Logo Folha de Pernambuco

BASTIDORES

Câmara dos Deputados: até vaga no TCU entra no jogo da sucessão de Lira. Entenda

Câmara dos Deputados: o líder do PT admitiu que, nas negociações para apoio a Hugo Motta, houve acordo para que um petista seja indicado para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

Câmara dos Deputados: sucessão gera intensas negociaçõesCâmara dos Deputados: sucessão gera intensas negociações - Foto: Agência Brasil/EBC/Divulgação

Em tempos do toma-lá-dá-cá, no jogo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para eleger o seu sucessor, vale tudo, inclusive a negociação para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas (TCU). Duas vagas para a corte serão abertas até o ano de 2027 com as aposentadorias de Aroldo Cedraz e Augusto Nardes. Os dois completam 75 anos respectivamente em 2026 e 2027. O PT quer uma das vagas para o deputado Odair Cunha (MG).

Se Hugo Motta (Republicanos-PB), nome quase consensual para a sucessão de Lira, vier a ser eleito, será durante a sua gestão que as duas vagas serão preenchidas. A última indicação do TCU coube ao Republicanos, partido de Motta: a do ex-deputado Jhonatan de Jesus, de Roraima. Ele assumiu a vaga da então ministra pernambucana Ana Arraes.

A candidatura de Jhonatan de Jesus foi costurada ainda no final de 2022 com o apoio do PT. Agora, pelas palavras do presidente da Câmara, Arthur Lira, a sigla quer a reciprocidade do acordo feito para, naquela época, tentar trazer o Republicanos para a incipiente base do governo Lula. Além da vaga no TCU, pesou na decisão dos petistas o receio de ficar de fora da mesa diretora, caso eles endossassem uma candidatura de oposição à do presidente da Câmara.

Ao anunciar apoio à candidatura de Motta, o líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), declarou: “Por entender que o deputado Hugo Motta está preparado para continuar um trabalho de representação, que dialogue com as preocupações do povo brasileiro em torno de temas que nós julgamos importantes. A presidência do deputado Hugo e a consolidação deste bloco significa o funcionamento desta casa tão importante.”

O líder do PT na Câmara admitiu que nas negociações para apoio à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pelo comando da Casa, houve acordo para que um petista seja indicado para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Após a oficialização de Motta, o PT bateu o martelo, com a certeza de que terá a vaga no TCU.

“TCU foi colocado no bojo desse conjunto de preocupações, intenções, que a bancada se sente no direito de reivindicar. O TCU não foi um elemento central da decisão. A governabilidade e a estabilidade institucional com uma disputa menos acirrada na Casa foram fundamentais”, disse Cunha.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter