Foram encontrados 881 resultados para "Política":

O presidente estadual do MDB, deputado federal Raul Henry, e o senador Fernando Bezerra Coelho estiveram juntos, nesta quinta-feira (10), em mais um ato de filiação partidária, desta vez em Panelas
O presidente estadual do MDB, deputado federal Raul Henry, e o senador Fernando Bezerra Coelho estiveram juntos, nesta quinta-feira (10), em mais um ato de filiação partidária, desta vez em PanelasFoto: Ivaldo Reges

O MDB de Pernambuco recebeu reforços em seus quadros no munícipio de Panelas. Na noite desta quinta-feira, filiaram-se ao partido a prefeita Joelma Campos, o ex-prefeito Sérgio Miranda e seu grupo político. O ato de filiação contou com a presença do presidente da legenda, o deputado federal Raul Henry, do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado estadual Junior Uchoa (PSC).

O senador Fernando Bezerra Coelho afirmou que o ato teve “grande simbolismo”, uma vez que a prefeita havia sido expulsa de seu antigo partido, o PSB, após declarar apoio à campanha do presidente Jair Bolsonaro, no ano passado. “Joelma foi vítima de um ato de violência política. Como líder do governo no Senado, fiz questão de estar presente nesta filiação para trazer o apreço e a solidariedade do presidente. E para dizer que vamos agendar uma visita para que a prefeita possa encontra-lo e para que os pleitos de panelas possam ser tocados, para que ela possa prosseguir com o brilhante trabalho que vem fazendo. Sobretudo na educação básica, onde Panelas tem os melhores indicadores de todo o estado”, destacou.

Com uma ligação antiga com a cidade, uma de suas bases eleitorais desde 2002, quando se elegeu deputado estadual pela primeira vez, Raul deu as boas-vindas aos novos filiados. “Devo muito ao seu povo e ao maior líder político de sua história, Sérgio Miranda, prefeito por quatro vezes da cidade. Além de ser um homem correto e leal aos seus amigos, é um grande gestor público. Mudou a trajetória da cidade, com a implementação exemplar de políticas públicas transformadoras. Hoje, tenho o prazer de recebê-lo ao lado da prefeita Joelma e todo o seu grupo político nas hostes do nosso MDB. Sejam muito bem-vindos!”, afirmou.

O dirigente ainda fez uma saudação especial à prefeita Joelma, a primeira mulher a comandar a cidade. “Sobre Joelma, quero manifestar minha admiração pela mulher simples e próxima ao povo que ela é e por estar cumprindo com louvor a missão de governar Panelas”, acrescentou.

O presidente estadual do MDB, deputado federal Raul Henry, e o senador Fernando Bezerra Coelho estiveram juntos, nesta quinta-feira (10), em mais um ato de filiação partidária, desta vez em Panelas

Crédito: Ivaldo Reges


Criado este ano, Conselho Municipal de Esportes se reuniu pela primeira vez na manhã desta quinta (10)
Criado este ano, Conselho Municipal de Esportes se reuniu pela primeira vez na manhã desta quinta (10)Foto: Irandi Souza/PCR

O Conselho Municipal de Esportes do Recife se reuniu pela primeira vez, na manhã desta quinta-feira (10), proporcionando à comunidade esportiva uma instância colegiada para participar diretamente das decisões sobre as políticas públicas para o esporte na cidade. Criado pela Lei 18.565/2019, elaborada pelo Poder Executivo e sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, o Conselho tem 23 integrantes, entre titulares e suplentes, e é presidido pela secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, no sétimo andar do prédio da Prefeitura do Recife. “A criação do Conselho foi um pedido da comunidade esportiva ao prefeito Geraldo Julio. Desde que assumimos o cargo, em 2017, pautamos todas nossas decisões em escutas aos interessados. Com o colegiado, poderemos fazer isso de forma muito mais ampla. Queremos ouvir todos os segmentos”, afirma Yane Marques.

Entre as atribuições do órgão estão fornecer subsídios e contribuir para a formulação e implementação da política esportiva; propor ações; debater e se posicionar sobre os planos de desenvolvimento do esporte recifense; além de zelar para que o desenvolvimento das atividades esportivas no Recife privilegie a sustentabilidade ambiental, social, cultural e ético-moral.

O representante do segmento acadêmico, Roberto Gomes, aponta que o Conselho legitima as ações do poder público. “Uma instância colegiada dá o respaldo da comunidade esportiva ao trabalho da Secretaria. Ouvir várias opiniões antes de lançar uma iniciativa permite que as correções necessárias sejam feitas no tempo certo”, ressalta.

Composição - Fazem parte do colegiado representantes da Secretaria Executiva de Esportes e das secretarias de Educação; Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos; Governo e Participação Social; e Saúde; o Conselho Regional de Educação Física; as federações desportivas; os atletas e paratletas federados; os clubes sociais e esportivos; e o setor acadêmico. Os representantes dos setores foram definidos pela lei e eleitos por cada segmento em votação direta.

Deputada Alessandra Vieira (PSDB) solicitou a audiência pública
Deputada Alessandra Vieira (PSDB) solicitou a audiência públicaFoto: Divulgação

A presidente do PSDB em Pernambuco, deputada Alessandra Vieira, comandou na manhã desta quarta-feira, 09, uma série de reuniões na sede do partido no Recife com pré-candidatos a prefeitos e vereadores. Em pauta nos encontros, as eleições municipais de 2020.

"Tivemos uma manhã muito produtiva. Estamos vivendo um novo momento e preparando o partido rumo a 2020, ampliando nossa participação nas eleições. O PSDB é um partido de história e futuro", destacou a presidente.

Quem participou dos encontros foram os pré-candidatos a prefeitura de Cachoeirinha, o vereador Major Moraes; de Parnamirim, Paulinho Tendtudo; de Escada, Lailton Nogueira; e de Itacuruba, Diogo Cantarelli. Também se reuniram com a presidente o ex-vereador de Glória de Goitá Hamilton e o ex-vereador de Itamaracá Luquinha. O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe(PSDB), Edson Vieira, também participou das reuniões.

alessandra

Com apoio de Eduardo da Fonte e Clóvis Paiva, ex-deputado federal Marinaldo Rosendo anunciou sua pré-candidatura pelo PP a prefeito de Timbaúba
Com apoio de Eduardo da Fonte e Clóvis Paiva, ex-deputado federal Marinaldo Rosendo anunciou sua pré-candidatura pelo PP a prefeito de TimbaúbaFoto: Divulgação

Com o apoio do deputado federal e líder do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, e do deputado estadual Clóvis Paiva, o ex-deputado federal Marinaldo Rosendo anunciou sua pré-candidatura pelo PP a prefeito de Timbaúba, Zona da Mata Norte do estado. "Vamos fazer Timbaúba voltar a crescer", enfatizou o pré-candidato.

Nascido em Timbaúba, Marinaldo Rosendo sempre foi empresário. Decidiu entrar na política em 2008 por incentivo de Eduardo Campos, onde disputou e ganhou sua primeira eleição para prefeito de Timbaúba. Em sua gestão, firmou parcerias com o governo estadual e federal, trazendo grandes obras e ações para o município.

Marinaldo foi reeleito prefeito em 2012 com 97% dos votos válidos, alcançando mais de 23 mil votos. Ganhou destaque quando fez doação através de empresas de R$ 3,4 milhões para os cofres do município (ação nunca vista na história do Brasil) registrada em cartório local. Em 2014, Marinaldo foi candidato a deputado federal atingindo quase 100 mil votos, onde se tornou o único deputado federal de Timbaúba e da Mata Norte nos últimos 50 anos.

Governador Paulo Câmara (PSB) confirmou presença
Governador Paulo Câmara (PSB) confirmou presençaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A possibilidade de resolução, ainda em 2019, das principais questões federativas que tramitam no Congresso Nacional foi destacada, nesta terça-feira (08), pelo governador Paulo Câmara, durante o VII Fórum Nacional de Governadores. Na ocasião, o gestor pernambucano ratificou que os chefes dos Executivos estaduais devem estar alertas ao assunto, pontuando a cessão onerosa e o debate sobre à Lei Mansueto como exemplos. 

“Sobre a cessão onerosa, temos que estar em alerta, pois é o único recurso ainda nesse ano de grande volume que vai poder ser disponibilizado para Estados e municípios. É uma pauta que precisamos ratificar o que já foi dito”, afirmou, observando na sequência: “O Plano Mansueto, que ainda está no Congresso, é mais um ponto fundamental para a gente encerrar 2019 com as nossas questões da pauta federativa resolvidas”, concluiu. 

Ao longo da reunião, os governadores voltaram a defender a prorrogação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ampliação da parte da União no seu financiamento e a adoção de medidas que contribuam para o fortalecimento do combate à violência nos Estados. 

"O Governo Federal precisa ter uma participação mais efetiva na educação, através do Fundeb. Além de continuar, ele precisa de uma nova modelagem que garanta um maior aporte da União, construindo as bases necessárias para avançarmos mais na área", disse Paulo Câmara. "Já na segurança, é preciso termos um olhar estratégico e integrado para combater a violência. Esse é dabate que, incluindo o reforço nas ações voltadas à prevenção, precisa ser aprofundado", alertou.

Com  atos comandados pelo presidente estadual, o deputado federal Silvio Costa Filho, o partido trabalha para crescer no Estado
Com atos comandados pelo presidente estadual, o deputado federal Silvio Costa Filho, o partido trabalha para crescer no EstadoFoto: Divulgação

O Republicanos está realizando filiações em todas as regiões com a finalidade de ampliar o número de candidaturas a prefeito e vereador nas próximas eleições. Com atos comandados pelo presidente estadual, o deputado federal Silvio Costa Filho, o partido trabalha para crescer em Pernambuco. Neste fim de semana se filiaram pré-candidatos a prefeitos nas cidades de Jataúba e Toritama.

Em Jataúba, Boy e Dra. Cátia agora são republicanos. “Boy e Dra. Catia tem amor, trabalho e compromisso por esta cidade. Ao lado de todos nós que fazemos o Republicanos, eles irão construir uma nova agenda de desenvolvimento para Jataúba, fazendo com que novas oportunidades surjam para a população”, destacou o deputado Silvio Costa Filho.

Já em Toritama, foi a filiação do pré-candidato a prefeito, Diego Souza que destacou o desafio de disputar a prefeitura. “Para mim é um orgulho participar do Republicanos, um partido novo, com um ideal democrático, repeito à família e que faz uma política séria e transparente. O Republicanos me representa”.

“O nosso partido está crescendo com pessoas que unem e fazem a boa política e Diego é um desses quadros. Quem defende e trabalha pela população se sente bem no Republicanos. Nossos filiados são pessoas que se dedicam a fazer o bem pelo próximo”, falou Silvio.

Ex-deputado Edílson Silva se desfiliou do PSOL
Ex-deputado Edílson Silva se desfiliou do PSOLFoto: Arthur Mota

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pernambuco realiza nesta segunda-feira (07) um ato político e cultural de filiação de importantes quadros da política local, entre eles o ex-deputado estadual Edilson Silva e diversas lideranças do movimento social com atuação no estado. A recepção aos novos companheiros acontecerá na casa de festas Jardim Aurora, localizada na Rua dos Palmares, 1306, em Santo Amaro, a partir das 18h. A parte cultural do encontro estará a cargo da banda"Os Caetanos" e do DJ Iuri.

"A filiação de novas lideranças políticas e sociais traduz o esforço do partido no sentido de se fortalecer política e eleitoralmente para fazer face ao atual momento que vivemos com a extrema-direita atuando para instalar o obscurantismo e o retrocesso em nosso país. Para isso, estamos incorporando, de forma ousada e consequente, as novas energias trazidas pelas novas lideranças políticas e sociais que ora se filiam ao partido", destaca Marcelino Granja, presidente estadual do PCdoB.

O ex-deputado Edilson Silva, por sua vez, disse que sua entrada no PCdoB tem a ver com uma mudança bastante profunda que aconteceu na política do país, e coincide também com o fim de um ciclo de sua militância no Psol. "Então, o que aconteceu foi um casamento bastante natural. O PCdoB tem uma história muito bem estruturada de construção da unidade de forças de esquerda progressista. E isso para mim é o centro da política hoje. O PCdoB me acolheu e nós acolhemos o PCdoB como um partido extremamente necessário para cumprir o papel de militar pela unidade".

Edilson Silva

Edilson Francisco da Silva iniciou sua militância política no movimento estudantil secundarista, presidindo o grêmio da Escola Técnica onde se formou técnico industrial. Com 19 anos, ingressou na antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), onde começou sua vida sindical. Filiou-se ao PT em 1988.

Foi dirigente sindical dos Ferroviários de Tubarão (SC), dos Ferroviários do Nordeste, da Federação Nacional da categoria e da CUT. Foi Coordenador do MNU – Movimento Negro Unificado. Fundou o PSTU em 1994 e um dos fundadores do PSOL (2004), partido que presidiu em Pernambuco. Disputou o governo do Estado em 2006 pela coligação PSOL/PCB. Em 2008, disputou a Prefeitura do Recife. Em 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 30 mil votos. Na Alepe, presidiu a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular.

Durante a reunião, realizada nesta quinta, o governador apresentou projetos estratégicos para Pernambuco nas mais diversas áreas
Durante a reunião, realizada nesta quinta, o governador apresentou projetos estratégicos para Pernambuco nas mais diversas áreasFoto: Hélia Scheppa

O governador Paulo Câmara (psb) recebeu, nesta quinta-feira (03), o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, no Palácio do Campo das Princesas, onde o chefe do Executivo estadual apresentou projetos estratégicos para Pernambuco. No âmbito de infraestrutura e recursos hídricos, por exemplo, estão a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina, a conclusão da Transposição do Rio São Francisco e a Adutora do Agreste.

Por ser estratégica para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil, Paulo Câmara destacou a retomada da Transnordestina em Pernambuco. A intervenção já foi reiniciada no Ceará e no Piauí. Já sobre a Adutora do Agreste, o governador solicitou repasse de recursos para a conclusão da primeira etapa da obra (que já está em andamento) e para a segunda fase que, quando concluída, beneficiará 40 municípios do Estado. Ele também defendeu a licitação e realização das obras dos Ramais Complementares ao Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.

Paulo Câmara também apresentou ao ministro projetos como o de conclusão da navegabilidade do Rio Capibaribe e propostas para o Complexo Industrial Portuário de Suape, os estaleiros pernambucanos e o Porto do Recife. Na área de recursos hídricos, o Ramal do Agreste, a segunda fase da Adutora do Pajeú, o Sistema Adutor do Oeste também foram destacadas pelo governador, que defendeu ainda o projeto de triplicação e requalificação da BR-232 na saída do Recife.

O ministro, que se mostrou receptivo às demandas estaduais, afirmou que até 2020 o Governo Federal, por meio do Plano Nordeste, investirá R$ 4,4 bilhões na Região.


Governador Paulo Câmara (PSB) se reúnde com presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP) após o Todos Por Pernambuco.
Governador Paulo Câmara (PSB) se reúnde com presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP) após o Todos Por Pernambuco.Foto: Alepe / Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP), junto com outros deputados estaduais, participam nesta sexta-feira (4) da última rodada da 4ª edição do programa do governo do estado “Todos Por Pernambuco”. O encontro será em Surubim, no Agreste Setentrional, a partir das 8 horas. Após o debate, o governador Paulo Câmara (PSB) seguirá para Cumaru onde participará de um almoço na fazenda Coração Valente do presidente da Alepe e da prefeita da cidade, Mariana Medeiros, esposa de Eriberto.

O “Todos por Pernambuco” é projeto de construção coletiva do governo de Pernambuco com o poder Legislativo e a população em geral. Eriberto Medeiros e vários deputados vêm participando desde o início do programa, que nesta sexta-feira encerra o primeiro ciclo passando pelas 12 regiões de Desenvolvimento do Estado.

Para o presidente da Alepe, acompanhar um programa com esse formato, o de escuta da população, é uma forma de aproximar ainda mais os pernambucanos do Legislativo. Na avaliação do parlamentar, é ouvindo a população in loco que os deputados estaduais terão um “novo olhar” na análise de projetos de lei a serem encaminhados para discussão e votação na Assembleia.

Ministro Ramos e Anderson Ferreira (PL) vistoriam obra da Estação Cidadania
Ministro Ramos e Anderson Ferreira (PL) vistoriam obra da Estação CidadaniaFoto: Matheus Brito

Não por acaso o ministro-chefe da Secretaria do Governo, Luiz Eduardo Ramos, escolheu Jaboatão dos Guararapes para iniciar sua agenda no Recife. Em um gesto ao prefeito de do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), realizou, na manhã desta quinta-feira (3), uma vistoria técnica na obra da Estação Cidadania, no bairro de Dois Carneiros. Executada numa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, a obra será oficialmente entregue à população em novembro deste ano.

Após percorrer as instalações, o ministro externou o reconhecimento do Palácio do Planalto ao grupo político do prefeito. "Anderson está fazendo uma gestão muito eficiente, principalmente na área social, e o presidente Jair Bolsonaro reconhece isso", disse Luiz Eduardo Ramos, no seu primeiro compromisso oficial no Estado.

O prefeito Anderson Ferreira destacou a importância da Estação Cidadania para o moradores de Dois Carneiros. “Projetos sociais, assim como centros culturais e esportivos, têm como objetivo a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania da população. A ideia é que este equipamento seja mais um polo de lazer,  compartilhamento de aprendizado e de atenção às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em novembro, vamos entregar a Estação Cidadania, que vai atender a 2.700 famílias de Dois Carneiros”, acrescentou.

Na avaliação do gestor jaboatonense, a vinda de ministros a Pernambuco, reforça a intenção do Governo Federal em dar uma atenção especial ao Nordeste. "Estamos numa região carente, mas que tem um povo dedicado e trabalhador. Sempre que vou a Brasília recebo total atenção nos ministérios e os resultados estão acontecendo com importantes parcerias que estamos firmando", destacou Anderson. Também participaram da comitiva os deputados federais e presidentes regionais de partidos André Ferreira (PSC), Luciano Bivar (PSL), Daniel Coelho (Cidadania) e André de Paula (PSD), além do vice-presidente do PL, deputado Fernando Rodolfo.

Estação Cidadania

Com uma área de 3 mil metros quadrados, a Estação Cidadania conta com uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, pista de cooper, equipamentos de alongamento e ginástica, além de área de lazer com parque infantil. Na área cultural, as instalações contam com cineteatro, biblioteca, salas multiuso e telecentro. No local, ainda funcionará o Espaço Convivência, que fará parte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para atender à população do entorno, que vive em situação de vulnerabilidade social.

comece o dia bem informado: