Bolsonaro ironiza apoiador negro: 'Tu pesa mais de sete arrobas'
Presidente já foi denunciado pela PGR pelo uso da expressão. Arroba é a unidade de medida usada pra a pesagem de gado
O presidente Jair Bolsonaro voltou a usar uma expressão racista em conversa com apoiadores na manhã desta quinta-feira (12). Bolsonaro perguntou o peso de um apoiador negro em arroba, unidade de medida usada para a pesagem de gado. Ao usá-la para se referir ao peso de negros, o presidente os inferioriza.
"Teu peso é o quê? Mais de sete arrobas, né?", disse o presidente ao apoiador no Palácio da Alvorada.
Bolsonaro VOLTOU a dizer a perguntar a um homem negro quantas 'arrobas' ele pesava. Não é a primeira vez que o presidente usou a expressão racista: ainda enquanto candidato, ele já havia dito as pessoas em comunidades quilombolas eram 'pesadas em arrobas'. Inaceitável. pic.twitter.com/DzDF5eGh6b
— William De Lucca (@delucca) May 12, 2022
Leia também
• AGU assume defesa de Wal do Açaí, suspeita de fantasma de Bolsonaro
• Michelle Bolsonaro vai a Israel com grupo de evangélicos
• MP do Rio pede anulação de denúncia contra Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas
Na sequência, Bolsonaro lembrou que já foi processado pelo uso da expressão. Enquanto ainda era deputado federal, ele foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelo crime de racismo contra quilombolas, em 2018.
Na denúncia, a então PGR Raquel Dodge afirmou que Bolsonaro “tratou com total menoscabo os integrantes de comunidades quilombolas. Referiu-se a eles como se fossem animais, ao utilizar a palavra arroba”.
O presidente já deu outras declarações racistas enquanto conversava com apoiadores no Palácio da Alvorada. No ano passado, por exemplo, disse que o cabelo “black power” de um apoiador era “criador de barata”. No mesmo dia, depois da repercussão da fala, o presidente levou o mesmo apoiador para participar da sua live semanal.