Logo Folha de Pernambuco

Brasil

Bolsonaristas comemoram vitória de Milei na Argentina com provocações

Entre os políticos que comentaram o resultado da eleição no país vizinho, estão o deputado federal Nikolas Ferreira

Javier Milei discursaJavier Milei discursa - Foto: AFP

Após o anúncio da eleição de Javier Milei como o novo presidente da Argentina, apoiadores de Jair Bolsonaro usaram as redes sociais para comemorar o resultado. Nas postagens, além de mensagens de felicitações ao político ultraliberal, foram feitas comparações com o ex-presidente brasileiro e provocações a Luiz Inácio Lula da Silva e até mesmo a sua mulher, Rosângela da Silva, a Janja.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), ao comentar o resultado da eleição argentina, fez provocação à primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva.

A postagem foi feita após Janja compartilhar, ainda na manhã deste domingo, uma charge do cartunista Nando Motta. Na imagem, a personagem Mônica, do brasileiro Maurício de Souza, abraça Mafalda, do argentino Quino, que fazem sucesso nos gibis de cada país. A protagonista da "Turma da Mônica" ainda consola Mafalda: "Melhorará", diz em espanhol.

"Que Massa esse abraço", escreveu Janja em referência ao sobrenome do candidato da esquerda.

Filho de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), falou em vitória sobre a esquerda, ao enviar um recado para o novo presidente argentino. Ele afirmou ainda ter certeza que o político "fará o melhor" pelo país vizinho.

"Parabéns, @JMilei. Que Deus ilumine seu caminho na presidência. A Casa Rosada trará desafios gigantescos, mas tenho certeza de que você fará o melhor pela Argentina. Pouco a pouco vamos vencendo a esquerda e o comunismo na América Latina. Que a Argentina seja um exemplo e apenas a primeira de muitas mudanças para melhor no nosso continente. Milei é um passo decisivo rumo à liberdade da América Latina!"

O senador Sergio Moro (União - PR) lembrou a vitória da seleção da Argentina na última Copa do Mundo ao comentar o resultado da eleição.

"Argentina ganhou duas copas do mundo seguidas. Sorte e sucesso agora para Milei", escreveu.

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (RJ) comemorou a vitória de Javier Milei na eleição presidencial da Argentina. Segundo o parlamentar, a vitória do candidato da direita no país vizinho é um "aceno importante" para as eleições presidenciais no Brasil em 2026.

- A vitória de Milei é uma mudança política importante para o Brasil, para o futuro da América Latina. A situação atual da Argentina, nosso importante parceiro comercial, é muito preocupante. O povo argentino escolheu outro caminho disse o parlamentar.

Côrtes acabou de voltar de uma viagem aos Estados Unidos, onde ele e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, visitaram o Congresso americano. O PL, segundo Côrtes, tem expectativa que Donald Trump (partido Republicano) volte à Casa Branca, derrotando o atual presidente Joe Biden (do Democratas), nas eleições em 2024.

- A eleição de Milei e Trump vai aquecer a direita no Brasil afirmou Côrtes.

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado disse esperar que o exemplo da Argentina seja seguido em toda América Latina:

"Liberdade! O pulso ainda pulsa. Viva a Argentina e que seu exemplo seja seguido por toda América Latina", escreveu o senador, na rede social.

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), disse que hoje é dia de autocrítica para a esquerda, para o PT:

"A vitória de Milei prova que desprezar déficit público, cair no populismo, governar para um partido e não para o país tem limite. A Argentina disse não ao PT de lá. Tão apoiando pelo PT daqui", publicou o senador na rede social. Ele também usou a palavra "liberdade".

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter