governo

Bolsonaro e Fernández, da Argentina, têm primeira reunião bilateral

Encontro foi realizado nesta segunda-feira (30) por videoconferência

Jair Bolsonaro em reunião com o presidente da Argentina, Alberto FernándezJair Bolsonaro em reunião com o presidente da Argentina, Alberto Fernández - Foto: Alan Santos/PR

Leia também

• Não sei por que a família Bolsonaro se preocupa tanto comigo, diz Alberto Fernández

• Embaixador da Argentina diz que Alberto Fernández quer encontro com Bolsonaro até o fim do ano

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, tiveram na manhã de nesta segunda-feira (30), por videoconferência, o primeiro encontro bilateral desde a eleição do argentino, em outubro do ano passado.

A reunião desta segunda-feira (30) ocorreu no Dia da Amizade entre Brasil e Argentina, que é celebrado na mesma data há 35 anos, desde uma primeira reunião, em 1985, entre os então presidentes José Sarney e Raúl Afonsín, em Foz do Iguaçu. A ocasião é tida como marco inicial do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Também estiveram presentes na reunião desta segunda-feira (30) os chanceleres do Brasil, Ernesto Araújo, e da Argentina, Felipe Solá. Após o encontro por videoconferência entre os mandatários, Sarney participou de uma solenidade para marcar a data.

Em nota divulgada após o encontro, a Casa Rosada disse que o presidente argentino pregou um impulso ao Mercosul e defendeu durante a reunião “deixar as diferenças no passado e encarar o futuro com as ferramentas que funcionem para o bem de todos”.

Fernández destacou a colaboração entre os dois países nas áreas de segurança e defesa, que segundo ele tem avançado. O mandatário argentino mencionou a necessidade de cooperação também na área ambiental e citou oportunidades no setor de gás natural.

Segundo a nota da Casa Rosada, Bolsonaro também ressaltou no encontro a boa integração entre as Forças Armadas dos países, seja no desenvolvimento da indústria bélica ou no combate ao narcotráfico e o crime transnacional.

 O presidente Jair Bolsonaro apoiou o ex-presidente da Argentina Maurício Macri, que acabou derrotado por Fernandez na eleição de 2019. Bolsonaro não compareceu à posse do homólogo argentino. Ambos já estiveram juntos em eventos do Mercosul, mas ainda não tinham realizado uma reunião bilateral.

Procurado pela Agência Brasil, o Palácio do Planalto confirmou a reunião entre os presidentes na manhã desta segunda.

Veja também

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral
ELEIÇÕES 2024

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo
BRASIL

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo

Newsletter