhando para atender as demandas da população. Quando a gente faz um espaço de convivência que acolhe as crianças que estavam indo para o trabalho com os pais e em que a próprias mães são contratadas para esse espaço de convivência, a gente está cuidadando da vida daquela família e as ações são para isso. Para ajudar a vencer esse tempo de crise", disse. 

Segundo o prefeito, em 2020 a população do Recife poderá avaliar sua gestão e decidir se quer continuidade a esse projeto. "Naturalmente, durante o processo eleitoral as administrações são observadas. E a gente tem uma administração já fechando o 7º ano e iniciando o 8º ano com muito otimismo. Temos obras importantes para entregar como o Hospital Eduardo Campos, o Hospital da Pessoa Idosa, duas unidades do Compaz, obras nos morros, nas vias. Tem muita coisa acontecendo na cidade e isso tem deixado a gente muito animado para 2020", destacou geraldo.

Geração de Renda

Geraldo Julio destacou um projeto de geração de renda que está sendo desenvolvido na rede municipal de ensino e envolvendo as comunidades. "Se não tem emprego a gente está trabalhando para gerar renda para as pessoas. Por exemplo, nas escolas, a gente está pagando as pessoas do próprio bairro, o pai e a mãe do aluno que vai lá e ganha uma diária de 50 reais. A gente já está com 2000 pssoas que receberam diárias. Esse recusross faz circular a economia do bairro. Se tem serviço nas escolas quem vai fazer são essas pessoas que estão desempregadas", destacou.

Deputada Alessandra Vieira (PSDB) e outras lideranças do partido participarão do encontro
Deputada Alessandra Vieira (PSDB) e outras lideranças do partido participarão do encontroFoto: Divulgação

O PSDB de Pernambuco vai realizar, neste sábadpo (30, um ato de filiação no município de Santa Cruz do Capibaribe, terra natal da presidente estadual do partido e deputada estadual, Alessandra Vieira. O evento também contará com a presença do prefeito tucano Edson Vieira, do presidente do partido no município, Zé Minhoca e do presidente da Juventude Estadual do PSDB, vereador Klemerson Pipoca. A filiação acontecerá partir das 10h, no Espaço Cultural da Casa da Criança, localizado na Rua Antônio Burgos, bairro Nova Santa Cruz.

“O Movimento 45 é uma oportunidade de ouvir os nossos filiados para construir um novo momento para o PSDB de Pernambuco. Queremos cada vez mais escutar as ruas para pensar e propor políticas públicas e alternativas de gestão para Pernambuco. Com isso, vamos agregando os novos filiados”, afirma a presidente do partido.

“É uma alegria poder receber esse evento em Santa Cruz e fortalecer o PSDB com os meus conterrâneos. Vamos juntos buscar um novo momento no partido ouvindo e dando oportunidade para os novos filiados ajudarem na construção de um novo Pernambuco”, ressalta o prefeito Edson Vieira. Na ocasião, prefeitos, vereadores e líderes tucanos estarão no local para participar e dar incentivo aos novos filiados.

psdb

Câmara Municipal de Olinda
Câmara Municipal de OlindaFoto: Divulgação

A posse do novo diretório do PT em Olinda será realizada nesta sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores do município. A eleição aconteceu no dia 8 de setembro e elegeu Lulinha como o novo presidente do partido no município. A cerimonia contará com a presença de lideranças como o Deputado Federal Carlos Veras, Oscar Barreto, Osmar Ricardo, o novo Presidente Estadual do PT Doriel Barros e ainda representantes da CUT, MST, Movimentos Sociais e outros.

Pedetista viaja, em missão oficial sem ônus à Câmara, a convite da ONG Freedom Fund
Pedetista viaja, em missão oficial sem ônus à Câmara, a convite da ONG Freedom FundFoto: Divulgação

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) participa, nesta semana, do Fórum das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça. A missão oficial, sem custo à Câmara dos Deputados, será custeada pela Freedom Fund, que é uma organização mundial com o objetivo de erradicar a escravidão moderna.

O pedetista terá duas agendas na terça-feira (26). Primeiro, integra o painel “Transparência e além: erradicando a escravidão moderna nas cadeias produtivas”, que abordará atuações pioneiras no campo legislativo para combater formas modernas de trabalho escravo, com representantes da Austrália, Inglaterra, Hong Kong, Holanda e Brasil.

Depois, participa do encontro “Dois caminhos convergem: ligando a escravidão moderna e agendas de trabalho e direitos humanos”, com atores de diferentes países que atuam na inserção dos Direitos Humanos na pauta de trabalho com o objetivo de combater formas modernas de escravidão.

O parlamentar também participa de reunião na quinta-feira (28) com a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, e representantes de missões diplomáticas de diversos países para debater sobre formas contemporâneas de escravidão. No mesmo dia, o pedetista se reúne com a Cruz Vermelha para tratar de questões relacionadas ao Recife.

“Abrimos mais um importante canal de interlocução internacional para denunciar abusos contra os direitos humanos, aprender com as boas experiências de políticas públicas de outros países e trazer recursos de fundos internacionais para o Brasil”, afirma Gadêlha.

Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Gadêlha vem pautando debates sobre transparência da cadeia produtiva e formas contemporâneas de trabalho escravo. O parlamentar também coordena a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e preside a Subcomissão de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo, entre outras.

Eleição da nova diretoria da Unale
Eleição da nova diretoria da UnaleFoto: Divulgação

Em Salvador, na Bahia, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade nacional que representa as 27 casas legislativas do Brasil e mais de 1 mil parlamentares, finalizou a sua 23ª Conferência anual. No evento, foi realizada a eleição da nova mesa diretora da instituição onde o deputado estadual Diogo Moraes foi eleito tesoureiro-geral, ao lado da nova presidente Ivana Bastos, da Bahia. O representante pernambucano é membro da instituição há quase 10 anos e já ocupou cargos como a secretaria-geral.

Para Diogo Moraes, a Unale é uma grande aliada na vida de um parlamentar, já que a entidade promove constantes debates e intercâmbio de experiências em benefício da população. “A aproximação humana que a Unale proporciona para deputadas e deputados é algo que faz realmente a diferença. Com a união de parlamentares e a permanente troca de conhecimentos, ideias e soluções entre Assembleias, é possível fomentar a humanização do serviço público e das Leis. É um instrumento fundamental para aproximar o cidadão do legislativo”, afirmou Diogo.

Organizada anualmente pela Unale, a CNLE é um ambiente democrático de discussões, onde o principal objetivo é a melhoria e o crescimento do país. Por isto, em 2019, o evento teve o desafio de discutir soluções para o futuro do país pós eleições, com a reunião de parlamentares de todas as regiões e partidos, na busca do bem comum e da troca de experiência. O encontro também foi palco para o debate internacional, com a presença de legisladores de diversos países, que aprendem e contribuem para o intercâmbio de ideias.

A nova mesa diretora da Unale é composta pelos seguintes nomes: Deputada Ivana Bastos (BA), presidente da Unale, Deputado Diogo Moraes (PE) e o deputado Rodrigo Delmasso (DF) secretário-geral.

23ª Conferência Nacional

Durante a conferência, Diogo Moraes, que é coordenador-geral da Frente Parlamentar de Combate à Automutilação e ao Suicídio na Alepe, debateu sobre o assunto com muitos nomes, entre eles, o jornalista Marcelo Tas e o artista Carlinhos Brown, presente no evento para falar do tema. Na ocasião, o deputado falou sobre o trabalho desenvolvido em Pernambuco e foi parabenizado pela iniciativa. “Falar pode mudar tudo. Combater o suicídio e a depressão faz parte da conversa que a gente precisa ter com a mãe, com o pai e com o irmão. E com esse grupo que se preocupa muito com todas essas situações”, destacou Brown.

Ainda no evento, Pernambuco saiu vitorioso na premiação Assembleia Cidadã, criada pela Unale neste ano para reconhecer o melhor projeto social criado por casas legislativas do Brasil. “Nosso Estado participou com o projeto Alepe Acolhe, desenvolvido por nossa amiga e servidora da casa por quase 30 anos, Cristiane Alves e adotado pela mesa diretora da Alepe, representada pelo presidente Eriberto Medeiros. O projeto promove a inclusão social através da formação profissional de adolescentes inscritos no Cadastro Nacional de Adoção, em condições de vulnerabilidade social e já é um case de sucesso”, comemorou Diogo.

Humanizando as Leis em um Novo Tempo

Com o tema “Humanizando As Leis em Um Novo Tempo”, a 23ª CNLE contou com uma grade de programação extensa, com palestrantes nacionais, como o Ministro do TCU Augusto Nardes, a Ministra da Cidadania Damares, a Embaixadora Luiza Lopes, do Ministério das Relações Exteriores e internacional, com Antonio Sola, estrategista político espanhol. E, de Pernambuco, o Secretário da Fazenda, Décio Padilha, que apresentou o painel “Humanizando a Reforma Tributária”.

O representante do Governo explicou no que a mudança nas regras do Brasil pode mudar na vida das pessoas mais humildes, evidenciando que o Brasil tributa 51,8% a mais que os países desenvolvidos e, ainda assim, as diferenças sociais no País são gritantes. “A carga tributária praticada há 31 anos no País é a mesma e é muito injusta. Uma família que sobrevive com um salário mínimo e outra que vive com mais de 30 salários mínimos pagam o mesmo tributo quando compra 1kg de arroz. A Reforma tributária precisa enxergar isso com cautela. Décio convidou os parlamentares a se engajarem e ajudarem seus estados e o Brasil a criar um ambiente em 2020 para se fazer a reforma das reformas na nação. Fazendo, assim, nosso Brasil um lugar mais igualitário e justo para todo”, explicou Diogo.

O deputado estadual Rogério Leão comandou mais uma edição do Projeto Café com Poesia
O deputado estadual Rogério Leão comandou mais uma edição do Projeto Café com PoesiaFoto: Genarks Oliveira

A celebração do Dia do Cordelista, ocorrido em 19 de novembro, teve o comando do deputado estadual Rogério Leão em mais uma edição do Projeto Café com Poesia, realizado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quarta-feira (20). A data motivou uma homenagem especial ao poeta Felipe Junior, representando todos os cordelistas de Pernambuco.

Autor da Lei nº 16.591/2019 que institui no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, a Semana Estadual de Divulgação da Literatura de Cordel na Escola, o deputado Rogério Leão comemorou a iniciativa da Biblioteca da Alepe.

“Quero parabenizar os coordenadores do Projeto Café com Poesia pela iniciativa, parabenizar o homenageado Felipe Junior, que está aqui representando todos aqueles artistas, cordelistas e poetas que tem estimado valor para a cultura do nosso Estado”, foi enfático o parlamentar.

O deputado anunciou que vai apresentar ao Plenário da Casa de Todos os Pernambucanos um “Volto de Aplausos ao Projeto Café com Poesia pela importância que tem para cultura e para o povo de Pernambuco”.

O homenageado do dia, Felipe Junior recebeu uma placa pelos serviços prestados ao Projeto e gradeceu a todos os poetas presentes. “Trago um pouco da poesia do Pajeú pras bandas da Capital e fico muito feliz com esta homenagem. Esta que vai de fato para todos os cordelistas pelo seu dia. Alguns destes poetas estão presentes aqui, Chico Pedrosa, Cícero Lins, Lúcia Costa, José Evangelista, Geraldo Valério, Giselda, Madalena Castro, Luiz Carlos Dias, Dodó Féliz, Maurício Santos, José Camilo Lelis e Fátima Almeida”, gritou o pote cordelista.

Deputado é autor da Lei nº 16.591/2019 que institui no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, a Semana Estadual de Divulgação da Literatura de Cordel na Escola

Deputado é autor da Lei nº 16.591/2019 que institui no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, a Semana Estadual de Divulgação da Literatura de Cordel na Escola - Crédito: Divulgação

A data motivou uma homenagem especial ao poeta Felipe Junior. Deputada Priscila Krause também participou da celebração

A data motivou uma homenagem especial ao poeta Felipe Junior. Deputada Priscila Krause também participou da celebração - Crédito: Genarks Oliveira


Alguns poetas homenageados estiveram presentes

Alguns poetas homenageados estiveram presentes - Crédito: Genarks Oliveira

O deputado estadual José Queiroz (PDT) foi ao encontro do ex-presidente Lula, no Recife.
O deputado estadual José Queiroz (PDT) foi ao encontro do ex-presidente Lula, no Recife.Foto: Divulgação

Aproveitando a passagem do ex-presidente da república pelo Recife no último domingo (17), o deputado estadual José Queiroz (PDT) se reuniu com Lula em meio ao ato político e cultural realizado no estado. “Tínhamos que agradecer ao Lula por tantas benesses ao estado e à cidade de Caruaru, que tem contribuído para a melhoria da população pernambucana e caruaruense”, diz Queiroz. O parlamentar enfatizou as diversas contribuições durante o governo Lula que proporcionou avanços na educação, entre elas, a instalação da Universidade Federal em Caruaru e a ampliação do Instituto Federal.

Representante na Assembleia Legislativa de Pernambuco do Partido Democrático Trabalhista, Queiroz ainda lembrou as incentivos no setor residencial com o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. E ainda lembrou a grande ajuda constituída por aquele governo, há mais de 14 anos com o Brasil Sorridente, considerada o maior programa público de saúde bucal do mundo. “Nosso partido tem presidenciável, mas esse fato não nos impede de sermos sempre gratos a Lula por tudo que ele fez para mudar a vida do povão. A gratidão deve ser eterna. Por isso, fomos agradecê-lo pessoalmente durante sua passagem pelo estado”, destacou.

A indicação do nome da policial foi feita pelo líder do Cidadania na Casa, deputado Daniel Coelho (PE).
A indicação do nome da policial foi feita pelo líder do Cidadania na Casa, deputado Daniel Coelho (PE).Foto: Divulgação

A delegada de Polícia Civil de Pernambuco Patrícia Domingos receberá nesta quarta-feira (20), em Brasília, a Medalha Mérito Legislativo. A honraria será concedida pela Câmara dos Deputados. A indicação do nome da policial foi feita pelo líder do Cidadania na Casa, deputado Daniel Coelho (PE).

Criada em 1983, a Medalha serve para condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Patrícia Domingos foi titular da Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp). Em quatro anos de funcionamento, o órgão foi responsável por 15 operações que resultaram em 49 presos, entre políticos e empresários envolvidos em esquemas de corrupção.

Em novembro de 2018, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), resolveu extinguir a delegacia através de um Projeto de Lei que foi aprovado pela Assembleia Legislativa.

A solenidade para entrega da Medalha é realizada em sessão especial no Plenário Ulysses Guimarães e a entrega é feita pelo Presidente da Câmara e pelo Segundo Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

assuntos

comece o dia bem informado: