Bolsonaro grava vídeo por Andre Mendonça, que será sabatinado na CCJ
Presidente afirmou que, se indicação do ex-ministro da Justiça for aprovada, ele terá 'um representante de todos nós' no ST
O presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo nesTa segunda-feira (29) desejando ''boa sorte'' ao ex-ministro da Justiça André Mendonça, que será sabatinado na próxima quarta-feira (1º) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal no Congresso. Na gravação, o mandatário disse que terá ''um representante de todos nós dentro do Supremo Tribunal Federal''.
— A gente espera, obviamente, que seja aprovado e tenhamos, então, um representante de todos nós dentro do Supremo Tribunal Federal. André, boa sorte — declarou o chefe do Executivo.
Ao lado de Mendonça, Bolsonaro ainda pede que parlamentares aprovem o nome do ex-advogado-geral da União para cargo de ministro do STF. O vídeo foi gravado dentro do Palácio da Alvorada.
— Senhores senadores, espero, de coração, que aprovem o nome dele. Obviamente, será sabatinado, mas temos o entendimento que ele está habilitado para exatamente exercer essa função [...] Ao ser aprovado, temos um representante lá a altura dos interesses da nossa nação — declarou o chefe do Executivo.
Leia também
• Sabatina de André Mendonça é marcada para esta quarta (1°)
• Alckmin diz que hipótese de ser vice de Lula 'caminha', após ouvir apelo de centrais sindicais
• Doria escala Meirelles para equipe econômica e sinaliza Moro como prioridade em negociações
— Obrigada, presidente'', disse o ex-ministro da Justiça;
Indicado ao STF por Bolsonaro desde julho, Mendonça enfrentou resistência de Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para pautar sua sabatina na Casa. Alcolumbre chegou a dizer que estava ''tudo parado" ao ser questionado sobre a indicação do ex-palaciano de Bolsonaro.
Para assumir a cadeira na Corte, Mendonça precisa ser aprovado pela maioria simples no Senado Federal, ou seja, ter o ''sim' de 41 dos 81 parlamentares. O ex-advogado-geral da União foi indicado para vaga no STF após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.