NACIONAL

Bolsonaro nomeia irmã de Paulo Guedes para Conselho Nacional de Educação

Secretário do MEC e ex-integrante da pasta também foram designados para órgão; mandato é de quatro anos

Paulo Guedes, ministro da EconomiaPaulo Guedes, ministro da Economia - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A menos de dois meses do fim do governo, o presidente Jair Bolsonaro nomeou nove membros para o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Entre os escolhidos está Elizabeth Regina Nunes Guedes, que é irmã do ministro da Economia, Paulo Guedes, e atua no setor do ensino privado.

As nomeações foram publicadas nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU), assinadas por Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Victor Godoy. Todos os indicados ocuparão um mandato de quatro anos.

O CNE é formado por 24 membros. Cabe ao grupo auxiliar o ministério da Educação na formulação e na avaliação da política nacional de educação. Desse modo, os conselheiros, são responsáveis pela execução do Plano Nacional de Educação (PNE), além de emitirem normas e diretrizes para a área.

Elizabeth Guedes é presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup). Ela foi nomeada para a Câmara de Educação Superior, um dos órgãos que fazem parte da estrutura do CNE. O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, foi designado para a mesma posição.

A educadora Ilona Becskehazy, que comandou a secretaria de Educação Básica durante quatro meses em 2020, foi nomeada para a Câmara de Educação Básica.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter