Logo Folha de Pernambuco

Discussão

Brasil participará de reunião sobre guerra na Ucrânia na Arábia Saudita

País deverá ser representado pelo assessor internacional de Lula, Celso Amorim

Celso AmorimCelso Amorim - Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom

O Brasil foi convidado a participar de uma reunião, na Arábia Saudita, para discutir a guerra entre Ucrânia e Rússia. Representantes de cerca de 30 países estarão presentes, incluindo Índia, Indonésia, Egito, Chile e Zâmbia, nos dias 5 e 6 de agosto.

O Itamaraty confirmou que o Brasil aceitou o convite, mas não soube informar quem estará no país árabe pelo governo brasileiro. Segundo um interlocutor, a expectativa é que o assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, será o escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Amorim sempre esteve à frente de encontros importates envolvendo a guerra na Ucrânia. Ele já se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, e com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kiev.

Em junho, Celso Amorim foi enviado por Lula para representar o Brasil em uma reunião em Copenhague, na Dinamarca. Também participaram autoridades dos Estados Unidos, da Índia, da China, da África do Sul e da Turquia.

O presidente Lula propõe a criação de um grupo de países que ajudem na negociação de um acordo entre Rússia e Ucrânia. Mas o líder ucraniano Zelensky argumenta que foram os russos que invadiram seu país e, portanto, devem atender a uma proposta de paz feita por Kiev.

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter