Câmara prorroga prazo de prestação de contas de repasses da cultura
Matéria segue para o Senado
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (14), projeto que prorroga de 31 de dezembro de 2022 para 31 de julho de 2023 o prazo para estados, Distrito Federal e municípios prestarem contas dos recursos da Lei Aldir Blanc. A matéria segue para o Senado.
Segundo a autora da proposta, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), dos 5.568 municípios brasileiros, 1.111 – de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) – criaram seus próprios fundos municipais de Cultura. Criada em 2020, a Lei Aldir Blanc I, ou Lei de Emergência Cultural, foi destinada a prover recursos emergenciais para a cultura durante o auge da pandemia de Covid-19.
Leia também
• Conheça Márcio Tavares, historiador que será o braço-direito de Margareth Menezes na Cultura
• Artistas e ex-ministros apontam desafios que Margareth Menezes vai enfrentar à frente da Cultura
• Artistas celebram anúncio de Margareth Menezes como ministra da Cultura: "Agregadora"
De acordo com a parlamentar, estudos ainda em andamento identificam um possível cenário no qual quase metade dos municípios brasileiros ainda não prestaram contas à União pelos projetos executados com os recursos da Lei Aldir Blanc I.
"Caso esta situação permaneça, um número expressivo de municípios pode ficar inadimplente com suas obrigações legais e possivelmente impedida de receber novos recursos, em um contexto no qual a União deve executar nos próximos meses novas descentralizações de grandes montantes financeiros aos entes federativos, notadamente pelas Leis Aldir Blanc II e Paulo Gustavo.", argumentou Jandira.