Logo Folha de Pernambuco

covid-19

Bolsonaro diz que 'até o final deste mês' governo deve decretar fim da pandemia

Governo avalia fim do estado de emergência em saúde pública, mas não classifica estágio da doença

Presidente Jair Bolsonaro Presidente Jair Bolsonaro  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (16) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deverá decretar "até o final deste mês" a transformação da pandemia de Covid-19 em uma endemia. Entretanto, essa classificação só pode ser feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"O nosso ministro da Saúde, o Queiroga, tem se comportado muito bem nessa questão. Ele já sinalizou há poucos dias que seria uma portaria dele, como definido em lei, (para) nós aqui sairmos da pandemia e entrarmos na endemia. Isso deve acontecer até o final desse mês. É isso que está sendo previsto pelo Ministério da Saúde", afirmou Bolsonaro, em entrevista à TV Ponta Negra.

Uma pandemia ocorre quando uma doença se alastra pelo mundo de forma intensa. Já a endemia é caracterizada por uma estabilidade no número de casos e mortes.
 

Como o Globo mostrou, o que está sendo discutido dentro do governo é o fim do estado de emergência em saúde pública, instituído no Brasil em 2020 por conta da Covid-19. A vigência da chamada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) não está vinculada à classificação de pandemia ou endemia.

Na entrevista, gravada na terça-feira (15) e exibida nesta quarta, Bolsonaro afirmou que "não se justifica mais todos esses cuidados" em relação à Covid-19.

"Não se justifica mais todos esses cuidados no tocante ao vírus. Todo mundo vê que praticamente acabou isso daí. Você vê no próprio carnaval, nas praias, que o povo abandonou praticamente máscaras e outros cuidados. Porque praticamente chegou ao fim".

Veja também

Fim da escala 6x1: ainda engatinhando na Câmara, PEC de Erika Hilton ganha fôlego nas redes sociais
trabalho

Fim da escala 6x1: PEC ganha fôlego nas redes sociais

Congresso gastou R$ 85 mil com viagens de bolsonaristas aos Estados Unidos em vitória de Trump
custoss

Congresso gastou R$ 85 mil com viagens de bolsonaristas aos Estados Unidos em vitória de Trump

Newsletter