Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES SP

Bolsonaro vê laudo falso de Marçal contra Boulos como "mais uma presepada" de ex-coach

Aliados de Bolsonaro compartilham um vídeo apócrifo que associa Pablo Marçal à manipulação de eleitores

O ex-presidente Jair BolsonaroO ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução/Revista Oeste

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou, em conversa com aliados neste domingo, o uso de um laudo fajuto apresentado por Pablo Marçal (PRTB) contra Guilherme Boulos (PSOL) nas eleições de São Paulo.

Pessoas que conversaram com o ex-mandatário sobre o assunto afirmaram que ele tratou o episódio como "mais uma presepada" do ex-coach. O PL apoia Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela prefeitura paulistana.

A aliados, Bolsonaro ainda citou as trocas de agressões nos debates e disse que a disputa em São Paulo virou "terra de ninguém".

Em seu Instagram, o ex-coach postou um documento, na noite desta sexta, descrevendo um atendimento médico em que Boulos estaria “com um quadro de surto psicótico grave, em delírio persecutório e ideias homicidas” e ligou o fato ao uso de cocaína.

Neste sábado, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu pela “pronta exclusão” de vídeos publicados nas plataformas Instagram, TikTok e Youtube fazendo referência ao laudo.

O juiz da 2ª Zona Eleitoral, Rodrigo Marzola Colombini, destacou a "falsidade do documento". Entretanto, não acatou o pedido de suspensão das redes sociais de Marçal e de proibição de criação de novos perfis até o fim das eleições municipais.

Como revelou O Globo, a Polícia Federal também abriu um inquérito para investigar o laudo médico falso publicado pelo influencer. O caso já está em investigação — e peritos federais estão analisando as inconsistências do documento.

Vídeos apócrifos contra Marçal
Desde o início da manhã deste sábado, aliados de Bolsonaro compartilham um vídeo apócrifo que associa Pablo Marçal à manipulação de eleitores.

Sem citar Ricardo Nunes (MDB), que é oficialmente o candidato do bolsonarismo, o vídeo diz que Marçal repete a estratégia usada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições de 2022.

"A picanha da vez é o seu cérebro", diz o narrador, em referência à promessa feita por Lula, na ocasião, de baratear o preço da carne. O vídeo foca no eleitorado feminino e na classe média ao fazer indagações em relação à aposta em Marçal.

Veja também

Teses de defesa de Bolsonaro e outros indiciados pela trama golpista são rebatidas pela investigação
INDICIAMENTOS

Teses de defesa de Bolsonaro e outros indiciados pela trama golpista são rebatidas pela investigação

Líderes do Congresso veem revelações da PF sobre tentativa de golpe como preocupantes
RELATÓRIO

Líderes do Congresso veem revelações da PF sobre tentativa de golpe como preocupantes

Newsletter