Logo Folha de Pernambuco

Ministério da Educação

Camilo Santana anuncia Izolda Cela como número 2 do MEC

O futuro ministro também anunciou que a atual secretária de Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, será a presidente do FNDE

Futuro Ministro da Educação, Camilo Santana e futura secretária executiva, izolda CelaFuturo Ministro da Educação, Camilo Santana e futura secretária executiva, izolda Cela - Foto: Camilo Santana / Agência Brasil e Izolda Cela / reprodução

O futuro ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou nesta terça-feira que a governadora do Ceará, Izolda Cela, será sua secretária executiva. Como o Globo antecipou, Camilo queria repetir a dobradinha com Izolda no Ministério da Educação (MEC) e optou pela aliada para ter alguém de extrema confiança como número 2 da pasta.

Camilo Santana também anunciou que a atual secretária de Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, será a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão é cobiçado pelo Centrão e foi alvo de um dos principais escândalos de corrupção do governo de Jair Bolsonaro.

Segundo denúncias, pastores usavam de sua influência sobre o então ministro da Educação, Milton Ribeiro, para facilitar acesso a verbas repassadas pelo FNDE. Atualmente, a autarquia é comandada por Marcelo da Ponte, aliado do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).

— Estamos conversando, ouvindo socialistas, ouvindo toda a equipe do governo para que a gente possa montar uma boa equipe, com certeza a Izoda estará nela — afirmou Camilo Santana, confirmando que a governadora será sua secretária executiva.

— A determinação do presidente Lula é focar em reestruturar o ministério que foi bastante afetado nesse governo Bolsonaro, que não deu prioridade à educação, por conta também da pandemia que trouxe prejuízos enormes ao aprendizado nesse país. Portanto os desafios são enormes. Já conseguimos recuperar um pouco do orçamento do ministério já para 2023. Portanto vamos agora montar a equipe, até porque o presidente tem uma prioridade na educação básica na questão escola em tempo integral.

Veja também

Newsletter