Bolsonaro exonera Ciro Nogueira da Casa Civil a dois dias da posse de Lula
Exoneração dos ministros do Desenvolvimento Regional e da Secretaria de Governo também constam no Diário Oficial da União; as três foram feitas "a pedido" dos titulares
O presidente Jair Bolsonaro exonerou o ministro Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30). Além dele, o presidente também exonerou o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira e da Secretaria de Governo, Célio Faria. A do último só será efetivada a partir de 1 de janeiro.
Leia também
• Bolsonaro nomeia novos comandantes da Aeronáutica e Marinha, escolhidos por Lula
• Escalação final de Lula deixa pelo caminho aliados e políticos dados como certos na Esplanada
• Ministério de Lula tem número inédito de mulheres, mas fica longe de paridade
Na publicação, a saída dos dois ministros foi realizada "a pedido". No último dia 21, o presidente já tinha exonerado o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Na última posse presidencial, quando Bolsonaro assumiu a Presidência, os ministros de Michel Temer foram exonerados no dia 1 de janeiro.
A expectativa é que Bolsonaro deixe o país entre hoje e amanhã, já que sua participação não é esperada na posse. Seria a primeira vez que um presidente não transfere a faixa presidencial desde João Figueiredo. O presidente deve viajar para os Estados Unidos.
Na última quarta-feira, um avião da Força Aérea Brasileira que geralmente é escalado para levar a equipe de segurança do presidente deixou o país rumo à Flórida.