internacional

Blinken terá reunião com Lula em Brasília em fevereiro, diz Departamento de Estado dos EUA

Um dos objetivos da visita é engajar os demais países do G20 no apoio ao povo haitiano

Chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony BlinkenChefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken - Foto: Mark Schiefelbein/Pool/AFP

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, visitará o Brasil e terá reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro. A informação foi divulgada pelas autoridades americanas.

De acordo com o comunicado, Blinken visitará Brasília e Rio de Janeiro, no Brasil, além de Buenos Aires, na Argentina, de 20 a 23 de fevereiro. O texto não informa as datas exatas de cada compromisso.

Na reunião com Lula, de acordo com a nota, "o secretário vai enfatizar o apoio americano à presidência brasileira no G20 e organização da reunião de ministros de relações exteriores dos integrantes no Rio de Janeiro, a parceria EUA-Brasil para direitos trabalhistas, a cooperação na transição para energia limpa, e comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos". Esse trecho da nota foi traduzido pela reportagem.

Também segundo o comunicado, na reunião de ministros do G20 Blinken focará em paz e estabilidade, inclusão social, redução de desigualdades, combate à fome, controle de mudanças climáticas, promoção da energia limpa e desenvolvimento sustentável, e em melhorias da governança global.

Além disso, Blinken também buscaria engajar os demais países do bloco no apoio ao povo haitiano. Blinken também irá a Buenos Aires, onde terá reunião com o presidente argentino, Javier Milei.


 

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter