Logo Folha de Pernambuco

Operação Verani

Bolsonaro alvo da PF: nome de operação remete a princípio base do Direito Internacional; entenda

Casa do ex-presidente em Brasília é um dos endereços investigados em ação que apura suposta fraude em cartões de vacinação de familiares e auxiliares do político

Veículo da Polícia Federal no condomínio onde mora o ex-presidente Jair BolsonaroVeículo da Polícia Federal no condomínio onde mora o ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Evaristo Sa / AFP

A casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, é um dos alvos de busca e apreensão da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (3), por suposta fraude em carteiras de vacinação. As autoridades investigam a atuação de um grupo suspeito de inserir dados falsos sobre a imunização contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde. A operação, intitulada "Verani", faz referência a um preceito base do Direito Civil e do Direito Internacional.

O nome da ação deriva do princípio em latim “Venire contra factum proprium”, máxima jurídica que significa "vir contra seus próprios atos" e "ninguém pode comportar-se contra seus próprios atos". O princípio veda comportamentos contraditórios de uma pessoa. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, está entre os presos. Até o momento, já são quatro detidos.

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O ex-presidente foi intimado a prestar depoimento ainda nesta quarta.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter