Logo Folha de Pernambuco

Golpe

Bolsonaro demonstrou preocupação com descoberta de minuta do golpe, diz PF

Em suas conclusões, a PF indiciou 37 pessoas e apontou a existência de grupo criminoso para desacreditar o processo eleitoral e executar um golpe de Estado

Anderson Torres, então ministro da Justiça, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro Anderson Torres, então ministro da Justiça, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro  - Foto: Cristiano Mariz

A Polícia Federal afirma no relatório da investigação que apura a existência de uma trama golpista que o ex-presidente Jair Bolsonaro demonstrou preocupação com a descoberta da minuta do golpe na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres em janeiro de 2023, logo após o 8 de janeiro.

Segundo a PF, mensagens trocadas entre Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-assessor do ex-presidente Marcelo Câmara "demonstraram preocupação com a descoberta do documento e conhecimento de sua existência".

A PF narra que no dia 12 de janeiro, logo após a imprensa começar a noticiar a descoberta da minuta do golpe na casa de Torres, Bolsonaro encaminhou pra Cid o link de uma reportagem que diz: “PF encontra na casa de ex-ministro minuta para Bolsonaro mudar resultado da eleição".

"A notícia sobre a apreensão do referido documento começa a ser divulgada pelos órgãos de imprensa no dia 12/01/2023. No mesmo dia às 16h39min, o ex-Presidente JAIR BOLSONARO encaminha para MAURO CID o link de uma reportagem que diz: “PF encontra na casa de ex-ministro minuta para Bolsonaro mudar resultado da eleição", dizem os investigadores.

A PF ainda ressalta que, apesar dos elementos de prova convergentes, Anderson Torres afirmou desconhecer o motivo de os investigados, após a apreensão da minuta, "demonstrarem conhecimento e preocupação com a descoberta da minuta".

As informações constam em um documento de 884 páginas enviado pela PF ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que o encaminhou nesta terça-feira à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Veja também

Abin municiou Bolsonaro com dados para produzir desinformação, diz PF
Bolsonaro

Abin municiou Bolsonaro com dados para produzir desinformação, diz PF

Relatório da PF diz que Marinha tinha tanques à disposição para golpe
Tentativa de golpe

Relatório da PF diz que Marinha tinha tanques à disposição para golpe

Newsletter