Camilo Santana vai comandar o Ministério da Educação no governo Lula
Presidente eleito bateu o martelo depois de reivindicações de lideranças do partido por uma pasta com maior relevância
Depois das insistentes cobranças do PT ao presidente eleito por um ministério mais relevante, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) a Educação.
Santana recebeu o convite na última semana, mas a decisão de aceitar a gestão do MEC não foi anunciada formalmente porque dependia de uma conversa de Lula com a atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido).
Antes de o PT reivindicar a pasta, Izolda, que foi do PDT, era o principal nome cogitado para Educação. Ela, no entanto, ocupará a Secretaria de Educação Básica no futuro governo. Lula não queria dar dois ministérios à dupla, e a solução encontrada foi encaixar ambos na mesma pasta.
Santana foi eleito para o governo do Ceará em 2014. Em seu governo, manteve bons indicadores da educação básica e ampliou a cobertura de escolas em tempo integral na rede estadual.
Já na área da segurança pública, o ex-governador não se saiu bem. Nos dois mandatos dele, o Ceará enfrentou uma escalada da violência com aumento do número de homicídios e com bairros inteiros dominados por facções criminosas.
Camilo deve ser anunciado oficialmente, junto com outros nomes que vão compor a Esplanda, ainda esta semana pelo presidente Lula.