Logo Folha de Pernambuco

Política

Bolsonaro diz que 'implodiu' Inmetro por mudança em tacógrafos que afetariam taxistas

O novo presidente do Inmetro é o coronel do Exército Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (22), em Guarujá (litoral de SP), onde passa o Carnaval, que "implodiu" o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia) ao comentar a demissão da então presidente do órgão, Angela Flores Furtado, e de "meia dúzia", segundo ele, de integrantes da diretoria.
A exoneração de Angela foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (17).

"Mandei todo mundo embora. Por quê? Há poucos meses assinaram portaria para troca tacógrafos. Começou no Rio, não sei veio para São Paulo, trocar todos os taxímetros. Por quê? R$ 400 cada um. Os tacógrafos, R$ 1,9 mil. Multipliquem por milhões de veículos que tem tacógrafos. Táxi, só no Rio, 40 mil. Não temos que atrapalhar a vida dos outros, é facilitar a vida de quem produz. Os novos taxímetros faça diferente. Os novos tacógrafos, tudo bem. Agora tirar do pessoal, trocar, não", afirmou.

As declarações foram dadas a uma jornalista da TV Record na porta de um mercado visitado por Bolsonaro durante a manhã e foram transmitidas ao vivo em suas redes sociais. O novo presidente do Inmetro é o coronel do Exército Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior. Ele tem graduação em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e em engenharia de fortificação e construção pelo IME (Instituto Militar de Engenharia).

Leia também:
Reforma administrativa está pronta, diz Bolsonaro
Bolsonaro passa o carnaval em base no Guarujá
Com discurso alinhado ao de Bolsonaro, entidade de juízes quer punição a Cid Gomes

"A imprensa diz que eu botei um coronel. Não é [somente] um coronel, é um cara formado pelo IME. [...] Conversei com ele, vai me dar um relatório todo semana. E quero um Inmetro realmente trabalhando para o Brasil, para o empresariado e para o consumidor", afirmou.

Quando questionado pela repórter sobre a quantidade de pessoas demitidas no Inmetro, o presidente disse, após citar o número, que não estava acusando "ninguém de fazer nada errado", mas mencionou que a presidente foi demitida "pelo excesso de zelo". "Complicou para eu engolir essa iniciativa dela."

Veja também

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Newsletter