ministro das Comunicações

Branco em 2018, novo ministro das Comunicações 'virou' negro para as eleições do ano passado

Deputado federal Juscelino Filho (União Brasil) havia se declarado branco em 2014 e 2018; em 2022, trocou para pardo

Novo ministro das Comunicações Juscelino FilhoNovo ministro das Comunicações Juscelino Filho - Foto: divulgação

O novo ministro das Comunicações de Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA), que tomou posse nesta segunda-feira (2), "virou" negro nas últimas eleições. Nos pleitos anteriores, em 2014 e 2018, Filho havia se declarado branco. Nas três disputas eleitorais em que participou, foi eleito.

O TSE aprovou, em 2020, que a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão deveria ser proporcional ao total de candidatos negros que o partido apresentasse para a disputa eleitoral. No ano passado, foi instituída a Comissão de Promoção de Igualdade Racial, grupo responsável por elaborar estudos e projetos para ampliar a participação da população negra nas eleições.

Nas eleições do ano passado, a primeira depois dessas duas medidas, o número de candidatos negros superou o de brancos, o que representou 50,27% de pessoas, conforme dados divulgados pelo TSE. O ministro de Lula, no entanto, não foi o único a mudar a sua autodeclaração de cor nesse último pleito. Um em cada cinco candidatos à reeleição também o fizeram.

O ministro das Comunicações estava no seu segundo mandato como deputado federal e chegou a votar favoravelmente ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016. Nascido em São Luís (MA), ele é médico e empresário.

O nome de Juscelino para o ministério nasceu de uma costura liderada pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), responsável pela indicação do partido para a pasta. Inicialmente, a pasta ficaria com o PSD da Câmara, que defendeu a indicação do deputado Pedro Paulo, que acabou rifado por petistas.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter