Logo Folha de Pernambuco

POLÍTICA

Bolsonaristas vão às ruas para protestar contra indicação de Dino ao STF

Em São Paulo e em Brasília, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro fizeram pressão para que os senadores barrem nomeação do ministro à Corte

Em São Paulo, bolsonaristas protestam contra indicação de Dino ao STFEm São Paulo, bolsonaristas protestam contra indicação de Dino ao STF - Foto: Reprodução/ X (ex-Twitter)

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro foram às ruas neste domingo para protestar contra a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), vaga após a saída da ministra Rosa Weber.

No fim de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu a indicação de Dino com apoio de ministros da Corte, como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. A vaga no STF estava aberta desde o dia 29 de setembro.

Em São Paulo, na Avenida Paulista, a manifestação ocupou duas vias em torno do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e teve a presença de parlamentares e lideranças de direita. Os discursos tiveram ataques à esquerda, críticas ao que chamaram de abuso de autoridade do Poder Judiciário e pressão para que os senadores, que vão sabatinar Dino nesta semana, votem contrariamente à indicação.

"Senador que vota em comunista vota contra o Brasil e contra a liberdade", dizia uma das faixas penduradas em um carro de som. Bolsonaristas apelaram para o medo ao atacar a indicação, afirmando nos discursos que Dino no Supremo significaria "a legalização do aborto, a censura e a perseguição aos patriotas conservadores", por exemplo.

O ato sofreu desfalque de alguns nomes da direita paulista que foram a Buenos Aires com Bolsonaro acompanhar a posse do presidente argentino Javier Milei.

Em Brasília, o ato na Esplanada dos Ministérios ocorreu pela manhã, sob um sol forte e temperatura ao redor de 30 graus. A quantidade de manifestantes foi visivelmente menor que em convocações do ano passado. Procurada, a Polícia Militar do Distrito Federal afirmou que não divulga estimativa de público.

Diferentes parlamentares discursaram contra Dino, Lula e a primeira-dama, Janja. Os senadores Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Márcio Bittar (União-AC) e os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Delegado Caveira (PL-PA) e Nikolas Ferreira (PL-MG) discursaram num carro de som.

De acordo com PM, ao menos 50 policiais trabalharam na manifestação, formando um cordão para impedir acesso ao Congresso Nacional.

Veja também

PGR deve denunciar Bolsonaro no início de 2025; STF pode julgar ação no 1º semestre de 2025
EX-PRESIDENTE

PGR deve denunciar Bolsonaro no início de 2025; STF pode julgar ação no 1º semestre de 2025

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Newsletter