Bolsonaro promove segurança de campanha a '02' da Abin
Delegado da PF, Carlos Gomes Coelho exercia cargo de confiança do diretor da agência Alexandre Ramagem
O delegado da Polícia Federal e ex-segurança de campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Carlos Gomes Coelho, foi promovido a diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), segundo cargo na hierarquia da agência chefiada por Alexandre Ramagem. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).
Leia também
• Bolsonaro quer chapa do PL com Tarcísio no Governo de SP e Salles no Senado
• Valdemar Costa Neto promete a Bolsonaro romper acordos com Doria e ACM Neto
• Em reunião, Bolsonaro e presidente do Paraguai discutem renegociação de tarifas de Itaipu
Ele irá substituir o também delegado Frank Márcio Oliveira, que foi exonerado. Oliveira chegou a ser indicado a Bolsonaro pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, como melhor nome para chefiar o órgão quando o presidente tentou nomear Ramagem como diretor da Polícia Federal.
Carlos Gomes Coelho foi integrante do grupo que fez a segurança de Jair Bolsonaro após o episódio da facada em Juiz de Fora (MG), sob coordenação de Ramagem. Ele já exercia cargo de confiança na Abin, atuando como secretário de Planejamento e Gestão do atual diretor-geral da agência.
Assim como Ramagem, Carlos Gomes Coelho passou no início do governo Bolsonaro pelo Palácio do Planalto, antes de ser alocado no serviço de inteligência. Ambos foram foram assessores especiais na Secretaria de Governo da Presidência, comandada na época pelo general Carlos Alberto Santos Cruz.