Bolsonaro faz teste de Covid-19 para ir à posse de Mendonça no STF
Informação foi divulgada pela assessoria da Corte
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que o presidente Jair Bolsonaro confirmou presença na posse de André Mendonça como ministro da Corte. Para comparecer à cerimônia, Bolsonaro enviou nesta quarta-feira ao STF um teste negativo para Covid-19.
Uma resolução interna do STF exige a comprovação de vacinação ou a apresentação de um resultado negativo para Covid-19 como requisito para entrar no prédio do tribunal. Bolsonaro diz não ter se imunizado e é contrário a esse tipo de exigência.
Leia também
• Ciro após Justiça determinar quebra de sigilo: 'Bolsonaro transformou o Brasil num Estado Policial'
• Bolsonaro indica relator do 5G para presidência da Anatel
• Ipec: Lula tem 48% das intenções de voto; Bolsonaro aparece com 21% e Moro, com 6%
A posse de André Mendonça será às 16h desta quinta-feira (16). A data foi definida após reunião entre o novo ministro e o presidente da Corte, Luiz Fux.
Indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, Mendonça teve nome aprovado no último dia 1º pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa.
A resolução, publicada em outubro, afirma que pessoas não vacinadas podem apresentar exames do tipo RT-PCR ou antígeno realizados nas últimas 72h. O mesmo texto também exige a utilização de máscaras, o que Bolsonaro só costuma fazer em evento externos.
Como o Globo mostrou, dentro do STF havia o temor de que Bolsonaro insistisse em não cumprir a medida e abrisse uma nova frente de batalha com o tribunal.
A posse de Mendonça ocorrerá uma semana após Bolsonaro retomar as críticas à Corte, principalmente a decisões do ministro Alexandre de Moraes.