Logo Folha de Pernambuco

Folha Política

Bolsonaro pode assistir à Paixão de Cristo com Anderson Ferreira esta semana

Há esforços para que o presidente possa conciliar agendas com o espetáculo, na quarta-feira (13)

Bolsonaro e Anderson FerreiraBolsonaro e Anderson Ferreira - Foto: Divulgação

Uma nova agenda do presidente Jair Bolsonaro com o ex-prefeito de Jaboatão e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, já estava no radar. Essa expectativa passou a se dar depois que Anderson renunciou ao cargo de prefeito e, na sequência, apresentou sua equipe de campanha e os nortes de seu programa de governo, que terá ele e o pré-candidato ao Senado, Gilson Machado Neto, como coordenadores.

A referida apresentação se deu no último dia 6. Desde ali, uma nova vinda de Bolsonaro ao Estado passou a ser cogitada. O detalhe é que ela, agora, pode ocorrer ainda esta semana, mais especificamente, nesta quarta-feira (13).

Há uma possibilidade sendo trabalhada de o chefe do Planalto desembarcar em Pernambuco para assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

Seria a primeira vez que o presidente da República iria conferir a encenação no maior teatro ao ar livre do mundo. A agenda, naturalmente, seria cumprida ao lado de Anderson e de Gilson.

Há esforços em curso para que seja possível Bolsonaro conciliar a vinda ao Estado com suas agendas administrativas. Este ano, a apresentação em Brejo da Madre de Deus guarda um simbolismo ainda maior, representando a retomada do espetáculo após dois anos de interrupção, provocada pelas restrições decorrentes da pandemia da Covid-19.

Ainda em 2020, Gilson, então presidente  da Embratur, chegou a afirmar que Bolsonaro poderia assistir ao espetáculo na pré-estreia daquele ano. Em 2019, o presidente precisou cancelar visita ao teatro em função de problemas de Saúde.

Agora, Anderson e Gilson podem acabar viabilizando essa estreia dele na cidade-teatro. Bolsonaro anunciou, em vídeo, a chapa do PL em Pernambuco no último dia 10 de março. No último dia 23 de março, ele cumpriu agenda com Anderson ainda à frente da Prefeitura de Jaboatão.

O presidente participou do lançamento da pedra fundamental da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército, em Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Agora, seria a primeira ocasião em que ele estaria com seus pré-candidatos ao governo e ao Senado após ambos se desincompatibilizarem para concorrer. Pernambuco é um dos principais focos de Bolsonaro no pleito deste ano.

Efeito dominó
A reunião da Executiva estadual do PT, que seria realizada na noite desta segunda (11), como a coluna cantara a pedra, acabou adiada para esta quarta (13). Motivo: a reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT nacional também ocorreria nesta segunda e também acabou adiada. O GTE precisou se concentrar em acertos com Lula que se dirigiu a Brasília, o que inviabilizou a reunião.

Protocolo > A reunião do GTE nacional poderia render diretrizes para a Executiva estadual se nortear sobre a vaga do Senado na chapa da Frente Popular. É isso que está em questão. Tem encontro do GTE estadual nesta terça (12) e ele pode tratar de procedimentos referentes à escolha do candidato ao Senado, mas o GTE não delibera. Quem delibera é a Executiva estadual.
 
Trabalhista >
O setor sindical do PSB-PE reúne, em seminário, nomes do judiciário, sindicalistas, pesquisadores e deputados para debater a recuperação dos direitos trabalhistas. O movimento teve início nesta segunda (11) e segue nesta terça (12), visando a municiar também a campanha com propostas.

Veja também

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Newsletter