EX-PRESIDENTE

Entenda os crimes e a pena de prisão que Bolsonaro pode cumprir no caso das joias

Polícia Federal concluiu investigação sobre suposto esquema de desvio de presentes recebidos; ex-chefe do Executivo nega irregularidades

Jair Bolsonaro, ex-presidente do BrasilJair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil - Foto: Pablo Porciuncula/ AFP

A Polícia Federal concluiu a investigação e atribuiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) crimes que, somados, têm penas que podem alcançar 25 anos de prisão.

De acordo com a PF, Bolsonaro cometeu crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e peculato, que consiste na subtração ou desvio, por funcionário público, de dinheiro, valor ou qualquer outro bem de que tem a posse em razão do cargo.

De acordo com as investigações, auxiliares do ex-presidente venderam ou tentaram comercializar, com o seu conhecimento, quatro presentes de alto valor recebidos por ele em viagens oficiais ao exterior. Duas joias teriam sido entregues pela Arábia Saudita e outras duas pelo Bahrein.

 

Em depoimento sobre a investigação, Bolsonaro optou por ficar em silêncio. Em outras ocasiões, ele negou ter ordenado a venda de joias, disse que não pediu ou recebeu presentes e reiterou que não há "qualquer ilegalidade".

Enquanto o crime de associação criminosa tem penas de um a três anos de reclusão, o de peculato está tipificado no artigo 312 do Código Penal, com penas de dois a 12 anos de reclusão, além de multa. Já a lavagem de dinheiro pode resultar em penas que vão de três a dez anos de detenção.

No inquérito, a PF aponta a existência de uma organização criminosa no entorno do ex-presidente que teria atuado para desviar joias, relógios, esculturas e outros itens de luxo recebidos por ele como representante do Estado brasileiro.

Entre os presentes negociados estão relógios das marcas Rolex e Patek Philippe, para a empresa Precision Watches, no valor total de US$ 68 mil, o que corresponde na cotação da época a R$ 346.983,60.

Nesse caso, o ex-ajudante de ordens esteve pessoalmente em uma loja em Willow Grove para vender a peça. Uma foto do comprovante de depósito foi armazenada no celular do oficial e outra imagem mostra seu pai refletido em outro item.

Veja também

Com virose, Pacheco desiste de votar em Belo Horizonte e permanece em Brasília
SENADO

Com virose, Pacheco desiste de votar em Belo Horizonte e permanece em Brasília

Candidato Lula Cabral vota no Cabo de Santo Agostinho, na tarde deste domingo (6)
Eleições 2024

Candidato Lula Cabral vota no Cabo de Santo Agostinho, na tarde deste domingo (6)

Newsletter