Logo Folha de Pernambuco

Ex-presidente do Brasil

Bolsonaro sente "desconforto intestinal" e passa por exames em Brasília

Ex-presidente teve alta e passa bem, de acordo com advogado Fábio Wajngarten

Jair BolsonaroJair Bolsonaro - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Leia também

• Instituto Brasil-Israel repudia comparação de Flávio Bolsonaro entre 8 de janeiro e holocausto

• Flávio Bolsonaro cita "moldes nazistas" e compara prisões no 8 de janeiro ao Holocausto

• Justiça autoriza prosseguimento de processo contra Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por um "desconforto intestinal" e precisou ser internado em Brasília nesta quarta-feira (27). Bolsonaro comumente vai ao hospital por conta da facada que sofreu na campanha presidencial de 2018.

A informação foi divulgada por Fábio Wajngarten, um dos advogados do ex-presidente e ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que disse ainda que o ex-presidente teve alta e ficará em casa.

"O Pr @jairbolsonaro apresentou novamente desconforto intestinal decorrente da facada ocorrida em 2018, foi internado no Hospital DF Star em Brasília, realizou exames do tráfego digestivo, dentre eles a lavagem intestinal. Há poucos instantes teve alta, passa bem, está disposto, retornando para sua residência", disse Wajngarten.

Desde a facada, Bolsonaro precisou passar por quatro cirurgias por complicações causadas pelo ferimento e uma série de exames. O ex-presidente também já precisou ser internado em pelo menos outras nove ocasiões para tratar das complicações.

Relembre outras vezes que Bolsonaro foi internado:

Bolsonaro já esteve internado em pelo menos nove ocasiões desde a facada. Há duas semanas ele foi internado em São Paulo e passou por uma cirurgia. Em janeiro deste ano, ficou hospitalizado no hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, na Flórida (EUA), durante sua temporada nos Estados Unidos.

Em 28 de março de 2022, o ex-presidente passou um dia internado após sentir um desconforto abdominal. Havia a suspeita de uma nova obstrução intestinal, mas o quadro não se confirmou.

Em janeiro do mesmo ano, Bolsonaro ficou dois dias no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por causa de uma obstrução no intestino. À época, o médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que o acompanha desde que foi ferido em 2018, afirmou que o quadro foi ocasionado por um "camarão não mastigado".

No mês de julho de 2021, após um soluço insistente que durou 11 dias, o ex-presidente realizou exames no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, e foi constatada uma obstrução intestinal. Ele foi transferido para o Vila Nova Star. Na ocasião, ele passou oito dias internado.

Em 25 de setembro de 2020, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um cálculo na bexiga, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele recebeu alta médica no dia seguinte. Esta cirurgia, no entanto, não tem relação com a facada.

No primeiro ano de seu governo, em 8 de setembro de 2019, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia para a correção de uma hérnia incisional — a condição foi uma decorrência de sucessivos procedimentos na região do abdômen. O procedimento ocorreu no Vila Nova Star. Bolsonaro deixou o hospital oito dias depois.

Também em 2019, Bolsonaro passou por uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia que usava desde que fora esfaqueado. O procedimento ocorreu em 28 de janeiro, seu primeiro mês de governo, no Albert Einstein, e durou cerca de sete horas.

Veja também

Newsletter