investigação

Bolsonaro enviou mensagem a Cid após PF encontrar minuta de golpe com Anderson Torres

Mauro Cid encaminhou mensagens para aliados durante deflagração de operação

Jair Bolsonaro, ex-presidenteJair Bolsonaro, ex-presidente - Foto: Isac Nóbrega/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro encaminhou para o seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid uma mensagem com uma notícia revelando que a Polícia Federal (PF) encontrara uma minuta de golpe na casa do ex-ministro Anderson Torres. A troca de mensagens foi obtida pelas investigações e revelam a preocupação do presidente e do seu núcleo de aliados com o episódio.

A mensagem de Bolsonaro foi enviada para Cid às 16h39 daquele dia. O militar, então, reencaminhou a mensagem para aliados: os ex-assessores Marcelo Câmara e Filipe Martins.

Em resposta à mensagem, Filipe Martins reencaminha outra notícia indicando o posicionamento do advogado de Anderson Torres e que a minuta teria sido escrita à mão. Cid, então, volta a encaminhar essa informação para Câmara e também para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Ressalte-se que, em janeiro de 2023, após busca e apreensão realizada no domicílio de Anderson Gustavo Torres, a apreensão de uma minuta de golpe de Estado acarretou intensa comunicação entre parte dos investigados em tom de preocupação, contexto que ratifica o conhecimento deles sobre a existência e o conteúdo do documento", afirma a decisão.

Nas mensagens, Marcelo Câmara responde para Cid que não via gravidade já que o "doc não seguiu porque poderia não ter amparo jurídico". Filipe Martins respondeu para Cid, mas apagou a mensagem posteriormente.

Veja também

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena
direitos humanos

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos
DEMISSÃO

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos

Newsletter