SÃO PAULO

Bolsonaro dá recado a vereadora do PL em meio à indefinição sobre vice de Nunes

O governador defende que a escolhida seja Sonaira, que até o início do mês passado era secretaria estadual de Políticas para a Mulher

Jair Bolsonaro, ex-presidente do BrasilJair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil - Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) orientou a vereadora Sonaira Fernandes (PL) a ficar de prontidão para ser indicada por ele como vice na chapa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na eleição para a Prefeitura de São Paulo. A conversa ocorreu em Ribeirão Preto, no interior paulista, onde os bolsonaristas fizeram um ato em apoio ao ex-presidente no último dia 28 de abril.

O preferido de Bolsonaro é o ex-coronel da Rota Ricardo Nascimento de Mello Araújo, diretor da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) no governo dele. Porém, o policial militar enfrenta resistência de aliados de Nunes e também de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que influenciará na escolha.

O governador defende que a escolhida seja Sonaira, que até o início do mês passado era secretaria estadual de Políticas para a Mulher e deixou o cargo para tentar um novo mandato na Câmara Municipal. Ela trocou o Republicanos pelo PL, mesmo movimento feito pela vereadora Rute Costa, que estava no PSDB e é outra cotada para a vice de Nunes. A avaliação é que ambas complementariam o perfil do prefeito, católico, por serem mulheres e evangélicas.

Sonaira foi assessora de Eduardo Bolsonaro (PL), mas pesa contra ela a postura na pandemia, quando chamou Nunes de "ditador", disse que o decreto municipal que obrigava servidores a se vacinarem era algo "típico" da União Soviética e reclamou de homenagens feitas a Bruno Covas, ex-prefeito morto em 2021.

Também estão no páreo o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Aldo Rebelo (MDB), e o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), embora o próprio Nunes tenha dito publicamente que o vereador não é o favorito para a vaga de vice. A tendência é que a decisão seja anunciada perto das convenções partidárias em julho.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter