stf

Bolsonaro diz que PL não irá "condenar" senadores que tenham conversado com Flávio Dino

Declaração foi feita na véspera da sabatina do ministro da Justiça; ex-presidente, contudo, afirmou que partido fechou questão de ordem contra a indicação

Jair Bolsonaro em evento do PL nesta terça-feiraJair Bolsonaro em evento do PL nesta terça-feira - Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa terça-feira (12) que os senadores do Partido Liberal que tiverem conversado com o ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) não sofrerão punições internas. A declaração ocorreu durante um encontro do PL em Brasília, no qual o deputado federal Tenente-Coronel Zucco ingressou ao quadro.

"Ninguém vai condenar um colega nosso que, porventura, tenha conversado com ele (Flávio Dino). O voto é secreto e a gente sabe como vai ser o voto de muita gente" disse o ex-presidente. A fala foi inicialmente divulgada pela rádio Itatiaia.

Apesar da declaração, o ex-presidente afirmou que o partido fechou questão de ordem contra a indicação de Dino, o que significa que a orientação para os senadores é a de não apoiar o nome do ministro da Justiça, mas a votação desta quarta-feira é secreta. Usualmente, em votações nominais, descumprir a medida pode acarretar em punições, como foi aderido pela sigla no caso da Medida Provisória da reestruturação ministerial. Na ocasião, oito deputados foram retirados de comissões.

A fala do ex-presidente ocorre após sete deputados do partido já terem sinalizado apoio ao ministro. Nesta segunda-feira, a bancada do Maranhão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal emitiu um manifesto em apoio a Dino. O documento foi assinado por 21 parlamentares — entre eles, sete correligionários.

São eles Detinha, Henrique Júnior, Josimar Maranhãozinho, Júnior Lourenço, Luciano Galego,Pastor Gil e Paulo Marinho Júnior. Os parlamentares em questão não fazem parte do núcleo duro de apoio ao ex-mandatário e costumam votar com o governo em agendas econômicas.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter