Cajado evita falar em mudanças, mas encontra Padilha para discutir arcabouço fiscal
Relator do projeto na Câmara mantém previsão de apresentar o texto esta semana
O relator da proposta de um novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (PP-BA), se reunirá nesta terça-feira com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e com o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) para tratar sobre as impressões do governo em relação ao texto. O relator evitou falar sobre eventuais mudanças no texto enviado pelo Executivo, mas afirmou que tudo está sendo discutido tecnicamente.
Tenho hoje uma reunião com o ministro Padilha, às 20h, no Palácio do Planalto. Ele me ligou ontem para que nós pudéssemos conversar, junto com o líder Guimarães, e eu estarei lá para ouvir as impressões que tenham em relação ao projeto. Mas o que eu posso adiantar é que estamos conversando muito com os técnicos da Fazenda e do Planejamento, e os técnicos do parlamento.
Nesta terça-feira (9), o ministro Padilha afirmou que o governo tinha pedido uma reunião com Cajado antes da apresentação do seu relatório no "esforço de cumprir o calendário".
Leia também
• Lula participa de inauguração de linha de produção de caças Gripen
• Segurança de Lula: PF intensifica disputa com GSI e prepara relatório para presidente
O Planalto, que tem tido dificuldades no Congresso Nacional, espera aprovar o arcabouço ainda no primeiro semestre do ano. Na semana passada, por exemplo, a Câmara derrubou trechos do decreto do saneamento. Padilha chamou o episódio de "derrota importante" e chegou a apontar um problema de diálogo com os deputados como uma das causas para o resultado.
Cajado manteve a sua previsão de apresentar o seu relatório entre quarta-feira e quinta-feira desta semana. O deputado afirmou ainda que falará com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) sobre a previsão de votação do texto na terça-feira da próxima semana no plenário da Casa.
Estamos discutindo tecnicamente tudo que contém no texto original. Acreditamos que podemos avançar para que amanhã ou no máximo quinta-feira o relatório possa estar disponibilizado. Obviamente entrarei em contato com o presidente Arthur Lira para saber se ele mantém a intenção de votar o projeto na terça que vem.
O relator ainda não finalizou as reuniões com as bancadas dos partidos para tratar sobre o arcabouço. Nesta terça-feira, há previsão de reunião na parte da tarde com o PSDB e com o PL. A expectativa é que os encontros sejam finalizados já na quarta-feira.